A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora Suraia Rahmé

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora Suraia Rahmé"— Transcrição da apresentação:

1 Professora Suraia Rahmé
A condição Humana Professora Suraia Rahmé

2 Pressupostos Teóricos
A condição Humana Pressupostos Teóricos O que caracteriza o ser humano é a CONSCIÊNCIA COM CIÊNCIA = ESTAR CIENTE = SABER ou seja Ter consciência é saber algo, é estar ciente de, é ter ciência de.

3 O ser humano tem consciência de sua capacidade mental e intelectual.
Por isso somos atualmente classificados como Homo Sapiens Sapiens = Homem que sabe que sabe Logo, O ser humano tem consciência de sua capacidade mental e intelectual.

4 O Mundo Natural Todos os outros animais têm seus atos sempre repetidos para cada indivíduo da mesma espécie, não mudando ao longo do tempo. Já nós, da espécie humana desenvolvemos comportamentos diversificados.

5 Tornar-se Humano Nos, precisamos da EDUCAÇÃO para nos tornarmos seres humanos propriamente ditos, muitos são os exemplos dados por antropólogos e psicólogos sobre crianças que, ao cresceram longe do contato com seus semelhantes, permaneceram como se fossem animais.

6 Casos reais: Kaspar Hauser - alemão, encontrado em condição de isolamento, só aprende a falar e se humaniza ao ser iniciado o seu processo de educação.

7 Casos reais Helem Keller – Norte Americana, cega, surda e muda, mesmo convivendo com seus familiares, permanece até os 7 anos de idade como um pequeno bicho, após iniciar seu contato e compreensão de alguns símbolos, foi inserida ao mundo humano propriamente dito.

8 Esses casos extremos servem para ilustrar o processo comum pelo qual cada criança recebe a herança cultural, sempre, mediada pelos outros humanos, com os quais aprende os símbolos que a tornam capaz de agir e compreender a própria experiência.

9 O processo que possibilita o desenvolvimento da INDIVIDUALIDADE se encontra em íntima relação com a SOCIALIZAÇÃO, pela qual o ser humano se apropria dos resultados da experiência histórica da sociedade em que nasceu.

10 A Cultura CULTURA é o resultado da transformação que o homem faz na natureza.

11 A produção da cultura requer a LINGUAGEM SIMBÓLICA, que faz uso de SIGNOS como as palavras, os números, as notas musicais, etc. Que depois de criados e aceitos por todo o grupo, como CONVENÇÃO, possibilitam o diálogo e o entendimento do discurso do outro.

12 Nos permite representar o mundo A LINGUAGEM Nos dá ideia de tempo SIMBÓLICA Nos permite relembrar o passado e antecipar o futuro pelo pensamento. É pela LINGUAGEM SIMBÓLICA que desenvolvemos a técnica e, portanto o trabalho, como forma sempre renovada de intervenção na natureza. Ao reproduzir as técnicas já utilizadas pelos ancestrais e ao inventar outras novas, o ser humano trabalha, transformando não só a natureza como seu próprio ser.

13 TRABALHO é a ação dirigida por finalidades conscientes e pela qual nos tornamos capazes de transformar a nós mesmos e a realidade em que vivemos A LINGUAGEM SIMBÓLICA e o TRABALHO são os parâmetros fundamentais para distinguirmos o ser humano dos outros animais.

14 Tradição e Ruptura O trabalho depende do PENSAR e do AGIR. Toda a ação humana procede do pensamento, e todo pensamento é construído através da AÇÃO.

15 A ação humana está marcada pelo ambíguo e pelo instável, pois o ser humano é, em parte, o que a cultura quer que ele seja (molde), mas é ele também quem cria a própria cultura e inclusive pode romper com ela.

16 Conclusão O tema de toda antropologia filosófica (Filosofia voltada para o indivíduo humano) está baseado na reflexão sobre o ser humano, a partir do “conhece-te a ti mesmo”, no esforço que ele faz para chegar a compreender-se. Em um primeiro estágio essa reflexão se encontra ainda presa ao vivido, portanto a intenção da antropologia filosófica é teorizar de forma crítica sobre o ser humano em geral, na tentativa de compreender, em cada contexto histórico social vivido, quais são os projetos possíveis de humanização.


Carregar ppt "Professora Suraia Rahmé"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google