A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fragmento Histórico “XX pc” “VI p cento”. Fragmento Histórico “XX pc” “VI p cento”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fragmento Histórico “XX pc” “VI p cento”. Fragmento Histórico “XX pc” “VI p cento”"— Transcrição da apresentação:

1

2 Fragmento Histórico “XX pc” “VI p cento”

3 %

4 Porcentagem É uma razão(divisão) centésima, ou seja, uma razão cujo o denominador é 100 Por exemplo:

5 Porcentagem Podemos representar a porcentagem de três maneiras: Na forma percentual: 60% Na forma de fração: Na forma de notação decimal: 0,60 60% = = 0,60

6 Porcentagem Exemplo : Quanto é 18% de 340? Resposta: x 340 = 0,18 x 340 = 61,2 Portanto 61,2 é igual a 18% de 340

7 Porcentagem 100% = % = Exemplo : 40 % de 1200 = = =

8 Regra de três simples É uma correspondência entre duas grandezas com valores fixados, onde entramos com um outro valor para uma das grandezas e precisamos encontrar o valor de sua grandeza correspondente. Exemplo: geralmente eu demoro 30 minutos para andar 2500 metros, quantos minutos eu demoraria para caminhar 4000 m?

9 Regra de três simples Incógnita

10 Regra de três simples Como resolvemos esse problema usando regra de três? Para resolvermos um problema dessa natureza precisamos executar três passos simples.

11 Regra de três simples 1ª Passo! Construir uma tabela, agrupando os dados de mesma grandeza em colunas e suas grandezas correspondentes na mesma linha!

12 Regra de três simples 2ª Passo! Identificar se os dados são diretamente proporcionais ou inversamente proporcionais. Quando for diretamente proporcional, ao aumentar o valor da incógnita, o seu correspondente também aumenta, quando for inversamente proporcional ao aumentar o valor da incógnita o seu valor correspondente diminuir. Diretamente: Aumenta/Aumenta Inversamente: Aumenta/Diminui

13 3ª Passo! Montar a proporção e resolver a equação.
Regra de três simples 3ª Passo! Montar a proporção e resolver a equação. Como os dados são diretamente proporcionais, iremos multiplicar os valores de forma cruzada. 30*4000 = 2500x

14 Regra de três simples Resolvendo a equação x = 30* x = x = x = x = 48. portanto para caminhar 4000 metros eu demoraria 48 minutos.

15 Regra de três simples Exemplo de regra de três com grandezas inversamente proporcionais. Geralmente quando eu viajo para o interior de Goiás, vou a uma velocidade média de 120 km\h e gasto 5 horas para chegar, mas da ultima vez que viajei eu tomei uma multa por excesso de velocidade e agora eu viajo a uma velocidade média de 80km\h. Quanto tempo eu vou gastar em uma nova viajem?

16 Regra de três simples 1ª Passo
2ª Passo Quanto mais rápido eu for menos tempo irei gastar, ou seja se eu aumento a velocidade então o tempo diminui.(Aumenta/Diminui) Inversamente proporcional.

17 Regra de três simples 3ª Passo Como as grandezas são inversamente proporcionais então não multiplicaremos cruzado, multiplicaremos diretamente *5 = 80x = 80x = x x = 7,5 Portanto gastarei 7 horas e meia em uma nova viajem.

18 Regra de três e porcentagem
A regra de três também é muito usada para resolver problemas que envolvem porcentagem, fazendo com que o nosso valor total seja correspondente a 100% e o valor parcial correspondendo com a porcentagem parcial. Exemplo: Qual o percentual de 61,2 em relação a 340?

19 Regra de três e porcentagem
1ª Passo. 2ª Passo quanto mais aumentamos o valor maior será o percentual (Aumenta\Aumenta) Diretamente proporcional. 3ª Passo x = 61,2*100 340x = x = x = 18%

20 Regra de três composta A regra de três composta, é uma regra de três com mais de duas grandezas envolvidas. Exemplo: Um trem demora 8 dias para transportar kg com 24 vagões, quantos vagões são necessários para transportar kg em 6 dias?

21 Regra de três composta 1ª Passo. 2ª Passo. Quanto mais eu aumentar o numero de vagões maior serão os quilogramas transportados e menos dias levarei para transporta-los,

22 Regra de três composta 3ª Passo = * = x * x x = 24* x = x = x =

23 Regra de três composta FIM


Carregar ppt "Fragmento Histórico “XX pc” “VI p cento”. Fragmento Histórico “XX pc” “VI p cento”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google