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Diagnóstico de Usabilidade das Secretarias de Estado

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Apresentação em tema: "Diagnóstico de Usabilidade das Secretarias de Estado"— Transcrição da apresentação:

1 Diagnóstico de Usabilidade das Secretarias de Estado
Programa de Inovação em Gestão Pública com Ênfase na Prestação de Serviços Diagnóstico de Usabilidade das Secretarias de Estado São Paulo, 19 de junho de 2008

2 Agenda Resultado da Usabilidade das Secretarias
Exemplos de aplicações de Web 2.0 2

3 Disponível em http://www.igovsp.net-a.googlepages.com/projetos2
Normas Existentes Em 25/02/2005 foi estabelecido através da Resolução CC-09 um conjunto normativo de recomendações para aperfeiçoamento na criação, desenvolvimento e gestão de sítios na internet. Disponível em 3

4 Estas e outras questões norteiam o conceito de usabilidade
“Usabilidade é um atributo de qualidade que avalia quão fácil uma interface é de usar” (Jacob Nielsen) As informações e serviços correspondem às suas expectativas? O sistema segue padrões estabelecidos? SIM! Estas e outras questões norteiam o conceito de usabilidade É facilmente navegável? O texto é legível, fácil de entender? Encontra de forma rápida e eficiente o que deseja?

5 Navegação Exploratória
Contexto do Projeto Navegação Exploratória Primeiro contato com os sítios das Secretarias,visão do um usuário. Foram levantados os pontos fortes e fracos da navegação, organização do conteúdo, linguagem e busca do sistema. Avaliação Heurística Análise estruturada dos sítios das Secretarias onde os elementos da interface são examinados por especialistas de acordo com os princípios de melhores práticas de construção de sites (heurísticas). A Navegação Exploratória e a Avaliação Heurística foi realizada nos meses de Janeiro e Fevereiro

6 Usabilidade CATEGORIAS
Realizou-se a análise de Usabilidade de 23 Secretarias do Estado de São Paulo. Foco: percepção do usuário nas categorias de usabilidade. Utilizou-se a Metodologia da Base 100 (desenvolvida pela TerraForum). Conteúdo Navegação Links Página Inicial Busca Peso Interação Textos Linguagem CATEGORIAS

7 MELHORIAS DO SISTEMA COMO UM TODO
Apresentação dos Resultados Média das notas das categorias dos sítios das Secretarias Viés sistemático do sítio Médias similares entre as categorias: inter-relações Investimentos em algumas categorias geram melhorias em outras MELHORIAS DO SISTEMA COMO UM TODO

8 Apresentação dos Resultados
Políticas Interação Políticas Privacidade Sigilo de informações Copyright Canal de Atendimento (formulário, , ouvidoria) Interação Melhorias nas categorias gera: PEQUENOS ESFORÇOS AGREGAM GANHOS À PERCEPÇÃO DO USUÁRIO Transparência Confiabilidade Foco do Estado no cidadão 8 8

9 Grande Benefício: NÃO PREJUDICA A VISITA AO SÍTIO
Apresentação dos Resultados Peso Peso Recomendações: Limite máximo para Página Inicial 100Kb Limite máximo para Páginas Internas 60Kb O peso adequado não gera benefícios aparentes ao usuário. É uma premissa para que as páginas sejam facilmente navegáveis. Grande Benefício: NÃO PREJUDICA A VISITA AO SÍTIO 9 9

10 Apresentação dos Resultados
Busca Primeiro recurso de busca: MENUS Ferramentas de Busca: Busca SIMPLES Por Palavras-Chave AVANÇADA Com Filtros (data, tema, área) Os benefícios da busca dependem: Menus: taxonomia. Ferramentas de busca: necessidade e eficiência (resultados precisos). 10 10

11 Apresentação dos Resultados
Linguagem Texto MELHORIAS Textos Linguagem Linguagem: Consistência Objetividade nos rótulos Textos: Objetivos Curtos e simples Estilo de Redação Períodos Simples Revisão de erros Escrita em camadas 11 11

12 Ferramenta básica da NAVEGAÇÃO
Apresentação dos Resultados Links Ferramenta básica da NAVEGAÇÃO Navegação Links padronizados em todo o sítio. Links internos: abertura na mesma janela. Links externos: abertura em janelas distintas. Identificação da natureza dos links (ppt., doc., pdf.). Caminho percorrido na forma de links (Bread Crumbs). Links Navegação LINKS devem ser consistentes, visíveis e claramente definidos. Estruturação dos menus: divisão de conteúdo para públicos-alvos. Criar “roteiro de navegação”: padronização visual das páginas. Utilização de rodapé e mapa do sítio navegáveis. 12 12

13 Apresentação dos Resultados
Conteúdo Conteúdo PRINCIPAL FATOR DE ACESSO E RETORNO AO SÍTIO Importante: Alinhamento Estratégico Estruturação de acordo com o perfil e o público-alvo do sítio [Estruturação demanda muito esforço e investimento] Melhorias nas categorias podem influenciar positivamente o Conteúdo: Textos Linguagem Links Navegação Peso Transmissão do conteúdo de forma adequada Links e menus direcionam o conteúdo de forma adequada Acesso ao conteúdo

14 Apresentação dos Resultados
Página Inicial PRIMEIRA IMPRESSÃO DO USUÁRIO Página Inicial Destaque dos principais conteúdos contidos no sítio: influência de todas as categorias Muitas categorias influenciam a Página Inicial: Esforço e investimento para melhorias. Ganhos rápidos: Foco na simples estruturação, adequação e redesenho das páginas internas.

15 Apresentação dos Resultados
Cada categoria da análise de usabilidade representa um conjunto de critérios A categoria Interação não apresenta critérios estabelecidos. O Peso é dividido por página inicial e interna. A Busca é categorizada por simples e/ou avançada Público-alvo Atualização Manutenção Organização Objetividade Camadas Legibilidade Concisão Revisão Identificação das páginas Padronização Visual Mapa do Sítio Menu Conteúdo Texto Navegação Design Marca e Missão Estruturação Consistência Adequação Rótulos Visualização Esquema de cores Consistência Página Inicial Linguagem Links

16 Conclusão Seguir boas práticas de Usabilidade ainda é essencial para a criação e desenvolvimento de sítios No entanto... ... o aprimoramento da Usabilidade deve ser acompanhado pelas TENDÊNCIAS DE INOVAÇÃO NESTE NOVO AMBIENTE [WEB 2.0.] 16 16

17 Uma nova realidade Web 2.0

18 Blog Canal informal de comunicação entre membros selecionados (blogueiros) e outras pessoas.

19 Comunidades Grupos de usuários específicos que trocam informações, tarefas e conhecimentos entre si.

20 Wiki Página com conteúdo que pode ser modificado por determinados usuários. Um artigo dinâmico.

21 Base de conhecimento Espaço para compartilhamento de melhores práticas, lições aprendidas, relatórios de plantio, relatórios de safra, normas regulatórias, legislação, etc.

22 podCast Espaço para compartilhamento de áudio, os mais diversos assuntos podem ser transformados em arquivos de podcast

23 Por Fim As inovações da web, invariavelmente acabam virando realidade nas organizações e na vida das pessoas, podemos usar isso para atender mais e melhor nosso cliente/cidadão


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