A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques"— Transcrição da apresentação:

1 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
Aula 25 Esgotamento de águas pluviais Fonte Consultada MACINTYRE, A. J. Instalações Hidráulicas BORGES; Instalações prediais hidráulico-sanitário e de gás.

2 Esgotamento de Águas Pluviais
Os condutores de águas pluviais não podem ser usados para receber efluentes de esgotos sanitários. Os condutores da instalação predial de esgotos sanitários não podem ser aproveitados para a condução de águas pluviais; As superfícies horizontais de lajes devem ter uma declividade mínima de 0,5% que garanta o escoamento das águas pluviais até os pontos de drenagem previstos;

3 Esgotamento de Águas Pluviais
O diâmetro interno mínimo dos condutores verticais de seção circular é 75mm; os condutores horizontais devem ser projetados, sempre que possível, com declividade uniforme com valor mínimo de 0,5%.

4 Vazão a esgotar Q = Ai A = área de contribuição, medida na projeção horizontal. i = Intensidade pluviométrica. Nos projetos técnicos faz se algumas correções de A, considerando a inclinação na chuva e os detalhes construtivos da obra. Estes detalhes não serão considerados nesta disciplina.

5 Intensidade Pluviométrica
Baseado em dados pluviométricos locais e corresponde a maior coluna d’água por unidade de tempo registrada em intervalos de 1 a 25 anos. Como parâmetro geral, usa-se i = 172 mm/h Intensidade Pluviométrica I (5 anos) LOCAL i Belém 157 Goiânia 178 São Paulo 172

6 Exercício Determinar a máxima vazão de água pluvial a esgotar, em l/min e em m³/h, de um estacionamento de 2 mil metros quadrados localizado em Goiânia. Determinar a máxima vazão a esgotar de um telhado medindo 20 x 60 m.

7 Dimensionamentos dos condutos
O dimensionamento considera sempre a pior situação; ou seja, o índice pluviométrico máximo. Da equação da continuidade: 𝑄=𝐴.𝑣 Onde: Q = vazão A = área seccional do condutor v = velocidade do escoamento Ou seja, dimensionar consiste em determinar uma área suficiente para escorar em determinada velocidade

8 Dimensionamentos dos condutos
A tecnologia hidráulica e normas técnicas (NBR 10844) estabelecem a aplicação de fórmulas empíricas e tabelas no dimensionamento. Nesta disciplina veremos apenas o dimensionamento simplificado 𝐴= 𝑄 𝑣 A velocidade é determinada empiricamente pela inclinação do conduto.

9 Fórmula da Velocidade A velocidade é influenciada pela rugosidade e pelo raio hidráulico. 𝑅= 𝐴 𝑃 R = raio hidráulico A = área da seção transversal do conduto P = perímetro molhado do conduto.

10 Fórmula da Velocidade Fórmula de Chez. 𝑣=𝐶 𝑅𝐼
𝑣=𝐶 𝑅𝐼 Fórmula de Manning-Strickler 𝑣= 3 𝑅 2 𝐼 𝑛 I = inclinação do conduto, em 1/1000 n = coeficiente de rugosidade. C= 87/(1+0,16/ 𝑅 )= coeficiente de Bazin


Carregar ppt "ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google