A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. José Victor GayLussac

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. José Victor GayLussac"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. José Victor GayLussac
REVISÃO 2PRP 8 ANO Prof. José Victor GayLussac

2 América Latina América Central continental: Panamá, Nicaraguá, El Salvador América Central Insular: Cuba, Jamaica, Haiti Com cerca de 23 mil quilômetros de linha divisória, o Brasil limita com a grande maioria dos países da América do Sul, embora o seu maior limite territorial seja com o oceano Atlântico (7,3 mil quilômetros). Os dois países que têm as maiores fronteiras com o Brasil são, em ordem decrescente, a Bolívia e o Peru. O menor limite, de apenas 593 quilômetros, é com o Suriname. Brasil, México, Argentina e Chile: países que apresentam maiores crescimentos econômicos da América Latina o valor das exportações industriais destes países é inferior a 10% do PIB, e desse modo, as respectivas economias são dependentes do mercado interno.

3 Colônias de Exploração e surgimento de novas culturas
Exploração de recursos naturais locais e sua remessa às metrópoles, sem preocupação com fixação de população (escravagismo). Além dos brancos europeus latinos e anglo-saxônicos, os negros africanos trazidos para o trabalho escravo e as populações indígenas nativas, ajudaram a transformar o Caribe num mosaico cultural a partir da grande diversidade humana com povos de variadas origens.

4 Haiti País da América Central, que tem maioria de sua população representada por negros. País mais pobre de toda a América Latina.

5 Cuba Embargo imposto pelos EUA impedindo alguns países de comercializarem com Cuba. cubanos que abandonaram seu país ("balseros" ) e trabalhadores mexicanos ("braceros" ) penetram no território dos Estados Unidos, muitas vezes ilegalmente.

6 México Uma das economias mais fortes de toda a América Latina;
Devido ao número de imigrantes ilegais nos EUA, o governo estadosunidenses criou um muro para dificultar a passagem de latinos americanos para os EUA.

7 Chile Possui uma das economias mais forte deste continente, além de ser um dos maiores exportadores de cobre do mundo e possuir o melhor índice educacional da América Latina. No Chile e no Peru, a pesca é beneficiada pela corrente fria de Humboldt, constituindo uma das principais atividades destes países. A partir da década de 40, houve um elevado grau de exploração a que foram submetidos os recursos naturais e a mão-de-obra latino- americana.

8 Bolívia Principais produções: Estanho e Gás Natural

9 Colômbia A FARC - autodenominada Forças Armadas Revolucionárias - é, para alguns, um grupo revolucionário que luta pela mudança do poder e, para outros, um grupo de terroristas e sequestradores. Esse grupo atua principalmente no território de fronteira com o estado do Amazonas.

10 Venezuela Principal produção: Petróleo
EUA: maior importador do petróleo venezuelano Oriente Médio: a região do globo cujas reservas petrolíferas superam as da Venezuela Venezuela é membro da OPEP (Organização Produtora e Exportadora de Petróleo) e é a terceira maior exportadora mundial de petróleo; Teme um aumento da produção e consequentemente queda de preços do produto. Relação Brasil e Venezuela (Petróleo): Brasil: grandes reservas, grande consumidor, importador. Venezuela: grandes reservas, pequeno consumidor, exportador.

11 Venezuela Quais seriam as possíveis consequências econômicas para a Venezuela se fosse efetivado um rompimento com os EUA? Repercussão negativa com perda do principal comprador dos produtos venezuelanos, notadamente o petróleo. Isolamento do cenário econômico mundial. Brasil prioridade na diplomacia venezuelana: O Brasil é a principal economia, o maior país e o maior produtor industrial latino- americano.  

12 Venezuela Pobreza: Má distribuição de renda, predomínio de jovens, população ativa pouco ou mal qualificada.


Carregar ppt "Prof. José Victor GayLussac"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google