A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A história do futebol e suas regras básicas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A história do futebol e suas regras básicas."— Transcrição da apresentação:

1 A história do futebol e suas regras básicas.
Educação Física A história do futebol e suas regras básicas.

2 A história do Futebol A origem do Futebol:
Na China: por volta de 3000 anos a. C. os chineses praticavam um jogo que na verdade era um treino militar. Após as guerras eles formavam equipes para chutarem as cabeças de seus adversários.

3 A história do Futebol Após as cabeças, eles começaram a chutar bolas cobertas por cabelos. Formavam grupos com oitos jogadores e o objetivo era trocarem a bola de pé em pé sem deixar cair, levando para dentro de duas estacas fincadas no campo. As estacas eram ligadas por um fio de cera.

4 A história do Futebol No Japão: foi criado um esporte muito parecido com o Futebol atual que se chamava Kemari. Era praticado por integrantes da corte do imperador japonês. O Kemari acontecia em um campo de 200 metros quadrados. A bola era feita de fibras de bambu, e entre as regras era proibido o contato físico. Era composto de oito jogadores pra cada lado.

5 A história do Futebol Na Grécia e Roma:
Os gregos criaram um jogo no século I. Era conhecido como Episkiros. Usavam uma bola feita de bexiga de boi cheia de areia ou terra. Era dividido duas equipes com nove jogadores (militares).

6 A história do Futebol Na Itália Medieval apareceu um jogo denominado gioco del calcio. Era praticado em praças e os 27 jogadores de cada equipe deveriam levar a bola até os dois postes que ficavam nos dois cantos extremos da praça. A violência era muito comum, pois os participantes levavam para campo seus problemas causados, principalmente por questões sociais típicas da época medieval. 

7 A história do Futebol O barulho, a desorganização e a violência eram tão grandes que o rei Eduardo II teve que decretar uma lei proibindo a prática do jogo, condenando a prisão aos praticantes. Porém, o jogo não terminou, pois integrantes da nobreza criaram um nova versão dele com regras que não permitiam a violência. Nesta nova versão, cerca de doze juízes deveriam fazer cumprir as regras do jogo.

8 A história do Futebol Na Inglaterra: historiadores relatam que o gioco del calcio saiu da Itália para a Inglaterra por volta do século XVII. Ganhou regras diferentes, foi organizado e sistematizado.

9 A história do Futebol O campo deveria medir entre 120 por 180 metros e seriam instalados dois arcos retangulares chamados de gol. A bola era de couro e cheia de ar. Com regras claras e objetivas, começou a ser praticado por estudantes e filhos da nobreza inglesa.

10 A história do Futebol No ano de 1871 foi criado a figura do guarda-redes (goleiro), que seria o único a pegar a bola com as mãos. Deveria ficar perto do gol para evitar que a bola entrasse; Em 1875 foi determinado o tempo de jogo para 90 minutos; Surgi o pênalti em 1895; 1907 surgiu a regra do impedimento;

11 A história do Futebol O profissionalismo do Futebol surgiu em 1885, sendo criado no ano seguinte a International Board, entidade responsável em estabelecer e mudar as regras do Futebol.

12 A história do Futebol No ano de 1897, uma equipe de futebol inglesa chamada Corinthians fez uma excursão fora da Europa, contribuindo para difundir o futebol em diversas partes do mundo. Em 1888, foi fundada a Football League com o objetivo de organizar torneios e campeonatos internacionais.

13 A história do Futebol No ano de 1904, foi criada a FIFA ( Federação Internacional de Futebol) que organiza até hoje o futebol em todo mundo. É a FIFA que organiza os grandes campeonatos de seleções ( Copa do Mundo ) de quatro em quatro anos.

14 A história do Futebol No Brasil: Nascido no bairro paulistano do Brás, Charles Miller viajou para Inglaterra aos nove anos de idade para estudar. Lá tomou contato com o futebol e, ao retornar ao Brasil em 1894, trouxe na bagagem a primeira bola de futebol e um conjunto de regras. Podemos considerar Charles Miller como sendo o precursor do futebol no Brasil.

