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Professor: PAULO ESPÍNDOLA DE SOUZA

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Apresentação em tema: "Professor: PAULO ESPÍNDOLA DE SOUZA"— Transcrição da apresentação:

1 Professor: PAULO ESPÍNDOLA DE SOUZA
UNAES Centro Universitário de Campo Grande APOSTILA DE TREINAMENTO SIAFEM Professor: PAULO ESPÍNDOLA DE SOUZA CAMPO GRANDE - MS

2 ORGANOGRAMA DO MINISTÉRIO DA FAZENDA
CLIENTES DO SERPRO MINISTRO ÓRGÃOS ESPECÍFICOS ÓRGÃOS COLEGIADOS ENTIDADES VINCULADAS PGFN SRF CONFAZ AUTARQUIA BACEN SRF EMPRESA PÚBLICA PGFN CMN SERPRO STN BANCO DO BRASIL SOCIEDADE ECON. MISTA STN SFC SFC ESAF

3 SIAFI SIAFEM ORIGEM DO SIAFEM 1986 : GOVERNO FEDERAL
1993 : ESTADOS E MUNICÍPIOS SIAFI SIAFEM

4 VANTAGENS DO SIAFEM SIAFEM CULTURA DISEMINADA NO GOVERNO
DEFINIÇÃO LÓGICA CONSOLIDADA ATENDE A LEI 4.320/64 SIAFEM PADRONIZA PROCEDIMENTOS INTEGRADO À ELABORAÇÃO ORÇAMENTÁRIA SOPORTE TÉCNICO

5 OBJETIVOS DO SIAFEM Simplificar e uniformizar a execução orçamentária, contábil e financeira de Estados e Municípios. Minimizar custos, através da eficiência e eficácia na gestão dos recursos públicos.

6 Fornecer informações confiáveis e em tempo real à tomada de decisão.
OBJETIVOS DO SIAFEM Prover os órgãos centrais, setoriais e executores da gestão pública, de mecanismos adequados para o controle diário da execução orçamentária, contábil e financeira. Fornecer informações confiáveis e em tempo real à tomada de decisão.

7 Transparência aos gastos públicos.
OBJETIVOS DO SIAFEM Transparência aos gastos públicos. Otimizar a utilização dos recursos financeiros através da Conta Única. Ser um mecanismos de modernização da administração pública.

8 ABRANGÊNCIA DO SIAFEM SIPLAN SIAFEM ADMINISTRAÇÃO DIRETA AUTARQUIAS
PLANO DE CONTAS ÚNICO SIPLAN SIAFEM FUNDAÇÕES EMPRESAS PÚBLICAS (LEI 6404/76) FUNDOS

9 SIAFEM PRINCIPAIS FUNÇÕES BALANÇOS E DEMONSTRATIVOS DA LEI 4.320/64
CONTA ÚNICA CONTA ÚNICA ENCERRAMENTO AUTOMÁTICO DE EXERCÍCIO SIAFEM CONTABILIDADE POR EVENTOS PROGRAMAÇÃO DE DESEMBOLSO CONTROLE DE COTAS ORÇAMENTÁRIAS

10 SIAFEM PRINCIPAIS FUNÇÕES
CONTA ÚNICA Unificação dos saldos de todas as contas bancárias dos órgãos do governo, em uma única conta bancária. Transferências entre órgãos: são eletrônicas e imediatas, não transitam pela rede bancária e podem ser feitas fora do horário de funcionamento dos bancos. Assegurada a autonomia de gestão entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, participantes da Conta Única.

11 SIAFEM PRINCIPAIS FUNÇÕES
CONTA ÚNICA Conhecimento prévio do montante dos desembolsos efetivos de todas as Unidades Gestoras, a serem realizados no dia seguinte. Os pagamentos podem ser centralizados na Secretaria da Fazenda, ou descentralizados. Neste caso, a Secretaria da Fazenda transfere recursos eletronicamente para as demais Secretarias, através da Conta Única, para que estas efetuem seus pagamentos.

12 PRINCIPAIS FUNÇÕES BANCO SIAFEM CONTA ÚNICA RECURSOS DO ESTADO
DEPOSITADOS EM UMA ÚNICA CONTA BANCÁRIA CONTA ÚNICA Nº SALDO: R$ ,00 O BANCO NÃO INDIVIDUALIZA POR ÓRGÃO. O BANCO TRANSMITE O ARQUIVO DE RETORNO DAS ORDENS BANCÁRIAS (OB), PARA CONCILIAÇÃO NO SIAFEM. DISTRIBUIÇÃO CONTÁBIL DOS RECURSOS POR ÓRGÃOS DO ESTADO UG SEFAZ R$ ,00 UG SEEDU R$ ,00 UG SESAL R$ ,00 O SIAFEM INDIVIDUALIZA POR ÓRGÃO.

13 SIAFEM PRINCIPAIS FUNÇÕES BALANÇOS E DEMONSTRATIVOS DA LEI 4.320/64
ANEXO 12 BALANÇO ORÇAMENTÁRIO BALANÇO FINANCEIRO ANEXO 13 ANEXO 14 BALANÇO PATRIMONIAL ANEXO 15 VARIAÇÕES PATRIMONIAIS ANEXO 1 ANEXO 1 DEMAIS ANEXOS DA LEI 4.320/64 ANEXO N APROPRIAÇÃO FÍSICA DO GASTO

14 SIAFEM PRINCIPAIS FUNÇÕES
ENCERRAMENTO AUTOMÁTICO DE EXERCÍCIO SIAFEM Baixa e Inscrição de Restos a Pagar Processados e Não Processados. Encerramento das Contas de Despesas e Receitas e apuração do Resultado do Exercício. Transferências de saldos de um exercício para o outro, trabalhando simultaneamente com dois Bancos de Dados.

