A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como funcionam as unidades de saúde da familia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como funcionam as unidades de saúde da familia"— Transcrição da apresentação:

1 Como funcionam as unidades de saúde da familia
Adscrição da clientela cada unidade é responsável pelo cadastramento e acompanhamento da população vinculada , cada unidade pode atuar com uma ou mais equipes de profissionais dependendo do número de famílias a ela vinculadas.uma equipe é responsável por 750 a 1000 familias , e 4000 a 4500 habitantes.

2 cadastramento As equipes deve realizar o cadastramentodas famílias através de visitas aos domicílios de acordo com a área territorial que foi pré- estabelecida para adscrição. Equipe multiprofissional Cada equipe é composta no mínimo por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem 4 a 6 agentes comunitarios de saúde. Um dentista, 01 thd e um acd para cada 2 equipes da ESF.

3 Atribuições das equipes
Identificar a realidade epidemiológica e sócio demográfica das famílias adscritas. Reconhecer os problemas de saúde prevalentes e identificar os riscos aos quais a população esta exposta. Atender a demanda programada e espontânea utilizar a referência e contra referência. Promover a educação e saúde e melhorar o auto cuidado dos indivíduos.

4 Incentivar ações intersetoriais para enfrentar os problemas identificados.
Composição das equipes Médico deve atender todos os componentes da familia independente de idade. Prestar assistência integral aos indivíduos. Empenhar-se para manter as pessoas saudáveis. Promover qualidade de vida. Promover visita domiciliar e grupos

5 Enfermeiro Desenvolver ações de vigilância sanitária e epidemiológica.
Capacitar agentes comunitários de saúde e tec. enfermagem . Promover ações de educação e saúde na comunidade e unidade de saúde. Fazer visita domiciliar e promover açoes de cidadania e saúde.

6 Técnico em enfermagem Desenvolve ações junto a unidade de saúde , nos domicilios e na comunidade. Atua na identificação das familias de risco junto com os acs. Auxilia os acs e o enfermeiro nas visitas domiciliares. Executa procedimentos de vigilância sanitária e epidemiológica e participa de grupos e ed. Em saúde .

7 Agente Comunitário de Saúde
Desenvolve ações nos domicilios de sua área de responsabilidade e participa da programação das unidades onde também suas atividades são supervisionadas. Mapear a sua área de atuação. Cadastrar familias de sua área, manter cadastro atualizado, realizar visitas domiciliares mensais, colher dados da família para saber a sua situação , desenvolver ações básicas, promover educação em saúde, incentivar a formação de conselhos locais de saúde.

8 O agente comunitário de saúde é o elo de ligação da ESF e a comunidade.
PROFISSIONAIS DE SAÚDE BUCAL Identificar necessidades e expectativas da população local em relação a saúde oral .Executar ações de promoção da saúde atividades educativas e preventivas em saúde oral. Executar ações básicas de vigilância epidemiológica. Sensibilizar as familias da importância da saúde bucal.aplicação de fluor, restauração e controle de placas bacterianas.

9 NASF NUCLEO DE ATENÇÃO A SAUDE DA FAMÍLIA
COM AS CATEGORIAS PROFISSIONAIS FARMACEUTICO, NUTRIÇÃO, MEDICO PEDIATRA, GINECOLOGISTA, HOMEOPATA, ASSISTENTE SOCIAL, FONOAUDIOLOGIA, EDUCAÇÃO FISICA, PSIQUIATRA, PSICOLOGO.


Carregar ppt "Como funcionam as unidades de saúde da familia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google