A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SALVAÇÃO EBD SALVAÇÃO EBD “Porque a LEI foi dada por intermédio de Moisés; a GRAÇA e a Verdade vieram por meio de Jesus Cristo”. João.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SALVAÇÃO EBD SALVAÇÃO EBD “Porque a LEI foi dada por intermédio de Moisés; a GRAÇA e a Verdade vieram por meio de Jesus Cristo”. João."— Transcrição da apresentação:

1

2 SALVAÇÃO EBD

3 “Porque a LEI foi dada por intermédio de Moisés; a GRAÇA e a Verdade vieram por meio de Jesus Cristo”. João 1.17.

4 O Monte Sinai foi, sem dúvidas, uma “linha divisória” na história do povo de Israel. Antes do Sinal não havia, entre os israelitas, Lei, Escrita, de procedência divina.

5 Moisés passa quarenta dias com o Senhor, Deus, no Monte Sinai
Moisés passa quarenta dias com o Senhor, Deus, no Monte Sinai. Moisés desce do Monte Sinai com a Lei de Deus codificada, escrita.

6 A partir do Sinai, a Lei de Deus inaugurou um “Sacerdócio Centralizado” e a Tribo de Levi foi a escolhida para efetuar esse “Privilégio”.

7 Antes do Sinai havia um “Sacerdócio Familiar”
Antes do Sinai havia um “Sacerdócio Familiar”. O “cabeça” da família ocupava o lugar de sacerdote. Após o Sinai estabeleceu-se o “Sacerdócio Centralizado”, atuação da Tribo de Levi.

8 Antes do Sinai: Lei gravada na “consciência” de cada israelita e “Sacerdócio Familiar”.

9 Depois do Sinai: Lei Escrita, Codificada e, “Sacerdócio Centralizado”.

10 Depois do Sinai: As famílias traziam, aos Levitas (“Sacerdócio Centralizado”), o animal para ser sacrificado.

11 Moisés, atendendo ao Senhor, sobe ao Monte Sinai e recebe, durante quarenta dias, as tábuas de pedra, a lei, e os mandamentos para ensinar ao povo de Israel. Êxodo

12 A Lei de Deus, a vontade divina estabelecida, embora entregue a Israel, sua parte “ética” é aplicável a todos os demais povos dada a sua universalidade.

13 “...Principalmente, porque aos judeus foram confiados os oráculos de Deus”. Romanos 3.2.

14 A Lei de Deus, a vontade divina estabelecida, pode ser dividida em quatro partes principais, a saber: a Lei Moral, a Lei Cerimonial, a Lei das Purificações e a Lei Civil.

15 A Lei Moral ensina-nos a natureza imutável do nosso Deus
A Lei Moral ensina-nos a natureza imutável do nosso Deus. As Relações Sociais de Israel na Terra Prometida. Essência: os Dez Mandamentos.

16 A Lei Cerimonial prefigura a Vinda de Cristo (o Salvador)
A Lei Cerimonial prefigura a Vinda de Cristo (o Salvador). Implanta o Sacerdócio, o Sistema Sacrificial, o Tabernáculo e as Vestimentas Especiais.

17 A Lei das Purificações instruía o povo, israelita, no que tange a enfermidades, dietas, cuidados, e higiene, pessoais.

18 A Lei Civil tratava, em detalhes, do relacionamento humano
A Lei Civil tratava, em detalhes, do relacionamento humano. Grande parte dos ordenamentos jurídicos, de hoje, têm como base a Lei Civil, bíblica.

19 Quando a Lei do Senhor foi “ratificada”, Moisés lê os Mandamentos para todo o povo e, então, tomou o sangue dos novilhos e inaugurou o primeiro Concerto de Deus com seu povo. Êxodo 24.8.

20 Contudo, dada à demora de Moisés, no Monte Sinai, Arão e o povo fazem o “bezerro de ouro”. Deus se desagrada. Moisés quebra as tábuas (Êxodo 32.19). Porém, Moisés clama a Deus pelo povo, e obtém, de Deus, um favor gracioso: a segunda chance – o perdão e novas pedras (Êxodo 34.28).

21 Os Filhos de Israel estiveram junto ao Monte Sinai durante onze meses
Os Filhos de Israel estiveram junto ao Monte Sinai durante onze meses. Ali, receberam a Lei de Deus sob diferentes aspectos, construíram o Tabernáculo e Moisés escreveu os três primeiros Livros da Bíblia.

