A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS LUSÍADAS de Luís de Camões.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS LUSÍADAS de Luís de Camões."— Transcrição da apresentação:

1 OS LUSÍADAS de Luís de Camões

2 Luís de Camões (1524? /1580 ) 1572 Publicação de “Os Lusíadas”
“Chamar-te génio é justo, mas é pouco. Chamar-te herói, é dar-te um só poder. Poeta dum império que era louco, Foste louco a cantar e louco a combater.” Miguel Torga, Poemas Ibéricos Publicação de “Os Lusíadas” 1572

3 O QUE É UMA EPOPEIA? A poesia épica, ou epopeia, ou ainda poema épico é uma das mais remotas manifestações artísticas do homem. era o género mais elevado que os antigos cultivavam; daí, constituir a aspiração máxima do poeta clássico, renascentista.

4 Trata-se de uma variedade do modo narrativo.
É UMA NARRATIVA ÉPICA, geralmente em estrutura de poema, que enaltece os feitos ilustres de um herói ou de um povo, com interesse histórico. As epopeias primitivas foram longas narrativas orais de feitos considerados heróicos realizados por homens dotados de força superior demonstrada no campo das batalhas. Trata-se de uma variedade do modo narrativo.

5 As aventuras de um herói O herói destaca-se e torna-se imortal
EPOPEIAS PRIMITIVAS apresentam As aventuras de um herói porque - não está ainda definida a noção de Estado - existe o grupo étnico em expansão - os deuses são tidos como realidades que ajudam ou prejudicam o herói assim O herói destaca-se e torna-se imortal

6 Epopeias da Antiguidade
Civilização Grega de HOMERO “Ilíada” séc. VIII a.C. Narração das aventuras de Aquiles, o mais famoso dos heróis gregos, durante o último ano da guerra de Tróia.

7 Narração das aventuras
de HOMERO “Odisseia” séc. VIII a.C. Narração das aventuras de Ulisses no regresso da guerra de Tróia até chegar a Ítaca, sua Pátria, onde o esperava Penélope, a esposa modelo de fidelidade.

8 seis primeiros cantos e a Ilíada nos seis últimos.
“Eneida” de VIRGÍLIO séc. I a.C.  Narração das aventuras de Eneias e de seus companheiros, desde a queda de Tróia até à fundação de Roma. Virgílio imita a Odisseia nos seis primeiros cantos e a Ilíada nos seis últimos.

9 Os feitos heróicos passados ou futuros de um povo
EPOPEIAS DE IMITAÇÃO apresentam Os feitos heróicos passados ou futuros de um povo porque - existe o estado, uma vida civil organizada - existe uma história da Pátria - os deuses são apenas mitos ou ficções assim O herói apaga-se como individualidade; o povo imortaliza-se.

10 Esta variedade do modo narrativo deve obedecer a certos requisitos:
a utilização do verso e de um estilo elevado; incluir NARRADOR, PERSONAGENS, ACÇÃO, TEMPO.

11 Proposição, Invocação e Narração;
A estrutura interna deve estar dividida em Proposição, Invocação e Narração; Facultativamente, a estrutura interna de uma epopeia pode também incluir uma Dedicatória, referindo a figura a quem se dedica o poema.

12 OS LUSÍADAS Estrutura Interna Proposição Invocação Dedicatória
Narração O poeta pede inspiração às musas para levar a cabo o seu projecto O poeta dedica o seu poema a D. Sebastião O autor apresenta o assunto Narração da acção

13 Estrutura Externa Do ponto de vista formal, estrutura externa, o poema: é constituído por 10 Cantos, com um total de 1102 estrofes, constituída por 8 versos (oitavas) decassílabos heróicos (acentuação nas 6ª e 10ª sílabas métricas), com rima cruzada e emparelhada:      A B A B A B C C

14 A VIAGEM À ÍNDIA


Carregar ppt "OS LUSÍADAS de Luís de Camões."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google