15 A história do Futebol no Brasil
O primeiro jogo de futebol no Brasil foi realizados em 15 de abril de 1895 entre funcionários de uma empresa inglesas que atuavam em São Paulo.

16 A história do Futebol O primeiro time a se formar no Brasil foi o SÃO PAULO ATHLETIC, fundado em 13 de maio de No início, o futebol era praticado apenas por pessoas da elite, sendo vedada a participação de negros em times de futebol.

17 A história do Futebol Em 1950, a Copa do Mundo foi realizada no Brasil, sendo que a seleção brasileira perdeu o título, em pleno Maracanã, para a seleção Uruguaia (Uruguai 2 x Brasil 1). Em 2014, a Copa do Mundo de Futebol foi realizada também no Brasil.

18 Regras básicas do futebol futebol de campo (11)
Numero de jogadores: no futebol de campo são 22 jogadores, sendo 10 na linha e 1 no gol e 11 na reserva; O técnico tem direito a 3 substituições por partida em jogos oficiais; O grupo de arbitragem: em uma partida oficial o grupo de arbitragem é composta por 3 árbitros, 1 arbitro central e 2 árbitros assistentes que atuam nas laterais do campo.

19 Regras básicas de futebol
O único jogador que tem o direito de utilizar as mãos no jogo é o goleiro, qualquer outro jogador que utilize a mão durante a partida, é considerado falta (se for dentro da área é pênalti). Toda vez que a bola ultrapassa as delimitações laterais do campo , o juiz marca o arremesso latera. No campo este arremesso é com as mãos.

20 Regras básicas de futebol
Punições: em causa de faltas pouco agressiva, o jogador é punido com cartão amarelo. Dois cartões amarelos para o mesmo jogador no único jogo, resulta em expulsão. Falta mais violenta o jogador é punido com cartão vermelho, ele é expulso e fica fora do próximo jogo também; Duraçao da partida: dois tempos de 45min.

21 Regras básicas do futebol
Se a bola ultrapassa as extremidades do fundo do , dependendo da situação é tiro de meta ou escanteio. Escanteio: quando a bola sai nas extremidades do fundo do campo, e antes da mesma sair ela toca no jogador do time oponente. Tiro de meta: quando a bola sai na linha de fundo sem tocar em nenhum jogador do time oponente.

22 Regras básicas do futebol campo de futebol

23 Regras básicas do futebol futebol de quadra (5)
Numero de jogadores: no futebol de quadra são 12 jogadores, sendo 4 na linha e 1 no gol e 7 na reserva; No futebol de quadra não há limite de substituições; O grupo de arbitragem: em uma partida oficial o grupo de arbitragem é composta por 2 árbitros, um principal e o outro arbitro assistente.

24 Regras básicas do futebol
O único jogador que tem o direito de utilizar as mãos no jogo é o goleiro, qualquer outro jogador que utilize a mão durante a partida, é considerado falta (se for dentro da área é pênalti). Toda vez que a bola ultrapassa as delimitações laterais do campo , o juiz marca o arremesso latera. Na quadra este arremesso é com os pés.

25 Regras básicas de futebol
Faltas: quando há um contato físico exagerado durante a partida. Cartão amarelo: dependendo da gravidade deste contato físico o jogador é advertido com um cartão amarelo Cartão vermelho: quando o jogador utiliza força em excesso, de forma a atingir violentamente o jogador adversário.

26 Regras básicas do futebol
Recuo de bola: o goleiro não pode utilizar as mãos quando o jogador de sua equipe passa a bola pra ele. OBS: no futsal o jogador só pode recuar a bola para o goleiro caso a mesma tenha passado do meio de campo ou tenha tocado no jogador adversário. Duração da partida: dois tempos de 20min.

27 Regras básicas do futebol


Carregar ppt "A história do futebol e suas regras básicas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google