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Regulamento www.premiogestaoescolar.com.br Quem pode participar:
Escolas públicas estaduais e municipais (educação infantil, ensino fundamental e/ou ensino médio) Dados referentes ao ano escolar de 2012
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Objetivos: Estimular o desenvolvimento da gestão democrática e eficaz na escola; Sensibilizar para a gestão focada na excelência de resultados; Desenvolver a cultura da autoavaliação da gestão escolar;
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Objetivos: Incentivar a elaboração de planos de ação;
Divulgar e disseminar boas práticas de gestão; Valorizar as escolas que se destacam pela competência de sua gestão;
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Coordenação: Coordenação Nacional:
Comitê de Governança (Consed e parceiros) CENPEC Coordenação Estadual: SEE em articulação com a UNDIME
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Como participar: Exclusivamente pelo site
Efetuar o cadastro inicial e do responsável; Elaborar uma apresentação da escola; Responder aos instrumentos de autoavaliação on-line; on-line;
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Registrar os processos, práticas e ações que justifiquem as respostas da autoavaliação;
Anexar documentos (fotos, atas, e outros); Elaborar plano de ação para a melhoria da escola;
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Finalizar a inscrição pelo sistema on-line;
Enviar a inscrição exclusivamente on-line até a data limite de 31/05/2013;
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Critérios de seleção: A autoavaliação da gestão escolar e a proposta de um plano de ação elaborados coletivamente pela comunidade escolar nos termos do formulário e orientações do Manual
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Etapas de Avaliação e Seleção:
1ª Etapa – Colegiados Escolares: Composição: Conselho Escolar ou equivalente Realizar o processo de autoavaliação; Propor Plano de Ação a partir da avaliação realizada; Preencher a inscrição via internet;
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Organizar a documentação necessária à comprovação das justificativas (até 3);
Preparar relato do processo das atividades realizadas; Finalizar a inscrição, exclusivamente on-line até 31/05/2013.
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2ª Etapa: Comitês Regionais: Composição: 5 pessoas, no mínimo
- Dirigente Regional de Ensino – Presidente - Representante (s) de cada um dos sistemas de ensino (estadual e municipal) que possuem escolas inscritas - Representante (s) de instituição de ensino superior - Representante (s) de entidade de classe.
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Atribuições: - Receber e analisar as inscrições das escolas; Eleger as que comprovem melhor desempenho em gestão escolar; Selecionar, pelo menos três inscrições e realizar visitas às escolas;
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Remeter via internet a (s) inscrição (ões) selecionada (s) ao Comitê Estadual acompanhada de relatório; Realizar devolutivas às escolas.
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Premiação: Nível nacional: 1- Diplomas:
Escola “Destaque Estadual/Distrital” Escola “Destaque Nacional” Escola “Referência Brasil”
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2- Premiação em dinheiro:
R$ ,00 – Escola “Referência Brasil”; R$ ,00 – Escolas “Destaque Nacional”; R$ 6.000,00 – Escolas Destaque Estadual/Distrital”;
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3- Viagem para intercâmbio de experiências no Brasil e/ou no exterior aos diretores das escoas contempladas com o diploma “Destaque Estadual/Distrital”
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Nível estadual: 1- Diplomas: Escolas “Destaque Regional” Escolas “Evidência Estadual” Escola “Destaque Estadual”
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2- Viagens para intercâmbio de experiências no estado de Minas Gerais aos Diretores de Escolas “Evidência Estadual” e “Destaque Estadual”. 3- Filme institucional para divulgação das práticas bem sucedidas das Escolas “Destaque Estadual” e “Evidência Estadual”
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4- Participação do Diretor no Seminário Estadual com apresentação das práticas de gestão.
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Cronograma e prazos: Atividades Período de realização Até 31/05/2013
Período de Inscrições, exclusivamente “on-line” 16/05/2013 - OT SEE – Critérios de seleção das escolas representantes da DE Papel do Supervisor na orientação às escolas e ao Comitê Regional - Orientações para análise do Comitê Regional Elaboração do Relato do Processo Uso da ferramenta Até 17/05/2013 Constituição dos Comitês Regionais de Avaliação com publicação em Diário Oficial 17/06/2013 a 12/07/2013 Análise das escolas inscritas pelos Comitês Regionais e seleção da (s) indicada (s) para o Comitê Estadual 17/07/2013 a 05/08/2013 Análise pelo Comitê Estadual das escolas selecionadas/enviadas pelos Comitês Regionais e indicação da escola (s) “Destaque Estadual “ para o Comitê Nacional.
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Ferramenta “on line” www.premiogestaoescolar.com.br primeiro acesso
Demais acessos
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Prêmio Gestão Escolar 2013 Abas: identificação,
ensino, dados complementares, diretoria e indicadores : referem-se ao cadastro da escola e do diretor
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Cadastro:
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Cadastro: a) identificação da escola: código INEP, nome, cep, logradouro, bairro, município, estado, telefone, , localização, dependência administrativa e portaria de credenciamento
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Cadastro: b) dados de ensino: níveis e modalidades
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Cadastro: c) dados complementares: alunos, turmas e turnos; equipe técnico administrativa e participação no PGE
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Cadastro: d) dados do diretor: pessoais, de formação e experiência profissional
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Cadastro: e)indicadores: índices de aprovação, reprovação e abandono dos níveis de ensino e resultados do IDEB e avaliações externas.
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Cadastro: Em cada formulário a ser preenchido, você terá a opção Importar dados do INEP (que se encontra acima e a direita do formulário). Importar dados
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Cadastro: Depois de efetuar qualquer alteração nos dados do formulário clique o botão Salvar e aguarde a mensagem de confirmação de que os dados foram salvos Salvar
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Cadastro:
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1. Apresentação da Escola:
Como é sua escola? Qual seu horário de funcionamento? Quais as linhas pedagógicas? Como é o processo de seleção de professores, funcionários e diretores?
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1. Apresentação da Escola
Há quanto tempo está em funcionamento? Quantos alunos atende? Quais os marcos legais (resoluções e portarias que legalizam e oficializam) de seu funcionamento? Como é a comunidade que atende?
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Apresentação da Escola:
Há espaço para cerca de (duas mil) palavras, o que equivale a aproximadamente 4 (quatro) folhas de papel A4 utilizando margens de 2.5cm e fonteTimes New Roman tamanho 12.
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2. Os instrumentos de Autoavaliação devem ser preenchidos no próprio site
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Autoavaliação: Salvar Marcar o nível de atendimento
Registrar as informações que justifiquem as marcações feitas
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Autoavaliação: Ao preencher a tabela de autoavaliação, a escola deve incluir logo abaixo de cada dimensão, um texto de justificativa.
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3. Plano de Melhoria Deve ser feito em tabela própria e constar os seguintes itens: a)Objetivos gerais; b)Objetivos específicos; c)Ações; d)Acompanhamento e avaliação
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4. Registro do Processo: Descrever como foi feita a elaboração da autoavaliação e do Plano de Ação, enfatizando o papel do diretor como líder desse processo.
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O texto do registro do processo deve representar uma média de duas folhas de Word.
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5. Anexos: Cada documento pode ter no máximo 2MB São permitidos no máximo 3 (três) documentos
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Finalizar e enviar:
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Finalização: Finalizar a inscrição, pelo sistema “on line”;
Enviar a inscrição “on line” para o Comitê Regional de Avaliação da Diretoria de Ensino até 31/05/2013
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