A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1ª LEI DE MENDEL. Durante o século XIX a hereditariedade foi um grande mistério. Muitos cientistas tentavam explicar fatos simples, por exemplo: como.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1ª LEI DE MENDEL. Durante o século XIX a hereditariedade foi um grande mistério. Muitos cientistas tentavam explicar fatos simples, por exemplo: como."— Transcrição da apresentação:

1 1ª LEI DE MENDEL

2 Durante o século XIX a hereditariedade foi um grande mistério. Muitos cientistas tentavam explicar fatos simples, por exemplo: como os filhos eram parecidos, porém, não idênticos aos seus pais?

3 Quem é Mendel ?

4 Gregor Mendel (1822-1884), monge austríaco, é considerado o “pai da genética”. Desenvolveu seus trabalhos com plantas de ervilha (Pisun sativum) observando a transmissão hereditária de várias características.

5 Em 1865 publicou o artigo "Experiments with Plant Hybrids" que foi ignorado. A partir de 1900 vários pesquisadores confirmaram seus resultados. Suas duas leis ainda hoje são base para os estudos genéticos.

6

7 1ª Lei de Mendel: Lei da Segregação dos Fatores “Todas as características de um indivíduo são determinadas por genes que separam-se, durante a formação dos gametas, sendo que, assim, pai e mãe transmitem apenas um gene para seus descendentes”.

8

9 O por que Mendel usou ervilhas ? Planta de fácil cultivo e desenvolvimento em curto período; Produção de muitas sementes; Rápido ciclo reprodutivo; Facilidade de controlar a fecundação das plantas; Capacidade de realizar autofecundação

10

11 Ao observar a cor das sementes, Mendel percebeu que a linhagem de sementes amarelas sempre produziam 100% dos seus descendentes com sementes amarelas. E o mesmo acontecia com as sementes verdes.

12

13 Geração parental: Plantas puras que realizam cruzamento. F1: primeira geração filha. Representada por indivíduos heterozigotos para alguma característica e que manifestam somente um caráter. F2: segunda geração de sementes, resultante da autofecundação dos representantes da F1.

14 Nos organismos, as dois “fatores” para uma certa característica podem ser iguais (VV ou vv) ou diferentes (Vv). Os iguais são considerados puros ou homozigotos e os diferentes, híbridos ou heterozigotos. Se os organismos Vv possuem sementes amarelas, ocorre dominância no “fator” para a cor amarela e recessividade no “fator” para a cor verde.

15

16 I. Cada caráter hereditário é determinado por um par de fatores e, como estes se separam na formação dos gametas, cada gameta recebe apenas um fator do par. II. Cada par de alelos presentes nas células diploides separa-se na meiose, de modo que cada célula haploide só recebe um alelo do par. III. Antes da divisão celular se iniciar, cada molécula de DNA se duplica e, na mitose, as duas moléculas resultantes se separam, indo para células diferentes.

17 Mendel, durante as suas pesquisas, elaborou algumas hipóteses. Entre estas, estava a de que fatores se segregam quando ocorre a produção dos gametas. O que Mendel chamou de fatores, hoje sabemos que se trata dos (as): a) cromossomos. b) genes. c) RNA. d) espermatozoides. e) fenótipos.

18 Sabemos que o albinismo é uma anomalia genética recessiva em que o indivíduo portador apresenta uma deficiência na produção de melanina em sua pele. Se um rapaz albino se casa com uma menina que produz melanina normalmente, porém que possui mãe albina, qual é a probabilidade de o filho do casal nascer albino?

19 Como a mãe da garota era albina, podemos concluir que ela apresenta um gene recessivo para o albinismo. Como ela produz melanina, possui um gene dominante. Sendo assim, o genótipo da garota em questão é Aa. Como o rapaz é albino, seu genótipo é aa. Realizando o cruzamento, percebemos que a chance de a criança nascer albina é de 50%.

20 Imagine que, no cruzamento entre dois ratos de pelagem preta (característica dominante), nasceu um filhote de pelagem branca. Ao observar esse fato, podemos afirmar que: a) Os pais do rato branco são heterozigotos. b) Os pais do rato branco são homozigotos. c) O rato branco é heterozigoto. d) O rato branco tem o mesmo genótipo dos pais, diferindo apenas no fenótipo. e) É impossível que o rato branco seja filho dos ratos de pelagem preta.


Carregar ppt "1ª LEI DE MENDEL. Durante o século XIX a hereditariedade foi um grande mistério. Muitos cientistas tentavam explicar fatos simples, por exemplo: como."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google