A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pronomes anotações.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pronomes anotações."— Transcrição da apresentação:

1 Pronomes anotações

2 Pronome É a palavra que substitui ou acompanha elementos presentes no texto ou na situação do enunciado, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-os no espaço e no tempo.

3 Exemplos: Os animais que têm pelos valiosos correm sério risco.
O pronome (que) substitui o nome - (animais). Nossos animais correm sério risco. O pronome (nossos) acompanha o substantivo (animais).

4 Primeira pessoa: Aquela que fala ou falante: eu, nós, me, minha, etc.

5 Segunda pessoa: Aquela com quem se fala ou interlocutor: tu, vós, te, teu, etc.

6 Terceira pessoa: Aquela de quem se fala ou referente: ele, elas, se, seu, etc.

7 Classificação dos pronomes:
Dependendo do que estiver indicando da referência que faz, o pronome pode ser de seis tipos: Pessoal - referência a uma das três pessoas do discurso (eu, você, eles) Possessivo - indica posse (seu, meu) Demonstrativo - situa no espaço e no tempo (este, isso) Relativo - faz referência a um antecedente (que, quem) Indefinido - indica indefinição (algum, nenhum) Interrogativo - enunciado interrogativo (qual, como)

8 Pronome pessoal: Indica as pessoas do discurso.
Flexões de gênero (masculino/feminino), número (singular/plural) e pessoa (1ª,2ª,3ª) Pode ser Reto ou Oblíquo

9 Pronome de Tratamento É a palavra ou locução (mais de uma palavra) com valor de pronome pessoal. Vossa santidade Vossa alteza

10 Pronome Possessivo É aquele que associa ideia de posse às pessoas do discurso, relacionando assim duas pessoas gramaticais: o possuidor e o elemento possuído. O diretor volta ao seu antigo estilo.

11 Pronome demonstrativo
É aquele que indica a posição de um ser em relação às pessoas do discurso, situando-o. Também pode ser flexionado em gênero, número e pessoa. (este/estas) Para cada pessoa do discurso, há um demonstrativo invariável, uma forma neutra. (isto, isso, aquilo)

12 Pronome Relativo É aquele que retoma um termo expresso anteriormente, por isso mesmo chamado de antecedente. ...apresentam as características que vão marcar o pensamento... Características - termo antecedente

13 Pronome Indefinido É aquele que se refere á terceira pessoa do discurso de modo impreciso, genérico. Alguém tem que responder por isso!

14


Carregar ppt "Pronomes anotações."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google