A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oficina de Projeto III Amara Rocha junho/2011. Questões das oficinas I e II -O que é um projeto? Empreendimento planejado que busca atingir objetivos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oficina de Projeto III Amara Rocha junho/2011. Questões das oficinas I e II -O que é um projeto? Empreendimento planejado que busca atingir objetivos."— Transcrição da apresentação:

1 Oficina de Projeto III Amara Rocha junho/2011

2 Questões das oficinas I e II -O que é um projeto? Empreendimento planejado que busca atingir objetivos dentro dos limites de tempo e orçamento apresentados. - Como surge um projeto? Nasce de um incômodo. Uma resposta a problemas concretos. Diferença entre ideia e projeto. Projeto é a sistematização das ideias Importância da reflexão e amadurecimento das ideias. Uma boa estrutura é fundamental.

3 Como elaborar um projeto. Projeto matriz (mãe). Editais e suas especificidades. Estrutura do projeto

4 1.Missão A missão tem a ver com as motivações iniciais, o contexto A missão abre o ponto estratégico de entrada no problema. Uma declaração de missão bem-feita ajuda muito na definição do projeto inteiro. É nela que se elege o foco das necessidades a serem atendidas, a abrangência geográfica e populacional. Saber qual é a missão do projeto ajuda a fazer escolhas futuras. Exercício proposto pela Eliana na oficina II

5 2. Objetivos Gerais e Objetivos Específicos Um objetivo pode ser definido como um propósito ou alvo que se pretende atingir. Tudo aquilo que se deseja alcançar através de uma ação clara e explícita, pode ser chamado de objetivo. Objetivos descrevem resultados concretos, mensuráveis: Quando se pensa em resultados concretos é necessário enxergar adiante, pensar no público atingido e nos outros envolvidos no contexto, ou seja, prever com alguma segurança aonde se quer chegar. É o fim, não o meio. Como chegar lá, é outra história. Primeiro é preciso saber aonde se quer chegar.

6 Os objetivos gerais são aqueles mais amplos. São as metas de longo alcance. Os objetivos específicos caracterizam etapas ou fases de um projeto. Isto é, são um detalhamento do objetivo geral.

7 Um objetivo deve ser - mensurável - atingível num tempo limitado - relacionado às necessidades do público a ser atingido pelo projeto

8 Perguntas chaves para formulação de objetivos Quais mudanças se pretende nas pessoas envolvidas no projeto? Ou no cenário cultural e artístico? De quanto será esta mudança? Quando posso esperar que ocorram?

9 O que é importante na redação dos objetivos. clareza e simplicidade na escrita. verbos no infinitivo: produzir, investigar, organizar É importante estabelecer: O que se quer alcançar? Onde se quer chegar?

10 Exemplos de objetivos: Projeto Universidade das Quebradas Geral: O objetivo do projeto de extensão e pesquisa Universidade das Quebradas é promover a produção de conhecimento, a criação e ações estimuladas pelo encontro e pelo diálogo entre a comunidade acadêmica e os produtores de cultura e artistas residentes na cidade do Rio de Janeiro Específicos: - Desenvolver o conhecimento dos parceiros em diversas áreas de saber como: literatura, música, artes visuais, filosofia, antropologia, estudos culturais. - Trazer e discutir experiências exemplares do uso da cultura como política de acesso e inclusão social. - Estimular a formação de uma comunidade de conhecimento através da troca de saberes, experiências e metodologias de trabalho.


Carregar ppt "Oficina de Projeto III Amara Rocha junho/2011. Questões das oficinas I e II -O que é um projeto? Empreendimento planejado que busca atingir objetivos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google