Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
APRENDENDO MATEMÁTICA NA FAZENDA
2
OBJETIVO GERAL: a finalidade de tomar decisões.
Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas para enfrentar situações-problema, adquirindo uma visão crítica com a finalidade de tomar decisões.
3
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Identificar critérios para classificação; Comparar quantidades por correspondência um a um; Estudar correspondência entre quantidade e numeral; Treinar leitura e escrita de numerais; Realizar contagens.
4
JUSTIFICATIVA: O principal objetivo do trabalho com Matemática nas séries iniciais é a alfabetização matemática. Sabe-se que, muitos dos problemas enfrentados pelos alunos, especialmente nas séries iniciais, são decorrentes de uma não alfabetização na área.
5
Partimos do pressuposto de que a aprendizagem ocorre num processo de elaboração e reelaboração contínua de significados, e não por meio de repetição e mecanização. Assim, o aluno é considerado o construtor do seu próprio conhecimento e essa construção se dá pelos processos de significação na interação dos alunos entre si, dos alunos com os materiais didáticos e dos alunos com o professor. Nesse processo, o professor deixa de ser o transmissor de conhecimentos para ser também mediador entre o conhecimento matemático e os aprendizes.
6
DESENVOLVIMENTO: Primeira atividade:
Pedir aos alunos que contem quantos estão na sala: - Qual o número de alunos que está na sala hoje? - Qual o número de meninos? - Qual o número de meninas?
7
Explorar a situação sintetizando oralmente, com vocabulário adequado e fazendo comparação de quantidades: - Há a mesma quantidade de meninos e meninas? - Há uma quantidade maior de... - Há uma quantidade menor de... - Há quantidades iguais? - Quantos alunos faltaram? - Caso eles estivessem presentes qual seria o número de alunos?
8
Segunda atividade: Apresentação do texto que vem a seguir:
12
Após a apresentação do texto, os alunos deverão observar a ilustração para responder às questões propostas. Na ilustração há 15 ovelhas no rebanho do pastor. Logo, deverão perceber, pelas pedras na mão do pastor, que 3 ovelhas não voltaram. Sendo assim, 12 ovelhas voltaram e o aluno deverá desenhá-las no cercado. Neste item o aluno utilizará a estratégia da correspondência um a um. Inicialmente corresponderá a cada ovelha uma pedra. Assim, deverá concluir que haverá uma pedra para ovelha e ainda sobrarão pedras. Logo, há menos ovelhas do que pedras.
13
Após a atividade em sala de aula, os alunos serão levados à sala de informática para utilizar o aplicativo “Fazendinha”, no qual encontrará atividades semelhantes as realizadas em sala de aula, que poderão auxiliar na compreensão e construção dos significados de forma lúdica e agradável.
14
AVALIAÇÃO: A avaliação é um processo contínuo e visa diagnosticar a situação da aprendizagem de cada aluno e ao mesmo tempo identificar o que precisa ser reformulado na ação pedagógica.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.