A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Secundária de Vagos Práticas de Acção Social 2006/2007.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Secundária de Vagos Práticas de Acção Social 2006/2007."— Transcrição da apresentação:

1 Escola Secundária de Vagos Práticas de Acção Social 2006/2007

2 Hospitais… O médico é o profissional autorizado pelo Estado para exercer a Medicina. Os médicos podem ser generalistas, isto é, não especializados em nenhuma área específica da medicina, ou especializados em alguma área. …Hospital é um local destinado ao atendimento de doentes, para proporcionar o diagnóstico e o tratamento necessário. …Historicamente, os hospitais surgiram como lugares de acolhimento de doentes e peregrinos, durante a Idade Média. …Também está ligado a cirurgias para as enfermidades das pessoas.

3 Médicos… …O médico é o profissional autorizado pelo Estado para exercer a Medicina. Os médicos podem ser generalistas, isto é, não especializados em nenhuma área específica da medicina, ou especializados em alguma área.

4 Exemplo de um hospital português: Hospital de Coimbra… juntamente com o serviço social: O exercício da profissão de assistente social, ou trabalhador social, passa pela promoção da mudança social, pela resolução de problemas no contexto das relações humanas e exige a capacidade e empenhamento das pessoas na melhoria do seu bem-estar. Aplicando teorias de comportamento humano, o trabalho social focaliza a intervenção no relacionamento das pessoas com o meio que as rodeia. Os princípios de direitos humanos e justiça social são elementos fundamentais para o trabalho social." (Definição de Trabalho Social - Federação Internacional Assistentes Sociais /2000)

5 Serviço Social nos Hospitais… …O Serviço Social do Hospital Geral do Centro Hospitalar de Coimbra tem como objectivo geral a participação na promoção de melhores níveis de bem-estar das populações que serve, pela contribuição do aumento da humanização e qualidade do atendimento ao cidadão doente, pelo desenvolvimento da melhoria dos circuitos de informação e articulação intra e interinstitucional de forma a maximizar os recursos existentes, e pelo desenvolvimento de novas competências na consecução de uma contínua melhoria da qualidade.

6 …O desempenho das Assistentes Sociais vincula-se aos Códigos de Ética da profissão e às normas do Código Deontológico da Federação Internacional de Assistentes Sociais, tendo como valores fundamentais: Salvaguarda da dignidade humana; Respeito pela liberdade individual, e pelo exercício da cidadania; Respeito pela privacidade e confidencialidade da informação; Desenvolvimento da solidariedade, equidade e justiça social.

7 …Ao nível do apoio directo ao Cidadão Doente… … A intervenção social pressupõe o estudo e diagnóstico social da situação do doente e respectiva programação e execução do tratamento social quando este se impõe. Este processo exige a contextualização do doente nos seus grupos de pertença, quer na etapa da avaliação da situação, quer na etapa de programação de respostas às necessidades diagnosticadas. Este processo exige também a articulação com a equipa terapêutica e com os recursos da comunidade envolvente.

8

9 Trabalho realizado por: Adriana Reis nº1 Ana Santos nº3


Carregar ppt "Escola Secundária de Vagos Práticas de Acção Social 2006/2007."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google