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Gerenciamento das Diretrizes

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Apresentação em tema: "Gerenciamento das Diretrizes"— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciamento das Diretrizes
Profa. Elidiane Melo

2 Aplicação do Gerenciamento das Diretrizes
O que é uma Diretriz?

3 Objetivos Por meio do Gerenciamento das Diretrizes, procura-se criar condições para o gerenciamento das prioridades da organização no dia-a-dia. Trata-se de uma sistemática para alinhar a organização em torno de seus objetivos estratégicos, mostrando a contribuição que se deve esperar de cada uma de suas partes, orientadas por indicadores de desempenho apropriados e guiadas por planos de ação consistentes.

4 Hierarquia das necessidades de uma organização
Fase 4 Fase 3 Fase 2 Fase 1 Fase 0 Mesma visão para toda a organização Alinhamento Autodiagnóstico Gerenciamento de processos Foco único no resultado/ objetivo

5 Componentes de uma diretriz

6 Exemplo de diretriz Redução do custo de compra dos materiais DIREÇÃO
De: Y reais Para: 0,80 x Y reais. OBJETIVO Manter a qualidade do produto entregue pela organização Não aumentar o estoque de matérias-primas CONDIÇÕES DE CONTORNO Avaliar compras a custo global Parcerias com melhores fornecedores Reduzir o número de fornecedores Comprar a melhor qualidade pelo menor preço LINHAS MESTRAS

7 O Gerenciamento das Diretrizes
O Gerenciamento de Diretrizes pode ser definido como um processo cuja finalidade é articular uma diretriz e os objetivos associados em:

8 Descrição do gerenciamento das diretrizes
Desdobrar até chegar ao ponto de entender, passando do geral para o particular, com finalidade de articular ações para o alcance de objetivos; Direção superior e os níveis hierárquicos superiores são os grandes promotores das mudanças da organização. Participação de todos;

9 Finalidade do gerenciamento das diretrizes
Dar direcionamento para a organização e estabelecer consenso entre suas diferentes partes A sigla IDÉIA serve para indicar o conjunto de etapas que devem constar no gerenciamento das diretrizes: Incentivar a geração de idéias Desenvolver iniciativas de melhoria que apresentem resultados significativos, mesmo a curto prazo Estabelecer o consenso da organização em relação aos objetivos de melhoria Intensificar contatos Assegurar a coerência entre as diretrizes e ações por meio da cadeia de comando, com ações e objetivos claramente definidos em cada nível ou a cada microprocesso, tornando possível controlar as atividades de melhoria no dia-a-dia.

10 Aplicação do gerenciamento das diretrizes
Pode ser aplicado a qualquer tipo de objetivo; Condições necessárias : Comprometimento por parte dos responsáveis pelo gerenciamento da função ou da área que deve contribuir para o atendimento/cumprimento da diretriz. Completa assimilação da dinâmica e dos objetivos do ciclo PDCA. Conhecimento dos processos de gerenciamento voltados às atividades de melhoria. Conhecimento e pratica na utilização das ferramentas para diagnostico e solução de problemas. Comprovação da existência de recursos/condições para revisar/ mudar o processo Clara disposição e determinação para definir objetivos.

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12 Aplicação do Gerenciamento das Diretrizes
Quais são os meios utilizados pelas empresas para especificar as diretrizes que serão desdobradas?

13 Aplicação do Gerenciamento das Diretrizes

14 Aplicação do Gerenciamento das Diretrizes

15 Aplicação do Gerenciamento das Diretrizes

16 Desdobramento dos objetivos e articulação das ações
A explicitação da diretriz busca indicar as áreas de melhorias operacional. Na busca, cuida-se da articulação da diretriz em níveis sucessivos de detalhe até encontrar as referidas áreas Conceitos fundamentais: 1 Área de melhoria: é um micro processo de importância ou mesmo uma área de atividade que contém um micro processo importante, com indicadores passíveis de quantificação; 2 Área de melhoria operacional: é uma área de melhoria, de dimensões e características tais que permitem definir projetos de melhoria específicos; 3 Projeto: conjunto de atividades para resolver um problema especificado, com um objetivo a alcançar, um horizonte de tempo para seu desenvolvimento, com recursos alocados e responsabilidade definidas.

17 Desdobramento da diretriz - Seqüência

18 GERENTE DE DESENVOLVIMENTO
Desdobramento das Diretrizes Diminuir custos desenvolvimento META MÉTODO Tentar reusar o que foi feito ... GERENTE DE DESENVOLVIMENTO GERENTE PROJETO Prestigiar reuso no projeto META MÉTODO Definir padrões para reuso de componentes ... PROJETISTA Projetar utilizando padrões para reuso META MÉTODO Design patterns Frameworks ...

19 Tipos de desdobramento das Diretrizes
Desdobramento e Articulação em Série A diretriz é articulada individualmente em cada uma das passagens de nível, verificando-se a coerência com as linhas mestras e as condições de contorno. A definição dos objetivos individuais em cada nível resulta do somatório dos objetivos do nível inferior subseqüente.

20 Área de melhoria Primeiro Nível
Política Área de melhoria Primeiro Nível Área de Melhoria Nível N Área de Melhoria Operacional Projetos/ações Direção, condições de contorno, linha mestra Objetivos (quantitativos e ao longo do tempo)

21 Tipos de desdobramento das Diretrizes
Desdobramento e Articulação em Paralelo A diretriz e o objetivo são articulados, simultaneamente, em cada uma das passagens de nível. A verificação da coerência, seja da política ou do objetivo, também é efetuada em cada passagem de nível.

22 Área de melhoria Primeiro Nível
Política Área de melhoria Primeiro Nível Área de Melhoria Nível N Área de Melhoria Operacional Projetos/ações Direção, condições de contorno, linha mestra Objetivos (quantitativos e ao longo do tempo)

23 DESDOBRAMENTO DAS METAS E DOS MEIOS
O desdobramento das metas e o desdobramento dos meios devem ser realizados com a consideração simultânea dos mesmos, sob o risco de estabelecer e propagar metas inviáveis. Os meios consideram os recursos a serem empregados para que as metas sejam alcançadas, podendo ser utilizada uma matriz “L” para evidenciar a relação entre metas e meios.


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