A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada."— Transcrição da apresentação:

1 Softwares, Objetos de Aprendizagem e processo de produção de um Objeto de Aprendizagem

2 Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.

3 Aplicações do Software
Software Básico: Possui interação com o hardware; Exemplos: compiladores, sistemas operacionais, etc. Software de tempo real: Monitora, analisa e controla eventos do mundo real; Tempo de resposta rigoroso; Exemplos: controle de tempos e movimentos de um metrô.

4 Software comercial: A maior área de aplicação do software; Facilitam as operações comerciais e as decisões administrativas; Exemplos: folhas de pagamentos, contas a pagar e a receber, controle de estoques, etc. Software científico e de engenharia: Caracterizado por algoritmos de processamento numérico; Exemplos: manufatura automatizada, previsão do tempo, astronomia, etc.

5 Software embutido: Reside na memória só de leitura; Funções limitadas e particulares; Exemplos: painéis digitais em geral. Software de computador pessoal: Mercado em crescimento vertiginoso; Exemplos: processadores de texto, planilhas eletrônicas, jogos, etc.

6 Software de inteligência artificial:
Solução de problemas complexos; Sistemas especialistas: usa o conhecimento do especialista para extrair regras usadas pelo sistema para processar os fatos; Redes neurais: simula a estrutura dos processos cerebrais; Exemplos: reconhecimento de padrões (voz e imagem), jogos, demonstração de teoremas.

7 Objetos de Aprendizagem
Objetos de Aprendizagem constituem-se da elaboração de materiais didáticos envolvendo conteúdos, interdisciplinaridade, exercícios e complementos, sendo assim, uma tecnologia interativa, permitindo atender a diferentes estilos de aprendizagem e desta forma, favorecendo a aquisição de conhecimentos, competências e habilidades.

8 Caminhamos para um novo cenário em que cursos e materiais para aulas serão oferecidos em formato presencial e on-line, assumindo o professor, neste novo contexto, funções novas e diferenciadas. Os educadores devem fazer sua parte pela procura de informações e de recursos disponíveis, refletindo sobre a utilização de novas ferramentas. Objetos de aprendizagem são construções virtuais programadas além de permitir designers , cores, movimentos e efeitos.

9 Exemplo de Objetos de Aprendizagem
A construção de Objetos de Aprendizagem tem por objetivo facilitar o processo de ensino e aprendizagem, exatamente pela mediação de tecnologias. Exemplo de Objetos de Aprendizagem No Brasil, os Objetos de Aprendizagem têm uma história recente pelo programa RIVED (Red Internacional Virtual de Educación), um projeto de cooperação internacional entre países da América Latina, em que atualmente trabalham em conjunto Brasil, Peru e Venezuela. É uma iniciativa para criação de material didático digital para potencializar o processo de ensino das ciências da natureza e da matemática no ensino médio presencial.

10 Processo de Produção de um Objeto de Aprendizagem
A iniciativa da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (MEC) de produzir recursos educacionais multimídia interativos na forma de objetos de aprendizagem tem apresentado bons resultados na comunidade educacional brasileira. Centenas de recursos didáticos para uso no computador foram desenvolvidos e publicados para uso público por inúmeras equipes de alunos e professores de instituições de ensino superior.

11 A articulação entre os integrantes das equipes com outros departamentos das universidades, as escolas e os Núcleos de Tecnologia Educacional constituem um requisito indispensável para a efetividade do trabalho, representando um fator decisivo para a expressividade dos resultados alcançados. E, nesse sentido, acaba sendo expresso as reflexões resultantes das experiências das equipes no uso da informática para elaboração de atividades pedagógicas e o estabelecimento de uma nova cultura de trabalho multidisciplinar.

12 Layla Chris Rodrigues Ferreira Marcela Nishida
Nomes: Layla Chris Rodrigues Ferreira Marcela Nishida Rafael Ramon Lopes Vasconcelos


Carregar ppt "Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google