A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 12 Águas Continentais O ciclo da água 1 – Evaporação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 12 Águas Continentais O ciclo da água 1 – Evaporação"— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 12 Águas Continentais O ciclo da água 1 – Evaporação
2 – Condensação 3 – Precipitação 4 – Água deslocando-se para baixo 5 – Lençóis freáticos 6 – Transpiração dos vegetais 7 – Absorção da água pelas raízes 8 – Infiltração 6 8 7

2

3 Nomenclatura dos rios Nascente ou cabeceira – é o local onde nasce o rio. É o ponto mais alto do curso do rio. Montante – é a área próxima à nascente do rio. 3. Jusante – é a área próxima à foz do rio. 4. Foz ou desembocadura – é o local onde o curso do rio termina lançando suas águas no mar, em um lago ou em um outro rio. É o ponto mais baixo do curso do rio.

4 Três são os tipos de foz dos rios:
4.a) Delta – quando o rio deságua com suas águas encontrando vários obstáculos naturais (ilhas fluviais), impedindo a livre passagem das águas.

5 4.b) Estuário – quando o rio deságua com suas águas passando livremente para o mar.

6 4.c) Mista – quando o rio desemboca com uma parte em forma de estuário e outra parte em forma de delta.

7 5. Curso – é o caminho realizado pelas águas do rio
5. Curso – é o caminho realizado pelas águas do rio. O curso está dividido em: 5.a) curso superior – é a porção do rio mais próxima da nascente. 5.b) curso médio – é a porção do rio entre os cursos superior e inferior. 5.c) curso inferior – é a porção do rio mais próxima à foz. 6. Margens – são as laterais do rio. As margens são duas: - Esquerda Direita 7. Leito – é o fundo do rio, por onde suas águas correm. 8. Corredeiras – quando as águas se deslocam com maior velocidade devido ao declive (descida) do relevo. 9. Cachoeiras, cascatas ou quedas d’água – ocorre quando o rio desce uma escarpa abrupta. Quando uma cachoeira apresenta uma boa altura e uma grande quantidade de água, é aproveitada para a construção de uma usina hidrelétrica.

8 10. Lago natural – é formado pelas águas do rio quando encontram e preen-chem uma depressão no relevo. 11. Lago artificial ou represa – forma-se quando o homem constrói barrei-ras impedindo a passagem das águas fluviais, as quais acabam inundan- do uma grande área. 12. Perenes ou permanentes – são aqueles que nunca secam durante o ano. 13. Temporários ou intermitentes – são aqueles que secam completamente devido à falta de chuvas e às altas temperaturas. No Brasil, são comuns na Região Nordeste. 14. Rios de planalto – correm sobre os planaltos e apresentam cachoeiras, que podem ser aproveitadas para a construção de usinas hidrelétricas. 15. Rios de planície – correm sobre as planícies e, por apresentarem águas mais calmas, são utilizados para a navegação.

9 16. Regime fluvial – é a variação periódica do volume (quantidade) e do nível das águas de um rio durante o ano. Dependendo de sua origem, o regime fluvial pode ser: 16.a) pluvial – quando suas águas dependem das chuvas; 16.b) nival – quando suas águas provém do derretimento da neve; 16.c) misto - quando suas águas dependem das chuvas e do degelo. 17. Rio principal – é o rio que nasce e corre diretamente para o mar, onde se localiza a sua foz. 18. Rio afluente – é o rio que lança suas águas no rio principal. 19. Rio subafluente – é o rio que lança suas águas no rio afluente ou, também, aquele que desemboca em outro rio subafluente.

10 20. Rede hidrográfica – é o conjunto formado pelas águas dos rios principal, afluentes e subafluentes. 21. Bacia hidrográfica ou bacia fluvial - é o conjunto formado pelas águas dos rios principal, afluentes e subafluentes, mais a área da superfície ter-restre banhada (ou atravessada) por eles. 22. Divisores de água – são áreas mais elevadas do relevo que separam duas bacias hidrográficas. 23. Cheia – ocorre durante a estação do ano mais chuvosa; nesta ocasião, o nível das águas sobe podendo transbordar, inundando os terrenos que estão em suas áreas marginais (várzea). 24. Vazante – ocorre durante a estação do ano mais seca, quando a quantida-de de chuvas é menor; nesta época, o nível das águas desce.

11

12 Regiões ou Bacias Hidrográficas do Brasil

13 Capítulo 12 Regiões ou Bacias Hidrográficas Brasileiras
O Brasil está dividido em doze regiões hidrográficas: seis principais e seis secundárias. A) Regiões hidrográficas principais – cada uma delas é formada por uma grande bacia de um extenso rio principal com seus afluentes e subafluentes. 1) Região ou Bacia Amazônica – seu rio principal é o Amazonas. É a maior do Brasil. 2) Região ou Bacia do Paraná (ou Paranáica) – seu rio principal é o Paraná. 3) Região ou Bacia do Tocantins-Araguaia - seu rio principal é o Tocantins. É a maior bacia fluvial totalmente brasileira porque todos os seus rios nascem e desembocam no Brasil.

14 4) Região ou Bacia do São Francisco (ou Sanfranciscana) – seu rio principal é o São Francisco. É a segunda maior bacia totalmente brasileira. 5) Região ou Bacia do Paraguai – seu rio principal é o Paraguai. 6) Região ou Bacia do Uruguai – seu rio principal é o Uruguai. OBS.: As bacias dos rios Paraná, Paraguai e Uruguai ocupam, além do Brasil, áreas da Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai formando a grande Bacia Platina, cujo rio principal é o Paraná, que desemboca no Oceano Atlântico, entre a Argentina e o Uruguai, com o nome de Rio de La Plata.

15 B) Regiões hidrográficas secundárias – cada uma delas é formada por um conjunto de várias bacias menores, cada qual com seu rio principal e seus afluentes e subafluentes. Em cada região hidrográfica destacamos as bacias dos rios: 1) Região do Atlântico Nordeste Ocidental - Pindaré e Itapecuru. 2) Região do Parnaíba - Parnaíba. 3) Região do Atlântico Nordeste Oriental – Jaguaribe e Piranhas. 4) Região do Atlântico Leste – Paraguaçu e Jequitinhonha. 5) Região do Atlântico Sudeste – Doce e Paraíba do Sul. 6) Região do Atlântico Sul – Itajaí-Açu e Jacuí. .


Carregar ppt "Capítulo 12 Águas Continentais O ciclo da água 1 – Evaporação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google