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INFANTOJUVENIL DO MEIO AMBIENTE INTERLOCUTORES AMBIENTAIS:

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Apresentação em tema: "INFANTOJUVENIL DO MEIO AMBIENTE INTERLOCUTORES AMBIENTAIS:"— Transcrição da apresentação:

1 INFANTOJUVENIL DO MEIO AMBIENTE INTERLOCUTORES AMBIENTAIS:
IV CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL DO MEIO AMBIENTE 1ª ORIENTAÇÃO TÉCNICA INTERLOCUTORES AMBIENTAIS: CRISTINA E GLAUUCIA

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4 VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS: EA E SUSTENTABILIDADE.
As bases teóricas da Educação Ambiental ( EA) e da sustentabilidade : Princípios, práticas e desafios. Professoras: PCNP de Química: Cristina PCNP de Geografia: Glaucia

5 1. ELEMENTOS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
1972 – Conferência de Estocolmo – “ Crescimento Zero” 1973 – Criação da Secretaria do Maio Ambiente - SEMA - no Brasil 1977- SEMA – elaboração de um documento sobre EA, com objetivo de definir o papel do órgão no contexto da realidade socioeconômica – educacional brasileira. 1977 – Conferência de Tbilisi ( CEI – GEÓRGIA) – I Conferência Intergovernamental sobre EA Lei nº 6.938/81 – Política Nacional do Meio Ambiente 1984 – Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA – Diretrizes para EA 1986 – 1ª Resolução do CONAMA – estabelece critérios para Avaliação de Impacto Ambiental – AIA 1987 – MEC aprova, por unanimidade, a necessidade de inclusão de EA nas propostas curriculares. 1988 – Secretaria do Meio Ambiente de SP e CETESB lançam o guia do professor de 1º e 2º graus. 1988 – CF tem um capítulo sobre Meio Ambiente – art.225

6 1991- MEC resolve – portaria 678/91 – sistemas de ensino, em todas as instâncias, devem contemplar em seus currículos conteúdos referentes à EA 1992 – Conferência – RIO 92 – Desenvolvimento Sustentável como modelo a ser buscado.. Corrobora as premissas de Tbilisi e através da agenda 21 define programas de EA 1996 – Parâmetros Curriculares do MEC. Meio Ambiente – Tema transversal Lei nº 9.795/99 – Política Nacional de Educação Ambiental 2. 2. CONCEITO DE EA – ( DIAS, 2002, p. 100) “ Processo por meio do qual as pessoas apreendam como funciona o ambiente” .

7 E encontrar: Soluções Sustentáveis Necessário para lidar com Questões/ problemas ambientais Para adquirir: Valores, Mentalidade e Atitudes EA pretende desenvolver: Conhecimento, Habilidades, e Motivação

8 Fonte: DIAS, Genebaldo: Educação Ambiental: Princípios e Práticas. p

9 3. PRINCÍPIOS BÁSICOS DA EA
Considerar o ambiente em sua totalidade: natural, social, econômico, cultural.) EA processo contínuo e permanente em suas faces formal e não formal Enfoque multi e interdisciplinar Concentrar-se nas condições ambientais atuais Necessidade de cooperação local/nacional/ internacional Considerar aspectos ambientais de desenvolvimento e crescimento – desenvolvimento sustentável. Descobrir sintomas e causas dos problemas ambientais Desenvolver senso crítico e habilidades para resolver problemas Utilizar ambientes e diversos métodos educativos

10 3. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

11 4. A CONSTITUIÇÃO FEDERAL E O AMBIENTE
Base Normativa: Capítulo VI, do Título VIII, art 225. Constituição Federal - CF Título VIII Da Ordem Social Capítulo VI Do Meio Ambiente Art. 225 - Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações § 1º - Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público: VI - promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente

12 5. POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – LEI N. 9.785/99
CAPÍTULO I DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL         Art. 1o Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.         Art. 2o A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.

13 6. SUGESTÃO DE ATIVIDADES:
A Fauna urbana; A Flora urbana; Qualidade da água; Ruídos; população., densidade; Lazer, cultura e educação; Saúde, segurança e bem estar; Contato com a natureza; Coleta de lixo; Saneamento básico; Planejamento Municipal; Proteção contra incêndios, Meteorologia, Atendimento aos pobres Quatidade de Veículos, ( Lixo na escola, consumo de energia e água na escola

14 Referências Consultadas
DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: Princípios e Práticas. São Paulo: Gaia,2003 __________________. Atividades Interdisciplinares de Educação Ambiental. São Paulo: Gaia, 2006 MEIRELLES, Maria de Souza Aranha & SANTOS . Educação Ambiental. Uma Construção Participativa. São Paulo: Fundação Energia e Saneamento., 2005 MILARÉ:, Edis. Direito do Ambiente. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2001.

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