A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Relato da discussão sobre disciplinas de laboratório para a Licenciatura – 29/5/2013 Objetivos Gerais: Compreender a importância da experimentação na construção.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Relato da discussão sobre disciplinas de laboratório para a Licenciatura – 29/5/2013 Objetivos Gerais: Compreender a importância da experimentação na construção."— Transcrição da apresentação:

1 Relato da discussão sobre disciplinas de laboratório para a Licenciatura – 29/5/2013
Objetivos Gerais: Compreender a importância da experimentação na construção da ciência e os princípios da metodologia científica (modelo científico, hipóteses, meios de testar um modelo, etc..) Interpretar experimentos e fenômenos naturais aplicando conceitos de física Identificar princípios físicos envolvidos em experimentos, estratégias de medida, limitações da metodologia ou dos modelos teóricos aplicados. Proposta: Trabalhar esses objetivos ao longo de 7 semestres com disciplinas de laboratório de 2h semanais* Ao longo do semestre o número de experimentos não será muito grande, para poder trabalhar diferentes competências * Possibilidade de reduzir um semestre, para poder ter o último laboratório de 4h, com 2 créditos trabalho (?). Lembrar que Física Moderna I está no 6o. Semestre Diurno e 7o. Semestre Noturno.

2 Competências Semestre a ser trabalhado Atividades Experimentos 1 - Observar fenômenos e aplicar conceitos físicos para sua interpretação, realizando e interpretando experimentos 2- Relizar medidas com instrumentos variados, avaliar incertezas. Representar os dados experimentais na forma de tabelas e gráficos e interpretá-los aplicando conceitos matemáticos (derivada, integral, média, desvio padrão) 3- Trabalhar com planilhas eletrônicas, plataformas de gráficos realizando operações com os dados experimentais, ajustes, simulações de previsões teóricas. 4- Realizar experimetnos com o objetivo de testar modelos ou teorias 5- Interpretar os resultados de um experimento à luz de modelos pertinentes, verificar suas limitações, adequação dos métodos experimentais. 6- Planejar um experimento para testar um modelo. Identificar as grandezas física que quer determinar e métodos experimentais adequados. Analisar o experimento, discutir os resultados. 7 -Preparar um relato científico do experimento realizado.

3 Atividades de laboratório
Objetivos específicos Semestre Experimentos Realização de experimentos com o objetivo de observar fenômenos realizando medidas simples e representando dados na forma de tabelas e gráficos. Trabalhar com escalas lineares e mono-log. Adquirir familiaridade com instrumentos de medida. Estimar incertezas- Construir gráficos (escolha de escala, orientação e título dos eixos, identificação de unidades 1 Preprar relatos de experimentos identificando objetivos do experimento, metodologia. Apresentação de dados experimentais obtidos com análise simpes de avaliação de tendências e interpretação à luz de modelos existentes. Intepretar experimentos á luz de modelos. Sistematizar a apresentação de dados com alguma análise. Reconhecer elementos característicos de textos científicos. 1,2 Trabalhar com planilhas eletrônicas para construir tabelas e gráficos- Realizar operações com colunas e/ou linhas- Calculos de valores médios -Mudança de escala linear para escala logarítmica Aprender a trabalhar com planilhas eletrônicas para análise e representação de dados experimentais Realizar experimentos seguindo instruções para verificação de modelos ou teorias usando diferentes equipamentos de medida. Aprender a trabalhar com diferentes equipamentos de medidas (multímetros, paquimetros, etc.) verificar adequação dos equipamentos, estimar incertezas nas medidas 2,3 Preparar relatos de experimentos discutindo objetivos, metodologia, aplicação de modelos para interpretação dos resultados, análise de dados com discussão da adequação da metodologia ou do modelo Conhecer elementos que caracterizam uma comunicação científica, como ela deve ser organizada, a adequação da linguagem, vocabulário, apresentação de dados experimentais e resultados. 3,4 Simular previsões de modelos (equações que possam ser graficadas) usando planilhas eletrônicas ou plataformas para graficos Comparar previsões de modelos a resultados experimentais, discutir limitações do modelo aplicado ou do experimento realizado. 4,5 Realizar experimento complexos, que envolvam tempo longo de tomada de dados e análise. Trabalhar com equipamentos de medidas mais sofitisticados. Avaliar adequação de métodos experimentais. Identificar grandezas a serem determinadas a partir do experimento, avaliar incertezas. 5,6 Planejar experimentos a partir de um objetivo determinado e dos equipamentos disponíveis. 7


Carregar ppt "Relato da discussão sobre disciplinas de laboratório para a Licenciatura – 29/5/2013 Objetivos Gerais: Compreender a importância da experimentação na construção."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google