A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Afogamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Afogamento."— Transcrição da apresentação:

1 afogamento

2 AFOGAMENTO Afogamento é a asfixia gerada por aspiração de líquido de qualquer natureza que venha a inundar o aparelho respiratório. Haverá suspensão da troca ideal de oxigênio e gás carbônico pelo organismo.

3 FASES DO AFOGAMENTO SINDROME DE IMERSÃO OU HIDROCUSSÃO (CHOQ
HIPOTERMIA AFOGAMENTO

4 Água do mar a concentração de sais é muito superior à sanguínea e verifica-se uma passagem da água dos capilares sanguíneos para o interior dos alvéolos e os pulmões inundam-se ainda mais. Contudo, o principal risco é a brusca redução do volume de sangue circulante (choque hipovolêmico), que pode provocar uma parada cardíaca, com resultados fatais;

5 Água doce a concentração de sais é muito inferior à sanguínea e acontecerá o contrário da água do mar (o líquido passa dos alvéolos para o interior dos capilares sanguíneos). A diluição do sangue leva à destruição maciça dos glóbulos vermelhos, o que origina uma série de alterações físico-químicas do meio sanguíneo. 

6 CAUSA DO AFOGAMENTO PRIMÁRIO : Não existe uma causa aparente.
SECUNDÁRIO : A causa é identificável

7 PODEM SER DROGAS 36,2% (ÁLCOOL) CONVULSÃO 18,1% TRAUMATISMOS 16,3%
DOENÇAS CARDÍACAS / PULMONARES 14,1% ACIDENTES POR MERGULHO 3,7% OUTRAS CAUSAS 11,6%

8 GRAUS DE AFOGAMENTO Os graus são expressos por sinais físicos como tosse, pupilas dilatadas ou não, presença de espuma na boca e nariz, ausência de batimentos cardíacos ou de ausência de respiração, enfim, por uma série de “sintomas” que demonstrarão em que grau de afogamento o indivíduo se encontra.

9 GRAU I Aspira pouca água, provoca tosse e a consciência é mantida, taquicardia, taquipneia e ligeira cianose. Procedimentos: Acalmar a vítima, repouso, não precisa de atendimento médico.

10 GRAU II Aspira um pouco mais de água, provoca agitação, desorientação, cianose, taquicardia, taquipneia, secreção nasal e bucal Procedimentos: Repouso, aquecimento moderado, oxigenação nasal (5litros/min), encaminhar para o posto médico.

11 GRAU III E IV Aspira uma quantidade maior de água e com isso aumenta a secreção nasal e bucal, insuficiência respiratória aguda, dispneia, cianose Procedimentos: Desobstrução das vias aéreas através da hiperextensão da cabeça, administrar oxigênio (10litros/min), posição lateral de segurança, hidratação venosa, aquecimento corporal, remoção para o hospital.

12 GRAU V Gera apneia, pulso arterial presente. Procedimento
Liberação das vias aéreas e respiração artificial

13 GRAU VI Parada cardiorrespiratória Procedimento:
Reanimação cardiopulmonar

14 RISCOS Até 4’ pode haver recuperação
De 4’ a 6’ possibilidade de lesão cerebral Mais de 6’ grande chance de lesão cerebral


Carregar ppt "Afogamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google