A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vírus Não se sabia se eram seres vivos ou não... Hoje já está comprovado que NÃO É SER VIVO! São compostos por uma capa proteica (capsídeo) e material.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vírus Não se sabia se eram seres vivos ou não... Hoje já está comprovado que NÃO É SER VIVO! São compostos por uma capa proteica (capsídeo) e material."— Transcrição da apresentação:

1 Vírus Não se sabia se eram seres vivos ou não... Hoje já está comprovado que NÃO É SER VIVO! São compostos por uma capa proteica (capsídeo) e material genético (DNA ou RNA) ACELULARES São parasitas intracelulares obrigatórios e escravizam a célula para realizar suas funções Fora da célula são chamados de VÍRION

2 Ciclo reprodutivo:

3 Cápsula ou Envelope: proveniente da membrana plasmática da célula que já havia sido infectada.
Capsídeo Material Genético

4 Ciclo infeccioso dos Vírus
Vírus de DNA DNA RNA Síntese proteica Vírus de RNA RNA RNA Síntese proteica RETROVÍRUS RNA DNA RNA Síntese proteica Enzima Transcriptase Reversa Replicação Viral:

5

6 Comportamento do organismo humano na presença dos vírus:

7 Citomegalovírus: vírus que possuem tanto DNA como RNA
Palavra latina que significa VENENO Virulência: é o potencial de infecção de um ser vivo. Viróides: Moléculas de RNA fita simples e circulares que infectam células de plantas. Não produzem proteínas. Virusóides: Praticamente iguais aos viróides, exceto pelo fato de que só se multiplicam se a célula estiver sendo infectada simultaneamente por determinados tipos de vírus. Príons: Partículas proteicas infecciosas. Proteína antes normais que sofreram uma mutação e tornaram-se príons, capazes de transformar outras proteínas Citomegalovírus: vírus que possuem tanto DNA como RNA

8 Reino Monera É composto por bactérias e cianobactérias
Maioria heterótrofa Autótrofas: fotossintetizantes ou quimiossintetizantes Respiração aeróbia ou anaeróbia

9 Apresentam:

10 Reprodução ASSexuada por divisão binária ou bipartição
Reprodução SEXuada por: Conjugação (pontes citoplasmáticas)

11 Transformação: bactéria incorpora um DNA presente na ambiente
Transdução: um vírus carrega um pedaço de DNA da bactéria infectada anteriormente e injeta em outra.

12 Vacina X Antibióticos Vacinas: estimulam a produção de anticorpos no corpo antes que a pessoa fique doente; Antibióticos: destroem as cápsulas das bactérias fazendo com que elas morram.

13 ATIVIDADE CADERNO: PG 71 nº 1 ao 6, 9, 11 Pg 72 nº 2, 3
Pg 74 nº 16 ao 18, 21 e 22. PORTFÓLIO: Atividade 03 Situação problema: Você é um professor de ciências da 6ª série. Seus alunos devem aprender o que são os vírus e as bactérias. Escreva um texto de no mínimo 30 linhas onde você irá descrever o que você vai falar para eles durante a aula. Não se esqueça que você deve explicar, também, as diferenças entre as doenças causadas por esses dois seres e quais as melhores formas de tratar essas doenças.


Carregar ppt "Vírus Não se sabia se eram seres vivos ou não... Hoje já está comprovado que NÃO É SER VIVO! São compostos por uma capa proteica (capsídeo) e material."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google