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Conceitos e Perfil do Profissional

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Apresentação em tema: "Conceitos e Perfil do Profissional"— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos e Perfil do Profissional
OSM Conceitos e Perfil do Profissional

2 OSM é... "Conjunto de princípios e normas que têm por objetivo planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar os esforços de grupos de indivíduos que se associam para atingir um resultado comum." G.L. Heilborn

3 OSM é... Administrar uma Empresa é conseguir estabelecer e reunir uma série de condições favoráveis para que um grupo organizado de pessoas possa atingir um ou mais objetivos pré-determinados, visando, a cada etapa do processo administrativo, a melhoria da produtividade! Por que a melhoria da produtividade? Se não visássemos a melhoria da produtividade, a administração seria uma mera reunião de condições para o desempenho de pessoas que operam uma Empresa.

4 OSM é...(Organização) função administrar...
...cujo sucesso depende da qualidade de sua administração; congrega recursos humanos e materiais, visando ao alcance de um objetivo; própria cultura, suas normas, tabus, costumes e crenças. O conceito de organização dentro do campo administrativo é de gerir capital, recursos humanos, equipamentos e processos com o objetivo de se atingir um determinado resultado.

5 OSM é...(Sistema) Os Sistemas podem ser conceituados como um conjunto de métodos, procedimentos e/ou técnicas, que trabalhados geram informações necessárias ao processo decisório da Empresa.

6 OSM é...(Método) seria traduzido como a forma de executar os referidos sistemas com o menor dispêndio de energia e maior eficácia do executante.

7 ESTUDO DE CASO – CARTÃO DE CRÉDITO
Eficiência e Eficácia ESTUDO DE CASO – CARTÃO DE CRÉDITO

8 OBJETIVOS DE OSM OSM é a função de planejamento e organização que se desenvolve na construção da estrutura de recursos e de operações de uma empresa, bem como na determinação/definição dos procedimentos, rotinas ou métodos. Objetivo Básico: eliminação do inútil e supérfluo. 

9 O PROFISSIONAL

10 “O comportamento de uma empresa depende muito mais do desempenho dos homens que a compõem do que da excelência de seus manuais ou da sua organização” (Helio Beltrão)

11 Localização na Empresa
PRESIDÊNCIA ASSESSORIA DE O, S & M DIRETOR ADMINISTRA-TIVO DIRETOR TÉCNICO DIRETOR FINANCEIRO

12 Estruturada como uma unidade organizacional de assessoria – organograma;
Subordinada à diretoria geral ou a diretoria administrativa. Atualmente: As atividades são alocadas como de responsabilidade das diversas unidades organizacionais da empresa; Em conseqüência disso, faz-se necessário a capacitação dos profissionais da empresa.

13 O Profissional Estudar a estrutura organizacional - Organograma;
Racionalizar e simplificar rotinas de trabalho; Elaborar Manuais Administrativos; Elaborar Fluxogramas; Efetuar estudos de Lay-out; Elaborar projetos de sistemas em conjunto com a área de informática.

14 CONHECIMENTOS (Habilidade) TÉCNICOS
Habilidade para levantar dados, analisar rotinas, diagnosticar problemas organizacionais, elaborar propostas de melhorias e implementar mudanças. Habilidade para lidar com métodos, tarefas e rotinas, tendo em vista a racionalização dos processos. Possuir conhecimento das ferramentas de análise e dos sistemas da empresa Ser generalista e saber trabalhar com especialistas, procurando integrar as informações. Compreender as vantagens da aplicação dos recursos de tecnologia da informação Conhecer as técnicas de treinamento para usuários.

15 HABILIDADES HUMANAS Saber ouvir, observar e analisar. Saber argumentar, negociar e convencer os usuários das vantagens de suas recomendações. Capacidade de concentração e concisão. Saber lidar com as resistências a mudança. Aptidão para transmitir conhecimentos para os usuários. Compreender as complexidades de toda a empresa. Lidar com o ajustamento do comportamento das pessoas, perante as tarefas desempenhadas. Possuir espírito de equipe e de colaboração. Possuir atitude honesta e ética. Capacidade de discernimento para trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes e motivações e aplicar uma liderança eficaz.

16 Habilidade Conceitual
Compreender as complexidades da organização e o ajustamento do comportamento da pessoa dentro da organização. Por se tratar de uma função altamente especializada, requer um profissional do mesmo porte, com uma visão sistêmica de toda a empresa, sobre sua gestão de negócios e sobre o mercado onde atua. O profissional de OSM deve possuir os seguintes requisitos:

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18 PROCESSOS, ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS
Os novos profissionais e tendências Analista de Negócios Analista de Processos Analista de Sistemas

19 ANALISTA DE NEGÓCIOS Busca as melhores oportunidades de negócios;
(ex. automação bancária) Analisa tendências do mercado; Cria ou recria produtos ou serviços; (ex. seguro de carro com o socorro, com carro reserva, preço diferenciado para mulheres, ou jovens) Identificar quais as necessidades ainda não exploradas. (ex. piscina em Goiânia) DEFINE O QUE FAZER!

20 Analista de Processos Define como fazer
É o profissional que formaliza o início, o meio e fim do conjunto de atividades que produzem, transformam ou montam o produto, ou serviço, que a empresa vende.

21 ANALISTA DE SISTEMAS Desenvolver os programas, caso seja um sistema que tenha uma linguagem que facilite a programação; Define os Sistemas

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