A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DANÇAS REGIONAIS NORDESTINAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DANÇAS REGIONAIS NORDESTINAS"— Transcrição da apresentação:

1 DANÇAS REGIONAIS NORDESTINAS

2 QUADRILHA

3 É originária de velhas danças populares de áreas rurais da França (Normandia) e da Inglaterra.
Foi introduzida no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro, possivelmente em 1820, por membros da elite imperial. Durante o Império, a quadrilha era a dança preferida para abrir os bailes da Corte.

4 Depois popularizou-se saindo dos salões palacianos para as ruas e clubes populares,
com o povo assimilando a sua coreografia aristocrática e dando-lhe novas características e nomes regionais.

5

6 MODIFICOU SUAS EVOLUÇÕES BÁSICAS
ALTERANDO INCLUSIVE A MÚSICA,ACRESCENTANDO A SANFONA,O TRIÂNGULO E A ZABUMBA SÃO COMUNS TAMBÉM VIOLA E VIOLÃO INTRODUZINDO OUTRAS

7 No sertão do Nordeste encontrou um colorido especial, associando-se
à música,comida da Região aos fogos de artifícios

8 Como as coreografias eram indicadas em francês,
povo repetindo certas palavras ou frases levou também à folclorização das marcações aportuguesadas do francês, o que deu origem ao matutês, mistura do linguajar matuto com o francês, que caracteriza a maioria dos passos da quadrilha junina.

9 A criatividade popular encarregou-se de acrescentar novos passos
como Olha a chuva! É mentira A Ponte quebrou, Nova ponte, Caminho da roça

10 Outros figurantesdo casamento matuto
O noivo e a noiva, o padre, o pai da noiva, o sacristão, o juiz e o delegado. O casamento matuto, hoje associado à quadrilha é a representação onde os jovens debocham com malícia da instituição do casamento, da severidade dos pais, do sexo pré-nupcial e suas conseqüências, do machismo. O enredo é quase sempre o mesmo com poucas variantes: a noiva fica grávida antes do casamento e os pais obrigam o noiva a casar. Este se recusa, sendo necessário a intervenção da polícia. O casamento é realizado com o padre e o juiz, sob as garantias do delegado e até de soldados. A quadrilha é o baile em comemoração ao casamento.

11 PALAVRAS APORTUGUESADAS UTILIZADAS NAS QUADRILHAS:
Anavantur (em avant tout) - anarriê (em derrière) - balancê (balancer) - travessê de cavalheiros (travesser) - travessê de damas - travessê geral - granmuliné - otrefoá (autrefois)

12 Há atualmente uma nova forma de expressão junina, a quadrilha estilizada, que não é uma quadrilha matuta, mas um grupo de dança que tem uma coreografia própria, com passos criados exclusivamente para a música escolhida, como num corpo de balé. O grupo incorpora alguns personagens como Lampião, Maria Bonita, sinhôzinho, espanholas e ciganos. Os seus trajes lembram roupas típicas do folclore dos pampas gaúchos.

13 Cateretê

14 Cateretê, também chamado de catira, é uma dança de origem indígena e dançada em diversos estados brasileiros, como por exemplo em alagoas.

15 Foi o Padre Anchieta quem traduziu para a língua Tupi alguns textos católicos. Assim enquanto os índios dançavam, cantavam trechos religiosos.

16 Os trajes usados são as roupas comuns de todo o dia.

17 Cinco ou mais pares, dançam num salão ou galpão ao som de duas violas
Cinco ou mais pares, dançam num salão ou galpão ao som de duas violas. Ao centro são formadas duas colunas, e à frente de cada uma delas posta-se um violeiro-cantador. 

18 A dança varia em cada região do país, mas geralmente são dançadas em duas fileiras formadas por homens de um lado e mulheres do outro, que batem o pé ao som de palmas e violas.

19 A catira também pode ser dançada só por homens
A catira também pode ser dançada só por homens. As melodias são cantadas pelos violeiros

20 Assista agora á vídeos relacionados ao assuntos abordados.
Rafaela Costa e Cícero Jefferson agradecem pela atenção.


Carregar ppt "DANÇAS REGIONAIS NORDESTINAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google