A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As ofensivas contra o Afeganistão e o Iraque

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As ofensivas contra o Afeganistão e o Iraque"— Transcrição da apresentação:

1 As ofensivas contra o Afeganistão e o Iraque
Guerra ao Terror As ofensivas contra o Afeganistão e o Iraque

2 Guerra ao Terror (2001- atual)
Iniciativa militar, política, econômica, ideológica (e religiosa) desencadeada pelos Estados Unidos a partir de 11 de setembro. Também chamada de "Cruzada contra o Terror" e “Doutrina Bush”. OS EUA identificam o terrorismo como maior ameaça à segurança mundial e nomeiam os inimigos - o "Eixo do Mal”- formado pela Coréia do Norte, o Irã e o Iraque. Em nome das “forças do bem”, os EUA participaram de duas ofensivas militares (Iraque e Afeganistão) que custaram cerca de 1,3 trilhão de dólares. Deslocaram-se soldados americanos, dos quais perderam a vida. Mais de 350 mil pessoas foram mortas nos territórios invadidos. Bush criou a Lei Antiterrorismo - o Estado teria o direito de prender estrangeiros sem sob acusação de terrorismo. O que é terrorismo? Não há uma definição simples ou consensual. Associa-se a expressão a atos de violência cometidos por grupos extremistas a alvos civis. Na ultima década o terrorismo pode ocorrer também por meio de ações do próprio Estado contra cidadãos – o chamado TERRORISMO DE ESTADO Assim, ações das potências em desrespeito às convenções internacionais também é considerado terrorismo.

3 Invasão do Afeganistão (2001-atual)
Em 1979, a URSS invade o Afeganistão Em plena Guerra Fria, os EUA treinam guerrilheiros islâmicos (mujahedins) contra a invasão soviética, entre eles o jovem Osama Bin Laden. Filho de um magnata saudita, Bin Laden passou a financiar a resistência. Em 1996, Bin Laden se filia ao Taleban, milícia extremista afegã que havia tomado o poder no país. Em 1988 nasce a Al Qaeda (organização fundamentalista islâmica internacional que visa reduzir a influência não-islâmica sobre assuntos islâmicos). Nos anos 90 iniciou uma Jihad (Guerra Santa) que visa libertar territórios islâmicos da influência do Ocidente, em especial os EUA. Articulou ataques à embaixadas norte-americanas e foi acusada de planejar o ataque ao WTC em 1993.

4 Invasão do Afeganistão (2001-atual)
11/9/2001 – Bin Laden e a Al-Qaeda assumem são acusados da autoria dos atentados aos EUA. Em novembro, os EUA (com apoio da OTAN) invadem o Afeganistão, desafiando recomendações da ONU. Em poucos meses, os EUA destituiu o Taleban do poder. A Al Qaeda se deslocou para o Paquistão em fevereiro de Entretanto, tropas norte-americanas continuaram no Afeganistão. Somente em 1º maio de 2011, o presidente Barack Obama anunciou oficialmente do líder da Al Qaeda, assassinado Paquistão. Sob o governo corrupto de Hamid Karzai (posto no cargo pelos EUA e reeleito em eleições supostamente fraudadas) o país se encontra em guerra civil (dividido entre diferentes etnias, tribos e áreas de influência) Em junho de 2011, Obama anunciou a retirada das tropas até 2014.

5 Invasão do Iraque ( ) Em 1979, Saddan Hussein assume o poder com ajuda dos EUA. Somente após ocupar o Kwait, os americanos o enfrentam com sua “Tempestade do Deserto” na Guerra do Golfo de Ele não foi desposto. Os EUA controlam o petróleo kwaitiano. Em 1992, a ONU ordenou que programas nucleares do Iraque fossem encerrados. Em 2003, afirmou não haver justificativa para uma invasão ao Iraque. Em 2003, uma coalizão internacional (formada pelos EUA, Reino Unido, Austrália, Polônia e Dinamarca) invadiu o território iraquiano em março alegando acusações de existência de armas nucleares e relações com a Al Qaeda. Ainda em 2003, Saddan foi destituído e passou a fugir sendo preso pelos EUA. Entregue a seus inimigos, foi enforcado em 2006. A população foi levada às urnas. Indicado por americanos, o curdo Jalal Talabani foi escolhido como presidente. O povo não aceitou. Facções xiitas e sunitas se enfrentam em vários conflitos se estabelecendo uma interminável guerra civil. Em 2010, Barrack Obama declarou retirar suas tropas. O Iraque continua ocupado.

6 Prisão de Guantânamo Em 1903, os Estados Unidos assinam um contrato de arrendamento perpétuo de terra e água na baía de Guantánamo, em Cuba. Em 1942, a prisão é criada como campo de concentração para estadunidenses de origem japonesa. Em 2002, o primeiro grupo de 20 combatentes capturados na Guerra ao Terror é levado ao Campo X-Ray em Guantánamo. Serão centenas nos anos seguintes. Em 2009, Obama assina um decreto para fechar Guantânamo ainda no primeiro ano do seu governo. A prisão ainda funciona a “todo vapor”. A National Geografic divulgou o Inside Guantanamo. Um ex-guarda contou crimes cometidos como: transporte em jaulas, abuso sexual cometido por médicos, tipos de torturas, espancamentos, e humilhações à práticas religiosas (fazer o detento comer carne de porco ou assistir profanações do Alcorão) e detenção de crianças

7 Morte de civis no Iraque
Fonte: Iraq Body Count.

8 Guerra do Iraque para os americanos
Fonte: The Economist.

9 Presença Militar dos EUA no mundo
Fonte: Dados do Pentágono. Disponível em: <

10 Gasto militar dos EUA Pós 11/9 Fonte: ONU.


Carregar ppt "As ofensivas contra o Afeganistão e o Iraque"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google