A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Curso de Biblioteconomia Acesso aberto e representação da informação em acervos especiais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Curso de Biblioteconomia Acesso aberto e representação da informação em acervos especiais."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Curso de Biblioteconomia Acesso aberto e representação da informação em acervos especiais na Web. Henrique Ruas e Priscila da Mata

2 Sobre o DSpace O Dspace foi desenvolvido para possibilitar a criação de repositórios digitais com funções de armazenamento, gerenciamento, preservação e visibilidade da produção intelectual, permitindo sua adoção por outras instituições em forma consorciada federada. O sistema foi criado de forma a ser facilmente adaptado. Os repositórios DSpace permitem o gerenciamento da produção científica em qualquer tipo de material digital, dando-lhe maior visibilidade e garantindo a sua acessibilidade ao longo do tempo. São exemplos de material digital: documentos (artigos, relatórios, projetos, apresentações em eventos etc.), livros, teses, programas de computador; publicações multimídia, notícias de jornais, bases de dados bibliográficas, imagens, arquivos de áudio e vídeo, coleções de bibliotecas digitais, páginas Web, entre outros.

3 Os repositórios digitais podem ser considerados uma inovação no gerenciamento da informação digital. Editoras, bibliotecas, arquivos e centros de informação em vários países estão criando grandes repositórios de informação digital, contendo diferentes tipos de conteúdos e formatos de arquivos digitais. O DSpace Institutional Digital Repository System (projeto colaborativo da MIT Libraries e a Hewlett-Packard Company) é um dentre vários projetos, atualmente em operação, orientados à criação de repositórios institucionais e à preservação digital. O Dspace é um software livre que, ao ser adotado pelas organizações, transfere a elas a responsabilidade e os custos com as atividades de arquivamento e publicação da sua produção institucional. O Dspace possui natureza operacional específica de preservar objetos digitais, iniciativa de grande interesse da comunidade científica.

4 Exemplos de repositórios que utilizam o Dspace

5

6

7 Roteiro para a construção de coleção na plataforma Dspace Cada grupo de até cinco alunos será responsável pela criação de uma coleção. Para a construção da coleção cada grupo deve refletir e definir os seguintes itens antes da utilização da plataforma: Titulo da coleção Objetivo Justifica da existência da coleção Usuário real e potencial Criação de uma política indexação Criação de critérios de seleção dos documentos Tipos de documentos que serão aceitos na coleção Cada coleção deverá possuir no mínimo 40 documentos (que sejam de livre distribuição)

8 Divisão da avaliação do trabalho final Elaboração do roteiro - 15 pontos; Alimentação da coleção na base de dados – 15 pontos; Apresentação – 20 pontos.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Curso de Biblioteconomia Acesso aberto e representação da informação em acervos especiais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google