A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Memórias Póstumas de Bras Cubas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Memórias Póstumas de Bras Cubas"— Transcrição da apresentação:

1 Memórias Póstumas de Bras Cubas
* Machado de Assis Literatura 2 anoB Joanita ♥

2 Memórias Póstumas de Brás Cubas
- É um romance do escritor brasileiro Machado de Assis, considerado divisor de águas em sua carreira. O livro costuma ser associado à introdução do Realismo no Brasil. É narrada pelo defunto Brás Cubas, que escreve a própria biografia a partir do túmulo (sendo, portanto, segundo o próprio, não um autor-defunto, mas o primeiro defunto-autor da história, que é caracterizado por ter morrido e depois escrito, diferente do outro que foi escritor depois morreu). suas memórias com uma dedicatória que antecipa o humor negro e a ironia presente em todo o livro: Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico com saudosa lembrança estas Memórias Póstumas. Brás Cubas também expressa o humor negro quando diz que a obra foi escrita com a pena da galhofa e a tinta da melancolia, no "Ao leitor".

3 Fantasias de Brás Cubas
No livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas” há harmoniosa fusão dos dois tipos de Realismo praticados por ele. Encontramos nele a forma livre de sátira menipeia associada à construção de situações verossímeis baseadas na sociedade do Segundo Reinado Brasileiro. O livro possui um prólogo intitulado ‘’ao leitor’’, na qual Machado de Assis apresenta uma espécie de síntese dessa condição híbrida do romance. De fato, a primeira página possui um toque de fantasia literária, pois contem uma dedicatória em forma de epitáfio , na qual Braz Cubas, declara sua condição de defunto.

4 Verossimilhança em Brás Cubas
Do ponto de vista da construção de situações verossímeis, as memórias póstumas concentram-se na historia de um adultério entre pessoas da elite escravistas do segundo Reinado. Toda vida Braz Cubas foi envolvido com várias mulheres, na sua infância a prostituta Marcela, Virgília, várias mulheres na Europa, Braz Cubas narra também episódios de seu relacionamento com a irmã Sabina, de quem se separa por longos anos por causa da herança deixada pelo pai.

5 Impressionismo e Introspecção
Memórias Póstumas, trata-se de uma pseudoautobiografia, pois ‘’seu autor’’ ficcional , um viúvo solitário, ocupa-se em recompor os dias vividos por meio de um diário. No romance, há uma continua mescla de presente e passado. Á medida que o narrador procura reconquistar a vida pretérita reflete sobre o ato de reviver pela escrita aquilo que o tempo já enterrou. Trata se de um livro muito introspectivo, pois todo o passado depende da subjetividade do narrador, que recompõe tudo pela perspectiva de sua visão singular.

6 Grupo 5 - Alunos : Lucas Kluge, Jaqueline Paola, Débora e Guilherme.


Carregar ppt "Memórias Póstumas de Bras Cubas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google