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Pré-Socráticos e metafísica: Princípio de todas as coisas - Arkhé

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Apresentação em tema: "Pré-Socráticos e metafísica: Princípio de todas as coisas - Arkhé"— Transcrição da apresentação:

1 Pré-Socráticos e metafísica: Princípio de todas as coisas - Arkhé

2 Sofistas e Subjetividade
Sofista – capacidade, poeta, sábio, mestre. Sofistas Protágoras Górgias Pródico Hípias Antífon Trasímico Crítias Antístenes Os dois mais conhecidos

3 Sofistas O homem como espelho da realidade Humanismo Relativismo
Interesse pela realidade do ser que sente, pensa, deseja, e pelo seu bem-estar Relativismo Verdade é relativa ao ponto-de-vista do sujeito Não há essências ou princípios universais (nem mesmo na ética e na moralidade) Mudança de foco: da cosmologia/metafísica dos pré-socráticos para o domínio do argumento e da persuasão na “negociação” dos significados das qualidades humanas

4 Sofistas Protágoras: Górgias Realidade é fluidez perpétua
Método: Antilogia – pró e contra igualmente verdadeiros e defensáveis O homem é a medida de todas as coisas, das que são como são e das que não são como não são Górgias Retórica – gêneros do discurso (elogio, apologia, etc.) Cético radical: Nada existe que possa ser conhecido; se pudesse ser conhecido, não poderia ser comunicado; se pudesse ser comunicado, não poderia ser compreendido

5 Sócrates ( a.C.) Do subjetivismo dos sofistas para uma verdade além da experiência individual Como superar as opiniões (doxa)? Método (caminho) dialético de análise conceitual: contradição leva à revisão de crenças Depuração dos conceitos, definição das virtudes Explicação: Conceitos puros = conceitos morais apoiados na razão da consciência moral

6 Sócrates: Conhece-te a ti mesmo
Sofistas: humano é espelho da realidade multiforme <======== multiforme Sócrates: humano é o centro do questionamento 1 só realidade <======== 1 única questão (o bem)

7 Contribuições socráticas para a Psicologia
Contribuições marginais para uma filosofia da vida moral; Análise do impulso humano para a felicidade e o bem; Estudo das relações entre razão e paixões; Indagações sobre a motivação das ações humanas. (Rosenfeld, 1993)


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