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Prof.ª Fernanda – sexto ano

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Apresentação em tema: "Prof.ª Fernanda – sexto ano"— Transcrição da apresentação:

1 Prof.ª Fernanda – sexto ano
SINAIS DE PONTUAÇÃO

2 PONTUAÇÃO

3 Ponto de interrogação;
Ponto de exclamação; Ponto de interrogação; Dois-pontos; Travessão; Aspas; Reticências.

4 PONTO DE EXCLAMAÇÃO Pode ser usado... - após vocativo (chamamento):
Vá embora, José! - após imperativo: Cale-se! - após interjeição Ufa! Ai! - após palavras ou frases que denotem caráter emocional Que saudades!

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7 É usado em perguntas DIRETAS - não em INDIRETAS:
PONTO DE INTERROGAÇÃO É usado em perguntas DIRETAS - não em INDIRETAS: Quem é aquela pessoa? Que horas são? Quero saber quem é aquela pessoa. Perguntei que horas são. É usado, às vezes, junto ao ponto de exclamação: Eu?!

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10 DOIS-PONTOS É usado para: a) iniciar a fala dos personagens:
Ex.: Então o chefe comentou: - Está ótimo! b) antes de citação Ex.: Como já dizia Vinícius de Morais: “Que o amor não seja eterno posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure.”

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12 TRAVESSÃO O Travessão (—) é um sinal de pontuação usado especialmente no início de cada fala no discurso direto. A professora disse aos alunos: Parabéns pelas notas! Os alunos responderam, em coro: Muito obrigada! Há, porém outras formas de utilização, em que ele substitui parênteses ou vírgulas. Guilherme – amigo de Maria – estava na sala.

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14 Para destacar palavras: Ex.: O filho levou um “não” do pai.
ASPAS As aspas (“ ”) representam um recurso gráfico empregado aos pares na produção de textos sendo que uma serve para abrir e outra para fechar o discurso. Trata-se, portanto, de um sinal de pontuação utilizado na produção textual para enfatizar palavras ou expressões, além de indicar citações de algum texto. Para destacar palavras: Ex.: O filho levou um “não” do pai. b) Para indicar citações: A menina disse: “Não fale comigo!”. A amiga respondeu: “Falo, sim!”.

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17 RETICÊNCIAS São usadas para:
a) indicar dúvidas ou hesitação de quem fala. Ex.: Sabe...eu queria te dizer que...esquece. b) Indicar enumeração. Ex.: Fui ao mercado e comprei banana, bolacha, bolo... c) indicar OMISSÃO de palavra (s) numa frase transcrita. Ex.: “Quando penso em você (...) menos a felicidade.” (Canteiros - Raimundo Fagner)

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20 EXERCÍCIOS PÁGINAS: 41 e 42


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