A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sophia de Mello breyner Andresen.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sophia de Mello breyner Andresen."— Transcrição da apresentação:

1 Sophia de Mello breyner Andresen.
Biografia Sophia de Mello breyner Andresen.

2 Biografia Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu na cidade do Porto, em 1919, no seio de uma família aristocrática, e aí viveu até aos dez anos, altura em que se mudou para Lisboa. De origem dinamarquesa por parte do pai, a sua educação decorreu num ambiente católico e culturalmente privilegiado que influenciou a sua personalidade.

3 Frequentou o curso de Filologia Clássica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em consonância com o seu fascínio pelo mundo grego (que a levou igualmente a viajar pela Grécia e por toda a região mediterrânica), não tendo chegado a concluí-lo.

4 O ambiente da sua infância reflecte-se em imagens e ambientes presentes na sua obra, sobretudo nos livros para crianças. Os verões passados na praia da Granja e os jardins da casa da família ressurgem em evocações do mar ou de espaços de paz e amplitude.

5 Sophia de Mello Breyner Andresen é considerada uma das poetisas e escritoras de livros para crianças mais importantes da Literatura Portuguesa. Possui uma obra vastíssima, que inclui, contos e obras poéticas. Os seus livros relatam as vivências da autora durante a infância. Por exemplo, para escrever A Floresta a autora inspirou-se na quinta da avó onde costumava passar férias enquanto criança

6 Alguns prémios e homenagens que a poetisa recebeu:
Grande Prémio de Poesia pela Sociedade Portuguesa de Escritores pelo seu livro «Canto sexto» Prémio Teixeira de Pascoais pelo livro «O nome das coisas» Grau de Grã Oficial da Ordem de Santiago e Espada Prémio da Crítica pela Associação Internacional de Críticos Literários Grã Cruz da Ordem do Infante D. Henrique Associação Portuguesa de Escritores outorga-lhe o Prémio 50 anos de Vida Literária Grã Cruz da Ordem de Santiago e Espada Prémio Camões O Movimento Democrático das Mulheres Portugueses entregou-lhe a Distinção de Honra Prémio Rainha Sofia de Espanha Última Actualização ( Terça, 30 Agosto 2005 )

7 Em 1999 Sophia de Mello Breyner Andresen recebeu o Prémio Camões, sobre o qual muito se falou e escreveu na altura.

8 A escritora morreu! Sophia de Mello Breyner faleceu, aos 84 anos, no dia 2 de Julho de 2004 no Hospital da Cruz Vermelha.

9 Primeiro livro que escreveu !
O primeiro livro que a escritora escreveu foi, um livro de poesia!

10 Algumas obras que publicou:
Livro Sexto, 1962; O Rapaz de Bronze, 1965; O Cavaleiro da Dinamarca, 1964; Geografia, 1967; A Floresta, 1968; Dual,1972; Nome das Coisas, 1977; Musa, 1994; etc. Poesia, 1944; Dia do Mar, 1947; Oral, 1950; No Tempo Dividido, 1954; A Fada Oriana, 1958; Mar Novo, 1958; A Menina do Mar, 1958;

11 A Floresta! Leiam-no que é muito giro!!!
Eu aconselho a todos os jovens a ler este livro. Porque já o li e achei muito interessante ! Leiam-no que é muito giro!!!

12 Separador ………….

13 Trabalho elaborado por:
Márcia Filipa Pepe Ferreira. 7ºD Nº 16


Carregar ppt "Sophia de Mello breyner Andresen."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google