A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VISA e ILPIs no Paraná Vigilância Sanitária

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VISA e ILPIs no Paraná Vigilância Sanitária"— Transcrição da apresentação:

1 VISA e ILPIs no Paraná Vigilância Sanitária
compreende um conjunto de ações capazes de intervir na proteção e defesa da qualidade de vida dos indivíduos e da coletividade.

2 VISA e ILPIs no Paraná A execução dos serviços e ações de VISA são descentralizadas. O Estado atua na forma de monitoramento e avaliação das ações realizadas pelos municípios. No Paraná, as ações de VISA junto as ILPIs , são executadas pelos municípios O Município que não tem condições organizativas para executar ações de VISA, recebe cooperação técnica do Estado, que realiza as ações de forma complementar ou suplementar.

3 VISA e ILPIs no Paraná O acompanhamento pelas VISAs às ILPIs no Paraná teve início nos anos 80, devido as condições precárias e de abandono em que se encontravam os idosos nessas instituições. No final da década, a fiscalização passou a ser orientada pela Resolução Estadual 58/89, que estabelecia critérios para o funcionamento .

4 VISA e ILPIs no Paraná

5 VISA e ILPIs no Paraná

6 VISA e ILPIs no Paraná

7 VISA e ILPIs no Paraná

8 VISA e ILPIs no Paraná A realidade apresentou a necessidade de uma orientação mais efetiva aos técnicos das VISAs, proprietários das instituições e familiares dos usuários. O que se fez através da publicação da resolução 219/01, que “aprova o Roteiro de Inspeção para Casa de Repouso para Idosos e Casas de Apoio para Adultos em Tratamento”.

9 VISA e ILPIs no Paraná Em 2002 o DEVS realizou levantamento das “casas de repouso para idosos”, sendo traçado um perfil preliminar desses estabelecimentos. Foram encontradas muitas instituições com deficiências e até em condições precárias de funcionamento (com ênfase nas condições higiênico-sanitárias, e na relação de atendimento estabelecida com seu usuário).

10 VISA e ILPIs no Paraná No ano de 2005, foi publicada pela ANVISA a RDC 283, a qual estabelece os padrões para funcionamento das ILPIs, orientando as VISAs em âmbito nacional. Em 2006, o Ministério da Saúde publica o Pacto Pela Saúde, que é firmado entre os Gestores do SUS, nesse está o PACTO PELA VIDA onde a saúde do idoso está incluída como prioridade.

11 VISA e ILPIs no Paraná Ação pactuada VISA municipal:
Realizar Inspeção Sanitária e Cadastrar no SINAVISA 100% das ILPIs DO Estado A importância da contribuição das ILPIs em procurar se cadastrar nas VISAS municipais.

12 SESA Secretaria de Estado da Saúde do Paraná www.saude.pr.gov.br
Departamento de Vigilância Sanitária Célia Regina Ratiguieri


Carregar ppt "VISA e ILPIs no Paraná Vigilância Sanitária"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google