A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fascículo 8: Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fascículo 8: Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais"— Transcrição da apresentação:

1 Fascículo 8: Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais
Pró-Letramento Matemática São Paulo – Revezamento do Retorno III Fascículo 8: Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais Prof. Ms. Danilo Pereira Munhoz

2 Atividade 1 – Observação
Pró-Letramento Matemática São Paulo – Revezamento do Retorno III Atividade 1 – Observação Observe as figuras apresentadas abaixo e responda: É possível observar mais de uma imagem nas figuras? Qual a importância da observação e análise no processo de ensino e aprendizagem?

3 Atividade 2 – Resgatando conceitos
Pró-Letramento Matemática São Paulo – Revezamento do Retorno III Atividade 2 – Resgatando conceitos Analise as definições de avaliação e responda as seguintes questões: Qual o ponto comum (cerne) das definições apresentadas? Qual é a definição de avaliação que trás o fascículo do Pró-Letramento? Como poderíamos definir avaliação?

4 Atividade 3 – Erro versus acerto I
Pró-Letramento Matemática São Paulo – Revezamento do Retorno III Atividade 3 – Erro versus acerto I

5 Atividade 4 – Erro versus acerto II
Pró-Letramento Matemática São Paulo – Revezamento do Retorno III Atividade 4 – Erro versus acerto II

6 Atividade 5 – Itens de Avaliação em Larga Escala
Pró-Letramento Matemática São Paulo – Revezamento do Retorno III Atividade 5 – Itens de Avaliação em Larga Escala Denomina-se item às questões que compõem as provas para uma avaliação em larga escala. Os itens devem ser construídos para avaliar apenas um descritor, o qual traduz as habilidades e competências, descritas na Matriz de Referência, e esperadas, pelos avaliadores, ao se associar conteúdos curriculares e operações mentais realizadas pelos estudantes. Segue como exemplo um item aplicado na Provinha Brasil de Matemática para o segundo semestre de 2011.

7 Atividade 5 – Itens de Avaliação em Larga Escala
Pró-Letramento Matemática São Paulo – Revezamento do Retorno III Atividade 5 – Itens de Avaliação em Larga Escala

8 Atividade 5 – Itens de Avaliação em Larga Escala
Pró-Letramento Matemática São Paulo – Revezamento do Retorno III Atividade 5 – Itens de Avaliação em Larga Escala O enunciado é o estímulo para que o aluno mobilize recursos cognitivos para solucionar um problema com base nos dados do suporte e responder ao que é solicitado pelo comando (CAED, 2008). O estímulo pode conter um texto, imagem, figura ou outros recursos denominados suporte, ou pode apresentar um problema, um questionamento ou uma questão contextualizada. O comando deve estar atrelado à habilidade que se pretende avaliar e deve apresentar com clareza a tarefa a ser realizada. As alternativas são as opções de resposta, dentre as quais uma é a correta, sendo denominado gabarito; e as demais são os distratores, isto é, raciocínios plausíveis e possibilidades lógicas de resposta em relação ao comando.

9 O item está relacionado à que tema (ou bloco de conteúdo) matemático?
Pró-Letramento Matemática São Paulo – Revezamento do Retorno III O item está relacionado à que tema (ou bloco de conteúdo) matemático? Resposta: Números e Operações.

10 O item está relacionado à que conteúdo matemático?
Pró-Letramento Matemática São Paulo – Revezamento do Retorno III O item está relacionado à que conteúdo matemático? Resposta: Divisão de números naturais.

11 Qual poderia ser o descritor deste item?
Pró-Letramento Matemática São Paulo – Revezamento do Retorno III Qual poderia ser o descritor deste item? Resposta:  Resolver problemas que demandem as ideias da divisão (considerando quantidades menores que 10, com o apoio de imagem e num contexto cotidiano).

12 Quais poderiam ser os distratores deste item?
Pró-Letramento Matemática São Paulo – Revezamento do Retorno III Quais poderiam ser os distratores deste item? Resposta:  O aluno deve repartir uma coleção de objetos em partes iguais, escolhendo dentre as alternativas fornecidas, aquela que represente tal resultado (A). O fato de o aluno ter assinalado a alternativa (B), sugere que ele apenas considerou o primeiro dado do enunciado, visto que este está apresentado na imagem de apoio. As alternativas incorretas (C) e (D), sugerem que ele realizou as operações de adição e multiplicação, respectivamente.


Carregar ppt "Fascículo 8: Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google