A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A opinião ilustrada Caricatura – Retrato humano, com traços exagerados ou simplificados, ressaltando detalhes e formas. Tem por finalidade ironizar a personagem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A opinião ilustrada Caricatura – Retrato humano, com traços exagerados ou simplificados, ressaltando detalhes e formas. Tem por finalidade ironizar a personagem."— Transcrição da apresentação:

1 A opinião ilustrada Caricatura – Retrato humano, com traços exagerados ou simplificados, ressaltando detalhes e formas. Tem por finalidade ironizar a personagem retratada, provocando risos nos leitores.

2 Caricaturas do Lula

3 A opinião ilustrada A caricatura desconcerta, ridiculariza, tira do eixo, desmistifica personalidades. Neste sentido, a caricatura humaniza as personagens retratadas. Segundo Marques de Melo, “a caricatura incomoda mais os donos do poder que o editorial ou o artigo”.

4 Caricaturas do Roberto Carlos

5 Caricaturas dos Ronaldos

6 A opinião ilustrada Charge – é a crítica humorística de um fato ou acontecimento específico. Pode ser também a reprodução gráfica de uma notícia, segundo a ótica do desenhista. Pode ser feita apenas com desenho ou combinação entre os traços e breves textos.

7 Charge do Jean publicada na Folha de São Paulo dia 05/11/2008

8 A opinião ilustrada

9 Charges sobre os confrontos no Rio de Janeiro nos últimos dias
Pelicano – Jornal Bom Dia São Paulo – 20/10/09

10 Charges sobre os confrontos no Rio de Janeiro nos últimos dias
Jorge Braga – Jornal O Popular – 21/10/09

11 Charges sobre os confrontos no Rio de Janeiro nos últimos dias
Glauco – Jornal Folha de São Paulo – 19/10/09

12 A opinião ilustrada Cartoon – anedota gráfica, contendo alguma crítica mordaz. Não costuma trazer personagens reais, nem mesmo retratar fatos verídicos, mas expressam as mazelas, agruras ou os ridículos próprios dos seres humanos. Luís Fernando Veríssimo – Revista Veja – anos 80

13 A opinião ilustrada Comic – histórias em quadrinhos. Como o nome sugere, trata-se da sucessão de desenhos em pequenos quadros que, juntos e em sequência, contam uma história.

14 A opinião ilustrada Marques de Melo enfatiza que, apesar de expressarem opiniões, Comics e Cartoons não pertencem ao universo jornalístico, pois estão mais próximos à ficção. São exemplos de bons chargistas e cartunistas: Millôr Fernandes, Ziraldo, Glauco, Angeli, Jorge Braga, Aroeira, Jean, Paulo e Chico Caruso, Jaguar, entre outros.

15 Angeli – Folha de São Paulo – 10/09/2007
A charge de Angeli, publicada no jornal Folha de São Paulo do dia 10/09/07 – véspera da data em que se lembraram os 6 anos da queda das Torres Gêmeas, em Nova York –, mostra Bin Laden, líder da organização Al Qaeda, se apresentando ao teclado. Na charge, Bin Laden diz que vai cantar “Don’t Worry, Be Happy”, que significa “não se preocupe, seja feliz” e é um clássico da música norte-americana. Uma semana antes, Bin Laden havia aparecido em um vídeo (divulgado nas principais redes de TV norte-americanas) rememorando o atentado de 2001 e avisando que novos ataques poderiam acontecer novamente.

16 Exemplo de avaliação sobre charge
Com base nessas informações, respondam: Qual o significado da charge de Angeli? Que opinião ela expressa sobre os então 6 anos de atentado ao World Trade Center? Por que Angeli escolheu a música Don’t Worry, Be Happy para ilustrar sua charge? Qual o significado da música no contexto descrito no enunciado acima? De que maneira a charge de Angeli nos ajuda a compreender a realidade daquele momento histórico (tanto para os estadunidenses, quanto para nós brasileiros)?


Carregar ppt "A opinião ilustrada Caricatura – Retrato humano, com traços exagerados ou simplificados, ressaltando detalhes e formas. Tem por finalidade ironizar a personagem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google