22 A Lei revelou o pecado, contudo, não podia salvar
A Lei revelou o pecado, contudo, não podia salvar. O Sacerdócio também não podia salvar. Embora o Sacerdócio Levítico revelasse a solução não podia provê-la.

23 A Lei que instituiu o Sacerdócio Levítico era incapaz de tornar o pecador justo, perfeito, diante de Deus. Solução: era necessário um Novo Sacerdócio sem vínculo à “imperfeição” da “antiga” ordem.

24 “Pois, quando se muda o Sacerdócio, necessariamente há também mudança de Lei”. Hebreus 7.12.

25 Jesus Cristo, nosso Sumo Sacerdote, não pertencia à Tribo de Levi, mas à de Judá. A Tribo de Judá nunca serviu no Tabernáculo. Hebreus

26 “Pois é evidente que nosso Senhor (Jesus) procedeu de Judá, tribo à qual Moisés nunca atribuiu Sacerdotes”. Hebreus 7.14.

27 A Lei e o Sacerdócio Levítico eram ineficazes para tornarem a pessoa perfeita diante de Deus. Assim, a Esperança do Antigo Testamento “aguardava” um Sacerdócio Novo...

28 “Porque a Lei constitui sumos sacerdotes a homens sujeitos à fraqueza, mas a Palavra (da Graça) do juramento, que foi posterior à Lei, constitui o Filho (Cristo), perfeito para sempre”. Hebreus 7.28.

29 Os Sacerdotes Levitas, exteriormente impecáveis, humanos, internamente, eram imperfeitos. Os sacrifícios eram “repetidos”. Os Sacrifícios, dos animais, eram ineficazes pois o sacrifício de um animal não poderia remover pecados. Hebreus 10.4.

30 Logo, um Sacerdócio “Imperfeito” só poderia oferecer Sacrifícios “Imperfeitos”. Havia, então, a necessidade de um Sumo Sacerdote Perfeito que pudesse oferecer um Sacrifício Perfeito: CRISTO. Hebreus 7.26.

31 “Com efeito, convinha um Sumo Sacerdote como este (Cristo), santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores e feito mais alto do que os céus”. Hebreus 7.26.

32 “Que não tem necessidade, como o sumos sacerdotes, de oferecer todos os dias sacrifícios, primeiro, por seus próprios pecados, depois, pelos do povo; porque fez isto (Cristo) uma vez por todas, quando a si mesmo se ofereceu”. Hebreus 7.28.

33 “Porque, se aquela primeira aliança (Lei) tivesse sido sem defeito, de maneira alguma estaria sendo buscado lugar para uma segunda (Graça Cristocêntrica)”. Hebreus 8.7.

34 “Por isso mesmo, JESUS se tem tornado o Fiador de Superior Aliança (GRAÇA)”. Hebreus 7.22.

35 GRAÇA – favor imerecido concedido por Deus à toda a raça humana
GRAÇA – favor imerecido concedido por Deus à toda a raça humana. Por meio da Graça, o homem pode obter os benefícios do Plano de Salvação. A Graça é operada mediante a Fé.

36 Jesus, autor da Nova Aliança, trouxe-nos a Salvação, pela Graça, por meio da Fé, vinculando-se à Aliança Abrâmica, conforme João 8.56.

37 “Abraão, vosso pai, alegrou-se por ver o meu dia, viu-o e regozijou-se”. João 8.56.

38 A Primeira Aliança tinha falhas, Hebreus 8. 9
A Primeira Aliança tinha falhas, Hebreus 8.9. Aliança que Deus fez com Israel por intermédio de Moisés. Deus, então, prometeu uma Nova Aliança, em Cristo, conforme Jeremias

39 Os Santos que viveram no Antigo Testamento foram salvos por aguardarem em expectativa (tempo futuro). Nós, os Santos do Novo Testamento, somos salvos pela Fé naquele que veio (tempo passado).

40 A Nova Aliança encontrou o seu devido cumprimento em Cristo
A Nova Aliança encontrou o seu devido cumprimento em Cristo. Na Cruz (Graça) cumpriu-se a Nova Aliança, porém, nem tudo da Antiga (Lei) foi retirado, nem chegou a plenitude da Nova...Tudo se completará com a Vinda de Cristo.


Carregar ppt "SALVAÇÃO EBD SALVAÇÃO EBD “Porque a LEI foi dada por intermédio de Moisés; a GRAÇA e a Verdade vieram por meio de Jesus Cristo”. João."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google