A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto"— Transcrição da apresentação:

1

2 História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Célio Ricardo Tasinafo

3 O GOVERNO-GERAL E A POLÍTICA DO AÇÚCAR
A América portuguesa a partir de meados do século XVI – terra do açúcar Cap. 15 O GOVERNO-GERAL E A POLÍTICA DO AÇÚCAR Tomé de Souza foi o primeiro governador-geral. Objetivos: obter lucros para Portugal e assegurar a soberania lusitana. Incentivo para os que cultivassem cana-de-açúcar e produzissem açúcar. O açúcar estava em alta nos mercados europeus. Adoção da mão-de-obra escrava africana na produção do açúcar.

4 O ÊXITO DA EMPRESA AÇUCAREIRA EM PERNAMBUCO
A América portuguesa a partir de meados do século XVI – terra do açúcar Cap. 15 O ÊXITO DA EMPRESA AÇUCAREIRA EM PERNAMBUCO incentivos metropolitanos condições naturais favoráveis ao cultivo da cana no Nordeste disponibilidade de cursos d’água que facilitavam o escoamento da produção até o litoral

5 A América portuguesa a partir de meados do século XVI – terra do açúcar
O ENGENHO Nome da engrenagem de moer cana, mas que foi aplicado a toda unidade de produção açucareira. Grande poder do senhor de engenho. Latifúndio. Monocultura da cana. Grande número de escravos africanos. A escravidão de indígenas não foi usada oficialmente, pois a população nativa era considerada “súdita” do rei de Portugal e deveria ser convertida ao cristianismo. A escravidão indígena só era admitida em casos excepcionais classificados como “guerra justa”.


Carregar ppt "História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google