A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revisão para o PRP/2chamada Geografia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revisão para o PRP/2chamada Geografia"— Transcrição da apresentação:

1 Revisão para o PRP/2chamada Geografia
Instituto GayLussac Prof. José Victor 8 ano

2 Congresso de Berlim e descolonização africana
Congresso, do século XIX, que designou a partilha do continente africano entre os países europeus. A partir da década de 1960, o continente africano passou por um processo de descolonização, isto é, de independência política formal que desacompanhada da respectiva independência econômica e financeira não conseguiu alterar de forma efetiva as precárias condições de vida da população. Problemas derivados do colonialismo: - Conflitos tribais; - Instabilidade política; - Subdesenvolvimento por falta de investimentos.

3 Pobreza e Fome Pobreza As conjunturas climáticas e/ou políticas adversas são responsáveis pela miséria de enorme parcela da população. Fome Motivos da ocorrência da fome Disputas tribais. Produção agrícola voltada para exportação. Instabilidade política. Falta de investimentos externos

4 Migração e conflitos Migrações forçadas devido aos conflitos étnicos. Exemplos: Somália e Sudão Conflitos Razões para os conflitos internos na África: a existência de importantes reservas minerais gerando a cobiça de grupos nacionais e estrangeiros; a fragilidade das economias africanas com sucessivas crises de abastecimento; as rivalidades políticas agravadas pela interferência externa; os conflitos étnicos e religiosos; a herança colonial que estabeleceu as bases territoriais dos países africanos, sem propiciar a formação de uma unidade nacional.

5 Aids e a instabilidade política
Ocorre devido à falta de assistência médica sistemática e à ausência de infraestrutura educacional Instabilidade Política Ocorre devido ao grande número de tribos no continente africano.

6 África Saariana (também chamada de África Branca)
Características: Exploração dos recursos minerais e energéticos é responsável pela maior parte da renda da região. Cultivo de vinhas e oliveiras é atividade da região de clima úmido da faixa litorânea do Marrocos. Fértil vale do Nilo concentra uma população cuja produção agrícola é importante base econômica do país. Grandes reservas de fosfatos, consideradas as maiores do mundo, são riquezas do Saara Ocidental. Grande produtora de petróleo

7 Sahel e Magreb Sahel: terras semiáridas submetidas, ano a ano, à invasão do deserto por uma combinação entre fatores naturais e a ação humana. Magreb: terras que sofrem influência do clima mediterrâneo, bom para a agricultura e bem explorada pelo turismo devido a suas belas praias.

8 Pós-Guerra Fria Após a fim da Guerra Fria, a perda de interesse político de algumas nações africanas que eram disputadas pelo bloco capitalista e socialista levou, nos anos 90, a um abandono do continente, principalmente da chamada África Negra

9 África do Sul Política racial do Apartheid, onde a minoria branca impõe suas vontades à maioria negra. Embora a África do Sul apresente os melhores indicadores, ainda persistem, no país, fortes desigualdades sociais em função do "recorte racial" econômico, diferenciando as condições de vida entre a minoria branca e a maioria negra. Mesmo com o fim do apartheid, a África do Sul possui diversos problemas nos dias atuais derivados da: Diversidade multicultural com predomínio de população negra. Forte distinção entre as classes sociais, sendo a massa da população negra muito pobre com poucos ascendendo à classe média, contrastando com os mestiços e asiáticos de classe média e os brancos de classe média e alta. Conflito e fragmentação da representação política em diferentes grupos étnicos. Pequena alteração do padrão de distribuição de renda, gerando violência intertribal e étnica.

10 Sudão Interesse da China neste país: Devido a importantes jazidas de petróleo existentes, fazendo com que, principalmente a China veja no conflito regional, que envolve grupos muçulmanos, uma ameaça à estabilidade da produção.

11 Estudar pelo livro Desertificação
EXPLICAR o processo de desertificação. Área mais afetada: Sahel Diferenciar Pecuária extensiva e pecuária intensiva Guerra em Serra Leoa Taxa de mortalidade infantil Seu significado e os motivos que tornam esta taxa elevada na África.


Carregar ppt "Revisão para o PRP/2chamada Geografia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google