A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Abordagem da Mudança Social Baseada no Marketing Social

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Abordagem da Mudança Social Baseada no Marketing Social"— Transcrição da apresentação:

1 A Abordagem da Mudança Social Baseada no Marketing Social
Profa. Francielle Felipe Práticas III A Abordagem da Mudança Social Baseada no Marketing Social

2 Marketing social é uma estratégia de mudança no comportamento
Marketing social é uma estratégia de mudança no comportamento. Ele combina os melhores elementos das abordagens tradicionais da mudança social um esquema integrado de planejamento e ação e aproveita os avanços na tecnologia das comunicações e na capacidade de marketing. (KOTLER & ROBERTO, 1992)

3 Natureza e as Tarefas do Marketing Social
Necessidade de compreensão dos conceitos: Qual é o significado de (1) uma idéia ou prática social, (2) um ou mais grupos de adotantes escolhidos como alvo e (3) uma tecnologia de administração da mudança social?

4 PRODUTO SOCIAL OBJETO TANGÍVEL PRÁTICA ATO COMPORTAMENTO IDÉIA CRENÇA ATITUDE VALOR

5 (2) um ou mais grupos de adotantes escolhidos como alvo
Como cada grupo de adotantes escolhidos como alvo possui seu próprio conjunto de crenças, valores e atitudes, os programas de marketing social são elaborados e estruturados em torno das necessidades específicas de cada segmento.

6 O Mkt Social exige conhecimento das características dos adotantes:
Sócio-demográficas Perfil psicológico Características comportamentais Conhecer os adotantes escolhidos como alvo dessas três maneiras capacita o especialista a fazer previsoes mais exatas e influenciar resultados.

7 Objetivo: neutralizar a oposição e conseguir o apoio de influenciadores para o programa.
Grupos que dão permissão; Grupos de apoio; Grupos de opositores; Grupos de avaliação.

8 (3) uma tecnologia de administração da mudança social
PERGUNTA TAREFA Qual é o ajuste (valor percebido) entre a idéia e o que o grupo de adotantes escolhido pelo alvo está procurando? Definição de ajuste O que possibilita um bom ajuste? Projeto (solução) de ajuste Como eu posso levar esse ajuste a meu grupo de adotantes escolhido como alvo? Realização do ajuste Como eu mantenho ou modifico o ajuste para defendê-lo contra um desaparecimento prematuro? Defesa do ajuste.

9 Projeto de produto social - ajuste
-Embalagem simbólica - Marca VESTIMENTA DO PRODUTO: PROJETO DA IMAGEM DO PRODUTO GRUPO DE ADOTANTES ESCOLHIDOS COMO ALVO

10 POSICIONAMENTO DA IDÉIA SOCIAL POSICIONAMENTO DO PRODUTO TANGÍVEL
PRODUTO SOCIAL POSICIONAMENTO DA IDÉIA SOCIAL POSICIONAMENTO DO PRODUTO TANGÍVEL “VESTIMENTA” DA IDÉIA SOCIAL – MARCA, EMBALAGEM SIMBÓLICA DO PRODUTO TANGÍVEL – MARCA E EMBALAGEM FÍSICA PROJETO DE IMAGEM DO PRODUTO GRUPO DE ADOTANTES ESCOLHIDO COMO ALVO

11 ESTRUTURA DO TRABALHO DE PRÁTICAS III

12 1 – Briefing (14/02) CORRÊA, Roberto. O atendimento na agência de comunicação. São Paulo: Global, 2002. Situação de Mercado Promessa básica Tamanho do mercado Justificativa Tendência Atributos complementares da imagem desejada Concorrência Dados do produto ou serviço (Campanha da Fraternidade) Público-alvo e localização (características) Qual o problema que a comunicação tem que resolver Características Explicação do tema Objetivos de comunicação Área de ação Tom da campanha Sazonalidade Obrigatoriedade de comunicação Funcionamento da Campanha da Fraternidade e ações desenvolvidas pelo cliente Verba de comunicação Cronograma Objetivos de marketing Posicionamento

13 2 – Plano de Trabalho Criativo (para concorrer no concurso de campanhas) – 14/02
Tema Slogan Detalhamento das peças desenvolvidas Veículo Formato: 70 cm de altura, por 50 cm de largura ou 50 cm de altura, por 70 cm de largura (escolher) Cores Tamanho Título Texto Justificativa Layouts Declaração cedendo os direitos autorais em benefício da Campanha da Fraternidade Ecumênica Autorização para que a equipe técnica nomeada pela Comissão Ecumênica possa fazer as eventuais alterações que julgar necessárias Autorização para uso de imagem

14 3 - Referencial teórico (18/ 04)
Explicação e fundamentação teórica (utilizar pelo menos 3 autores) a cerca dos seguintes temas: - Papel social da propaganda - Propaganda de cunho social - O Marketing e a propaganda social - O processo de criação de uma campanha publicitária: etapas e envolvidos

15 4 – Planejamento da Campanha – Parte I - (16/05)
1. Resumo técnico 2. Histórico da empresa 5. Mercado: dimensionamento, tendências e comparação com a concorrência direta 6. Diagnóstico: pontos fortes e fracos; problemas, ameaças e oportunidades; conclusão. 7. Definição do problema de comunicação 8. Definição do público alvo e área de atuação 9. Posicionamento da marca

16 4 – Planejamento da Campanha – Parte II – (30/05)
11. Estratégia de criação: objetivo, estratégia, justificativa e peças publicitárias da campanha Peças obrigatórias: - Cartaz grande, médio, pequeno com aplicação da arte em cartão postal e capa dos subsídios como texto-base da campanha, CD e manual de acordo com regulamento da campanha; - Duas outras peças em qualquer formato que o grupo escolher podendo ser em mídia eletrônica, impressa, ação promocional e etc. 12. Plano de Mídia: objetivo, estratégia, justificativa, tática, programação 13. Cronograma de realização da campanha incluindo produção e mídia 14. Resumo financeiro de mídia e produção

17 20/06 – BANCAS DE APRESENTAÇÃO


Carregar ppt "A Abordagem da Mudança Social Baseada no Marketing Social"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google