A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LEVANTAMENTO DA EFICÁCIA DO PROJETO DE COLETA SELETIVA NO CAMPUS LAGEADO, UNESP, BOTUCATU Flávia Cristina Freitas Santos1, Richardson Barbosa Gomes da.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LEVANTAMENTO DA EFICÁCIA DO PROJETO DE COLETA SELETIVA NO CAMPUS LAGEADO, UNESP, BOTUCATU Flávia Cristina Freitas Santos1, Richardson Barbosa Gomes da."— Transcrição da apresentação:

1 LEVANTAMENTO DA EFICÁCIA DO PROJETO DE COLETA SELETIVA NO CAMPUS LAGEADO, UNESP, BOTUCATU
Flávia Cristina Freitas Santos1, Richardson Barbosa Gomes da Silva1, Carlos Alexandre Alves2, Humberto Fabrizzi Pupo1, Matheus Zorzetto Ferreira1, Waldemar Gastoni Venturini Filho1 1Faculdade de Ciências Agronômicas 2Instituto de Biociências de Botucatu Financiamento: PROEX

2 Introdução A entrada constante de produtos para o sustento das cidades muitas vezes supera a sua capacidade de eliminar resíduos, trazendo como conseqüência o aumento da quantidade de lixo. A geração e destinação final desses resíduos são problemas a serem solucionados pela sociedade contemporânea incluindo as Universidades. Atualmente apenas 8% dos municípios brasileiros operam programas de coleta seletiva (CEMPRE, 2010). A geração de resíduos sólidos urbanos (RSU) no Brasil em 2009 foi de toneladas e em 2010 subiu para toneladas por dia, isso implica em um aumento de 5,3% no índice per capita de geração de RSU como um todo e um acréscimo de 6,8% na quantidade total gerada (ABRELPE, 2010).

3 Introdução Considerando que as diretrizes curriculares elaboradas pelo Ministério da Educação dispõem que os cursos deverão assegurar a formação de profissionais aptos a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades com relação aos problemas sócio – ambientais. A FCA, através da Semana de Estudos e Projetos Pedagógicos (SEPP) visa preparar seus alunos para retribuição do investimento da sociedade na Universidade. Segundo a Abrelpe (2009), o crescimento populacional foi de apenas 1% entre os anos de 2008 e 2009 e a geração per capita apresentou um aumento real de 6,6% na quantidade de resíduos sólidos urbanos gerados, o que demonstra a ausência de ações com o objetivo de minimizar a geração de resíduos.

4 Objetivos O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento da atual situação do projeto de coleta seletiva na UNESP – Fazenda Lageado, Campus Botucatu, que visa a correta destinação de todos os materiais que podem ser reciclados e, desta forma, auxiliar no projeto de coleta seletiva da Prefeitura Municipal de Botucatu que pretende atingir 100% da cidade. Métodos Para realização deste trabalho foi realizada entrevista, seguindo roteiro com questões pré-definidas com docentes, discentes e servidores. As variáveis avaliadas foram: conhecimento do projeto dentro do Campus bem como sua eficácia.

5 Resultados No total, 147 pessoas foram entrevistadas, sendo que 67,4% disseram que têm conhecimento do projeto. Dentro deste grupo 10,1% são discentes de graduação; 30,3% discentes de pós-graduação; 33,3% servidores e 26,3% docentes. Em contrapartida 32,6% não têm conhecimento do projeto sendo que 20,84% são discentes de graduação; 70,83% discentes de pós-graduação; 6,25% servidores e 2,08% docentes. Com relação à eficácia do projeto 66,6% dos entrevistados afirmaram que realizam a separação do lixo, sendo 16% discentes de graduação; 36% discentes de pós-graduação, 31% servidores e 17% docentes. Em contrapartida 33,4% não realizam a separação, sendo que 8,16% são discentes de graduação; 59,18% discentes de pós-graduação; 12,24% servidores e 20,41% docentes.

6 Discussão e Conclusões
Para desenvolver um projeto dessa natureza é necessário estimular e conscientizar continuamente a participação de toda comunidade acadêmica com relação ao destino correto de cada tipo de resíduo, em especial os discentes e docentes de graduação e pós-graduação, além de manter um canal de comunicação permanente com os alunos, professores e funcionários, inclusive os funcionários terceirizados responsáveis pela limpeza.


Carregar ppt "LEVANTAMENTO DA EFICÁCIA DO PROJETO DE COLETA SELETIVA NO CAMPUS LAGEADO, UNESP, BOTUCATU Flávia Cristina Freitas Santos1, Richardson Barbosa Gomes da."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google