A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVISÃO 2PRP GEOGRAFIA 9 ANO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVISÃO 2PRP GEOGRAFIA 9 ANO"— Transcrição da apresentação:

1 REVISÃO 2PRP GEOGRAFIA 9 ANO
PROF José Victor

2 Socialismo SISTEMA SOCIOECONÔMICO BASEADO NUMA ECONOMIA PLANIFICADA EM QUE, TEORICAMENTE, NÃO HÁ CLASSES SOCIAIS, POIS AS EMPRESAS EM GERAL FORAM NACIONALIZADAS OU ESTATIZADAS

3 URSS Sovcoses: fazendas estatais em que o camponês torna-se um assalariado do Estado (minoria). Colcoses: cooperativas de produção, onde o camponês recebe pequena parcela de terra, que ele pode explorar para si. DEU ERRADO!!! Ênfase na produção industrial militar e aeroespacial, criou prejuízo nos setores civis.

4 Guerra Fria: Conflito ideológico militar entre EUA - capitalismo e URSS - socialismo.
Ordem da Guerra Fria: mundo bipolar Nova Ordem Mundial: multipolaridade dos blocos econômicos.

5 Otan x Pacto de Varsóvia
A Otan, aliança militar ocidental liderada pelos Estados Unidos, foi constituída em 1949 como resposta ao bloqueio da cidade de Berlim, implementado em 1948 por Stálin. Para fazer frente à Otan, a extinta União Soviética constituiu o Pacto de Varsóvia, a aliança militar oriental sob sua liderança.

6 Crise econômica (Fim do socialismo)
As economias nacionais tornam-se interdependentes, e as fronteiras são muito menos efetivas porque os fluxos já não são apenas de mercadorias físicas, mas cada vez mais de capitais que se deslocam pelas redes de comunicações. Aspectos da crise russa: -a instabilidade política que não favorece os investimentos de capital; -o fim das antigas garantias sociais e o crescimento da inflação, levando ao desemprego e ao agravamento da pobreza - a ausência de controle estatal, que leva ao aumento da economia informal, a problemas de abastecimento e à proliferação do crime organizado, aumentando a insegurança da população - o controle precário do arsenal nuclear, constituindo uma ameaça geopolítica Após a decadência do socialismo e o fim da URSS, os países do leste europeu só possuíam uma alternativa que era adotar a economia de mercado( capitalismo).

7 Rússia Principal Vegetação: Floresta de Taiga; seu aproveitamento é na indústria de papel e celulose. Cerca de 25% do território russo está situado na zona polar, o que cria sérios problemas de ocupação de espaço. O sudoeste da Rússia e as repúblicas situadas nas proximidades dos mares Negro, Cáspio e Aral apresentam climas semi-áridos.

8 Regiões Separatistas: Chechênia, na região do Cáucaso, sendo uma das áreas de oposição aos russos, os quais já conquistaram várias cidades e enfrentam a resistência de guerrilheiros abrigados nas montanhas. Muitos dos problemas políticos vividos hoje nas ex-repúblicas soviéticas decorrem da política de expansão das populações, a consequência política que pode ser identificada é o ressentimento contra as minorias russas

9 Chechênia Importância: Áreas de produção e transporte de petróleo e gás das importantes jazidas da região; posição geográfica estratégica entre o "mundo-russo" e o Oriente Médio; implicações geopolíticas da religião islâmica.

10 CEI (Comunidade dos Estados Independentes)
Países se reagrupam em torno da Rússia, que ainda mantém a liderança econômica e geopolítica sobre a região, mesmo com o fim da Guerra Fria.

11 Iugoslávia A - Eslovênia; B - Croácia; C - Bósnia; D -Iugoslávia formada pelas repúblicas da Sérvia e Montenegro e territórios autônomos de Kosovo e Voivodina.

12 Por que a Iugoslávia se fragmentou
Por que a Iugoslávia se fragmentou? Território marcado por grande diversidade étnico-religiosa, unificado pela força do seu líder, o marechal Tito. Com sua morte, as disputas pelo poder se agravaram. Associando-se às crises econômicas, o resultado foi a fragmentação de território. Importância desses países: A Península Balcânica forma um conjunto de países de importância secundária por seus aspectos naturais e socioeconômicos, haja visto a lentidão da intervenção européia na guerra da Bósnia.

13 Bósnia Convivência historicamente difícil entre muçulmanos bósnios, ortodoxos sérvios e católicos croatas e eslovênios Rivalidades étnicas, religiosas, históricas, culturais e territoriais entre os povos da antiga Iugoslávia.


Carregar ppt "REVISÃO 2PRP GEOGRAFIA 9 ANO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google