A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pedagogia, Licenciatura Recursos Pedagógicos, Tecnológicos e Multimídia – Professora Mariângela Ziede – 2012/2 Ananda Sonali Andressa Kopriva Bruna Bernardino.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pedagogia, Licenciatura Recursos Pedagógicos, Tecnológicos e Multimídia – Professora Mariângela Ziede – 2012/2 Ananda Sonali Andressa Kopriva Bruna Bernardino."— Transcrição da apresentação:

1 Pedagogia, Licenciatura Recursos Pedagógicos, Tecnológicos e Multimídia – Professora Mariângela Ziede – 2012/2 Ananda Sonali Andressa Kopriva Bruna Bernardino Daiane Lemos

2 Jornal como recurso didático
Objetivo: Apresentar a utilização de jornais com o auxílio dos computadores como recursos didáticos. Expor as formas de utilização de jornais na sala de aula. Fornecer algumas orientações para elaboração de um jornal da escola.

3 A empresa está promovendo a utilização dos jornais e revistas como recursos didáticos nas escolas e esse projeto abrange crianças do período pré-alfabetização até as séries mais avançadas e é uma estratégia para a formação de leitores na base da educação. Os jornais e revistas são um grande veículo de comunicação e de informação. Os professores devem estar atentos ao sensacionalismo das reportagens que utilizam expressões e argumentações que muitas vezes distorcem a realidade. Cabe ao professor articular com alunos uma visão crítica dessa leitura.

4 Classificação da utilização dos jornais nas escolas quanto à finalidade
Para fins institucionais: são os jornais desenvolvidos com o intuito de divulgar as atividades da escola, as áreas físicas, o corpo de profissionais etc... Para fins educativos: são os jornais que possuem suas matérias e reportagens desenvolvidas pelos próprios alunos e professores. Esse jornal é motivador para o desenvolvimento da leitura e da escrita. Híbridos: quando existem as duas características anteriormente citadas num mesmo jornal.

5 Classificação da utilização dos jornais educativos quanto à relação com jornais existentes no mercado Independente: quando os jornais de mercado são utilizados apenas para estimular a leitura e análise crítica dos textos. Interdependente: ocorre quando utilizamos alguns jornais do mercado para o desenvolvimento do jornal educativo.

6 Jornal como fonte bibliográfica
Algumas escolas utilizam o jornal como fonte bibliográfica para estudos. Porém os professores devem ter um olhar atento a veracidade e as tendências da informação. Essa estratégia do uso de jornal integra o objetivo significativo da disciplina com a realidade em que o aluno vive.

7 Passo a passo para o desenvolvimento de atividades da situação interdependente de jornais
Apresente o jornal por inteiro, apresente os elementos que compõem. Textos: títulos, editoriais, expedientes, manchetes. Gráficos: diagramação, figuras, cores, bordas. Aspectos físicos: tipo e gramatura de papel, numero de páginas, tamanho do papel. A escolha de um tema a ser trabalhado, proponha a elaboração de redação, desenhos, expressão que represente o assunto em estudo a partir das produções citadas, publique os trabalhos.

8 A vantagem dos jornais como recursos didáticos
Qualquer produção exige do produtor uma prévia preparação e pesquisa. Sabemos que a produção de texto é um dos componentes mais importantes para a consolidação de nosso conhecimento.

9 As grandes vantagens na utilização dos jornais educacionais são:
Estimular a leitura e a escrita. Proporcionar a formação crítica dos alunos Estimular aprendizagem de novos conhecimentos. Facilitar o acesso aos fatos e acontecimentos na comunidade.

10 Roteiro para elaboração do jornal na escola
Escolha de uma equipe. Escolha do nome do jornal. Defina a frequência e a triagem do jornal. Definir se o jornal ficará só na escola ou será distribuída. Qual o custo do jornal podendo assim procurar empresas que possam financiar o jornal.

11 A importância do computador na produção do jornal
Digitação de todas as matérias que serão publicadas. Elaboração da diagramação, arranjo físico das matérias e imagens utilizadas no jornal. Alterações de fontes. Fonte de consulta e pesquisa para elaboração das matérias. Elaboração do fotolito. Manutenção do banco de dados com os nomes das pessoas que receberão o jornal, bem como a impressão de etiquetas e malas diretas.

12 Programas que podem ser utilizados na produção de jornal
Coreldraw: programa gráfico bastante utilizado para elaboração de desenhos, tratamento de imagens e preparação de desenhos para impressão gráfica. PageMaker: programa de editoração eletrônica profissional utilizado para a produção de livros, revistas e panfletos. Word: programa de editor de texto. Creative Winter: programa infantil para a elaboração de jornais, banners e cartões. Photoshop: programa apropriado para a captura de imagens a partir de um scanner.

13 Jornal eletrônico Quando falamos de jornal, logo pensamos no modelo convencional impresso, entretanto com a expansão da internet o jornal pode ser encontrado em seu formato eletrônico. A escola pode fazer o jornal eletrônico. Blogs, fotoblogs: uma opção para a publicação virtual dos trabalhos escolares, podendo ser uma das opções para as publicações dos jornais eletrônicos das escolas.


Carregar ppt "Pedagogia, Licenciatura Recursos Pedagógicos, Tecnológicos e Multimídia – Professora Mariângela Ziede – 2012/2 Ananda Sonali Andressa Kopriva Bruna Bernardino."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google