A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Crescimento e regeneração de tecidos vs. Diferenciação celular

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Crescimento e regeneração de tecidos vs. Diferenciação celular"— Transcrição da apresentação:

1 Crescimento e regeneração de tecidos vs. Diferenciação celular
Inês Gomes nº ºA

2 Crescimento e regeneração de tecidos vs. Diferenciação celular
Os seres multicelulares são formados por diferentes tipos de células, que estão organizadas em tecidos, os quais formam órgãos e sistemas de órgãos. Para que, a partir de uma célula inicial, se obtenha uma grande variedade de células, é necessário que ocorra um processo de diferenciação.

3 Células Totipotentes Uma célula totipotente possui todas as potencialidades para originar todas as outras células. O ovo é designado uma célula totipotente pois é capaz de originar células indiferenciadas, pois são muito semelhantes entre si e semelhantes à célula inicial. À medida que os ciclos celulares se repetem as células vão-se tornando células especializadas.

4 Células Estaminais As células estaminais são responsáveis pela construção do corpo das plantas e dos animais e têm as seguintes características: São células indiferenciadas ( não especializadas ); Têm a capacidade de expansão, isto é, são capazes de se dividirem e de se diferenciarem em diferentes tipos de células; Apresentam capacidade de autorrenovação, sendo a sua divisão assimétrica, isto é, originam duas células-filhas que têm destinos diferentes – uma células podem permanecer como células estaminal enquanto a outra pode diferenciar-se.

5 Células Estaminais Células Estaminais Embrionárias Totipotentes
Existem diferentes tipos de células estaminais, que são classificadas de acordo com o seu potencial de diferenciação. Células Estaminais Embrionárias Totipotentes Pluripotentes Adultas Multipotentes Nos tecidos adultos das plantas também existem células indiferenciadas, agrupadas em tecidos chamados meristemas, que são capazes de se dividirem, levando ao crescimento de órgãos ou á renovação de zonas lesadas.

6 Clonagem A clonagem é a produção de um ou mais indivíduos geneticamente idênticos ao progenitor. Cada um dos indivíduos produzidos é designado clone. Os clones formam-se a partir de células especializadas que têm a capacidade de reverter a diferenciação e adquirir novamente a capacidade de divisão, originando indivíduos adultos geneticamente iguais à célula que lhes deu origem.

7 Diferenciação celular e cancro
Durante os processos de divisão e diferenciação celulares, por vezes ocorrem erros que levam à produção de células cancerosas. Os factores externos responsáveis por estas alterações são as radiações, substâncias tóxicas e alguns vírus. A perda dos mecanismos de regulação celular pode ser uma das consequências da alteração do património genético das células. Estas células cancerosas dividem-se de forma descontrolada, produzindo tumores.

8 Diferenciação celular e cancro
Os tumores malignos podem espalhar-se pelo organismo, invadindo outros tecidos e formando metástases. A metastização consiste na formação de tumores em novos locais e resulta da migração de células cancerosas a partir do foco inicial. Se os novos tumores se desenvolverem de forma descontrolada tornam-se invasivos, causando a morte do indivíduo.

9 Etapas do desenvolvimento de um cancro
Proliferação celular não controlada ( aumento da proliferação e/ou diminuição da apoptose) Perda de diferenciação ( displasia ) Cancro In Situ ( localizado, não invasivo) Cancro Invasivo Apoptose – morte celular programada

10 Bibliografia Biologia 10 Matias, Osório & Martins, Pedro
Areal Editores


Carregar ppt "Crescimento e regeneração de tecidos vs. Diferenciação celular"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google