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B.Dia Br 19mar13 Or.S.Francisco...0:57

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1 B.Dia Br 19mar13 Or.S.Francisco...0:57
B.Dia Br 19mar13 Or.S.Francisco...0:57

2 A música anterior seria um exemplo simplista do que Durkheim denomina de “Solidariedade mecânica”...
Este, junto com Comte, são considerados os fundadores de uma das primeiras e principais correntes sociológicas... A Positivista-Fucionalista...

3 Principais correntes são:
Positivista-Funcionalista de Auguste Comte e Émile Durkheim, como funciona a sociedade que já existe. Para Durkheim as crenças e comportamentos individuais são instituídos pela sociedade por meio de uma herança que é passada às gerações futuras pela educação familiar e, sobretudo, pela escolar. O que ajudaria a compreender as pessoas...7:19

4 E que podem abalar as “estruturas”... Vida S.Francisco...5:46
(2) Na corrente Compreensiva ou histórica de Max Weber, o indivíduo e sociedade poderiam ser compreendidas por meio dos sentidos que as pessoas conferem às suas ações... E que podem abalar as “estruturas”... Vida S.Francisco...5:46

5 (3) Na corrente Crítica ou dialética, busca-se superar a sociedade capitalista que gera o conflito entre as classes. Criada por Karl Marx que mesmo não sendo um sociólogo, deu início a uma profícua linha de explicação sociológica. Entre outros autores que segue o predomínio dos interesses sociais sobre os individuais podemos incluir Norbert Elias e Pierre Bourdieu.

6 22. (Uem 2013) Uma das questões centrais no pensamento sociológico desde suas origens tem sido a análise teórica das relações entre indivíduo e sociedade. Sobre esse assunto, assinale o que for correto. 01) Para Karl Marx, as pessoas deveriam ser analisadas individualmente nas sociedades modernas, uma vez que teriam sido elas que produziram o sistema capitalista a partir de relações de trabalho livres e harmônicas. 02) Ao analisar os processos de ensino, Émile Durkheim observa que crenças e comportamentos individuais são instituídos pela sociedade por meio de uma herança que é passada às gerações futuras pela educação familiar e, sobretudo, pela escolar. 04) Em Max Weber, as relações entre indivíduo e sociedade poderiam ser compreendidas por meio dos sentidos que as pessoas conferem às suas ações, pois eles seriam formulados conforme as expectativas que criamos diante das ações de outros indivíduos. 08) Segundo Norbert Elias, assim como um conjunto de tijolos forma uma casa, um conjunto de indivíduos forma a sociedade; por isso, as sociedades seriam mais bem compreendidas se cada pessoa fosse analisada individualmente. 16) Ao analisar os processos de socialização, Pierre Bourdieu verifica que categorias e valores dominantes em determinados campos sociais, ao mesmo tempo em que orientam as práticas individuais, são reestruturados por estas práticas.

7 Além da ideias anteriores, para Durkheim...
A sociedade (objeto) é superior ao indivíduo (sujeito); As estruturas sociais funcionam de modo independente dos indivíduos, condicionando suas ações. O TODO condiciona as PARTES. “a primeira regra [da sociologia] e a mais fundamental é considerar os fatos sociais como coisas” (1978, p. 94)

8 “FATO SOCIAL é toda maneira de agir, fixa ou não, capaz de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, ou ainda, que é geral no conjunto de uma dada sociedade tendo, ao mesmo tempo, uma existência própria, independente de suas manifestações individuais.”

9 Objeto de estudo da sociologia

10 1) Geral Se repete em todos os indivíduos, ou, pelo menos, na maioria deles; Exemplos: os sentimentos de indignação com notícias que afetam a moral coletiva... Fofocas Novo e Antigo Papa...3:39

11 2) Exterior Os fatos sociais existem e atuam sobre os indivíduos, independentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente. Exemplos: o sistema de sinais de que me sirvo para exprimir pensamentos >> FUNCIONAM INDEPENDENTEMENTE DO USO QUE DELES FAÇO ... Mas incomodam, quando não seguidos, mesmo que tolerados...1:57 Vídeo1 Achou pouco...Vídeo2

12 3) Coercitivo A força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a conformarem-se às regras da sociedade em que vivem, independentemente de suas vontades/escolhas; Exemplos: idioma e a moeda usados no meu país; o modo de se vestir no meu país e na minha classe social; as leis (com necessária repressão para os que afetam a “normalidade”)... Incendiário...3:42


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