15 SIAFEM PRINCIPAIS FUNÇÕES Cota de Despesa Autorizada
CONTROLE DE COTAS ORÇAMENTÁRIAS Cota de Despesa Autorizada Cota de Despesa a Fixar Cota de Despesa Liberada Cota de Despesa Disponível a Empenhar Cota de Despesa Empenhada

16 SIAFEM PRINCIPAIS FUNÇÕES
PROGRAMAÇÃO DE DESEMBOLSO SIAFEM Programação eletrônica, dos pagamentos a serem efetuados pelas Unidades Gestoras. Permite ao gestor financeiro estabelecer a natureza e o montante dos pagamentos a serem efetuados. Permite ao gestor financeiro identificar previamente o credor do pagamento.

17 SIAFEM PRINCIPAIS FUNÇÕES
CONTABILIDADEPOR EVENTOS SIAFEM Eventos são códigos numéricos de lançamentos, associados a contas contábeis. Atos e Fatos estão associados a eventos.

18 FLUXO DO SISTEMA SISTEMA NAVEGA SUBSISTEMASINTEGRADOS
SISTEMA SIAFEM SUBSISTEMAS CADASTROS BÁSICOS EXECUÇÃO FINANCEIRA AUDITORIA E CONTROLE COMUNICA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA TABELAS CONTABILIDADE

19 FLUXO DO SISTEMA SISTEMA NAVEGA Controla o acesso dos usuários, dando mais segurança ao SIAFEM, e também fornece, de forma padronizada os menus que os conduzirão às transações escolhidas.

20 FLUXO DO SISTEMA SUBSISTEMA COMUNICA Comunicação eletrônica entre órgãos participantes do SIAFEM. Utilizado para disseminar normas internas de contabilidade, orçamento e finanças.

21 FLUXO DO SISTEMA SUBSISTEMA CADASTROS BÁSICOS Contém as informações referentes ao cadatro de credores e cadastro de convênios.

22 FLUXO DO SISTEMA SUBSISTEMA EXECUÇÃO FINANCEIRA Permite o registro de todos os atos e fatos administrativos. Liquidação de Despesa. Transferências financeiras. Programação de Desembolso.

23 FLUXO DO SISTEMA SUBSISTEMA AUDITORIA E CONTROLE Permite ao gestor contábil conferir os registros efetuados pelos operadores do SIAFEM.

24 FLUXO DO SISTEMA SUBSISTEMA TABELAS Tem como objetivo unificar os dados, assim como simplificar a emissão de documentos eletrônicos, gerando mais agilidade e confiabilidade a este processo.

25 FLUXO DO SISTEMA SUBSISTEMA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA Permite o registro do orçamento aprovado e suas modificações, as transferências orçamentárias e o comprometimento do orçamento autorizado.

26 FLUXO DO SISTEMA SUBSISTEMA CONTABILIDADE Contém informações gerenciais e operacionais da estrutura contábil, o que facilita o controle interno e externo, através de informacões dos registros analíticos e sintéticos dos atos e fatos da administração.

27 DOCUMENTOS ELETRÔNICOS
NOTA DE DOTAÇÃO. UTILIZADA PARA A CARGA DO ORÇAMENTO APROVADO. ND NOTA DE CRÉDITO. UTILIZADA PARA DESCENTRALIZAR O ORÇAMENTO. NC NOTA DE EMPENHO. UTILIZADA PARA EMPENHAR A DESPESA. NE NOTA DE LANÇAMENTO. UTILIZADA PARA LIQUIDAR A DESPESA. NL PD PROGRAMAÇÃO DE DESEMBOLSO. UTILIZADA PARA PROGRAMAR O PAGAMENTO. OB ORDEM BANCARIA. UTILIZADA PARA O PAGAMENTO DA DESPESA. GUIA DE RECEBIMENTO. UTILIZADA PARA O RECEBIMIENTO DE RECURSOS PARA O TESOURO. GR SIAFEM

28 SIAFEM COMPONENTES DO SIAFEM Aplicativo Manual do Cliente
Manual de Produção Manual de Instalação Sistema Navega

29 SIAFEM IMPLANTAÇÃO Levantamento da Legislação Financeira
70 DIAS ÚTEIS SIAFEM Levantamento da Legislação Financeira Análise Administrativa Adequar os Processos Administrativos Analisar Hardware e Software Adequar o Plano de Contas Adequar a Tabela de Eventos

30 SIAFEM IMPLANTAÇÃO Elaborar Tabelas Dar carga das Tabelas no SIAFEM
Elaborar o Manual Simplificado do Usuário Treinamento Tratar Conflitos Potenciais

31 ESTADOS E MUNICÍPIOS IMPLANTADOS
Alagoas (Serpro) Amapá (Serpro) Espírito Santo (Serpro) Pará (Serpro) Pernambuco (Serpro) Rio de Janeiro (Labo) Rondônia (Labo) São Paulo (Serpro) Distrito Federal (Serpro) Maranhão (Serpro) Tocantins (Consist) MUNICIPIOS Juiz de Fora - MG (Labo) Piracicaba - SP (Labo) Pirassununga-SP (Serpro) Cuiabá - MT (Policentro) Uberaba - MG (Serpro)

32 Este material é para uso didático, como fonte inicial de pesquisa e desenvolvimento do SIAFEM no Estado de Mato Grosso do Sul em um projeto estimado para agosto/2000, financiado pelo BID para interligar futuramente todos o Municípios do Estado, onde o principal objetivo é o controle das contas públicas. FIM


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