A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A lenda da noiva e do forasteiro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A lenda da noiva e do forasteiro"— Transcrição da apresentação:

1 A lenda da noiva e do forasteiro
Do livro “Cada homem é uma raça” de Mia Couto. Editora: Ndjira

2 Personagens O Forasteiro- Personagem principal, homem misterioso “sem retracto nem versões” não apreciado pelos aldeões: “nos olhos dele não aparecia nenhuma alma, parecia cego espreitando fora das órbitas”. Ele não é aceitado e viaja sempre com o seu cão. Os aldeões: Personagens secundárias, muito preconceituosos sobre o forasteiro “receavam o medonhável intruso, o irreputado intromissário.” Adoram criar rumores “era por causa do cão: saía-lhe dos beiços uma verde-espumosa maldade”. Chimaliro: caçador corajoso, severo, velho, sério e frio “Tinha o rosto severo, rugas sobresalinhadas” “a promessa de trazer a cabeça do dono mais a pele do cão”. O velho Nyambole: quer arranjar uma solução para o problema da aldeia usando a noiva: “Só ela nos pode salvar” “Tu vais encontrar esse estrangeiro, oferecerás a ele todo o amor que fores capaz” A jovem Jauharia- noiva de Nyambi e ao início vai encontrar o forasteiro com grande tristeza “Não vale a pena Nyambi. Eu vou, vou ter com ele” mas depois apaixona-se “Jauharia chorava (…) Eu já amava esse homem, Nyambi.”. Nyambi- prometido de Jauharia. Muito triste por perder a sua noiva. Ele e ela são a ultima esperança da aldeia: “eles eram os últimos, restantes jovens”. Ele é corajoso porque enfrenta o forasteiro para salvar a sua noiva “eu não posso deixar ela ir.”.

3 Situando a Acção… Localização no espaço: “um lugar para além de todas viagens”. Localização no tempo: Num mês de Fevereiro. Descrição do espaço: molhado, mau tempo, de noite e com muito aspeto de aldeia.

4 Tema/resumo do capítulo:
Este capítulo trata-se de uma mulher que é noiva de um jovem duma aldeia. Eles são os únicos jovens de lá e a última esperança para continuar gerações. Depois de um desconhecido forasteiro ter passado por lá, tentam mata-lo mandando Chimalirio mas ele não volta. Como isso não funcionou mandaram a noiva para ele ficar mais vulnerável à morte. Quando o noivo foi salvá-la, matou-o e ela demontrou que já o aava e o seu desgosto após a sua morte.

5 Figuras de estilo Metáforas: “funda tristeza” porque a tristeza é pesada e dolorosa. Personificações: “era por causa do cão: saía-lhe dos beiços uma verde-espumosa maldade” pois a maldade não é verde e espumosa. E “limpar a sua má sorte” pois dão características humanas à má sorte. Hipérboles: “a cascata de vozes se suspendeu” pois exagera a expressão usando “cascata” para representar a quantidade de gente que estava a falar. Anáforas: “Era a gente, a humana gente” porque repetiu a palavra “gente” duas vezes.

6 Escrita do autor O autor tem uma escrita própria com palavras inventadas por ele (exemplo: rugas “sobresalinhadas” para rugas que não marcadas, salientes, delineada- em que as junta todas. Criando uma palavra com sentido) ou palavras que ele escreve como se ouve (“estória” para história para parecer mais característico). Todos os autores tem a ambição de ter uma maneira de escrever característica para se destacarem e Mia Couto demonstrou levar isso em consideração.


Carregar ppt "A lenda da noiva e do forasteiro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google