A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceituação de História

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceituação de História"— Transcrição da apresentação:

1 Conceituação de História
“A História é um processo contínuo, de interação entre o historiador e seus fatos, um diálogo interminável entre o presente e o passado”. (Edward H. Carr) “Aquele que tem controle do passado tem controle do futuro” (George Orwell) (Ex.: “a Famosa carta de doação de Terras feita por Constantino para Igreja”). “O passado é um tempo carregado de presente”. (Walter Benjamin)

2 Há um diálogo entre o presente e o passado, ambos se determinam
Há um diálogo entre o presente e o passado, ambos se determinam. (Escola dos Annales) “O passado é um dado que coisa alguma pode modificar; mas o seu conhecimento está em progresso e é ininterrupto”, se transforma e se aperfeiçoa. (Marc Bloch) “A história é a reconstituição científica do passado da humanidade .... Se interessa apenas pelos fatos sociais mais significativos”

3 “A História é a narração dos acontecimentos ocorridos na terra, nos quais o homem teve a principal parte”. A História é ciência? Para Aristóteles não. Século XIX, Leopoldo Van Ranke tentou criar a chamada História Científica (historicismo alemão). Portanto criou um método para História. O historiador só poderia

4 Para reconstruir análise e síntese
O Método histórico Para reconstruir análise e síntese Na Análise o historiador recolhe os vestígios (fontes) com a ajuda de outra ciências. As fontes PRIMÁRIAS: doc em arquivos, jornais da época em questão, vestígios (cacos de cerâmica, alimentos, vestimenta, armamentos etc) primárias secundárias

5 Síntese: é a organização de um quadro explicativo do documento pesquisado
o caráter científico do Método Histórico A história antigamente era baseada numa narrativa. Séc. XIX Leopoldo Van Ranke deu início a história crítica. Porém a história não foi ainda considerada como uma ciência (influência das concepções aristotélicas) e sim parte integrante da literatura.

6 Com o tempo o conceito de ciência mudou e, além disso, surgiram ciências particulares.
A História entrou então para campo das chamadas ciências humanas. Ela trabalha não com adivinhações e sim com análise de fatos concretos em suas pesquisas.

7 Característica da disciplina de História
“A história é dinâmica” “É cronológica: é avaliada durante determinado tempo”. “Não se repete: nunca acontece exatamente como antes, pois as mudanças sociais, físicas, econômicas e, até mesmo, as biológicas não deixam um determinado fato se repetir totalmente.” “Nunca é conhecida plenamente, embora feitas muitas pesquisas sobre o assunto, nunca saberemos tudo sobre ele”.

8 As ciências auxiliares da História
Ciências auxiliares são todos os campos de saber que contribuem direta ou indiretamente para com o ofício do historiador. Elas são “ferramentas” que facilitam a elucidação de determinado fato histórico. Entre elas podemos destacar disciplinas tais como: a Geografia, a Arqueologia, a Antropologia, a Paleontologia, a Numismática, a Heráldica, entre outras.

9 GEOGRAFIA: é a ciência que tem por objetivo estudar, entre outras coisas, a superfície terrestre e a distribuição de fenômenos significativos na paisagem bem como busca também compreender a relação o homem e o meio ambiente. ARQUEOLOGIA: É a disciplina científica que estuda as culturas e os modos de vida do passado a partir de vestígios materiais. ANTROPOLOGIA: É a ciência que estuda as sociedades na sua totalidade desenvolvendo uma análise tanto cultural como biológica onde são destacadas questões tais como modos de vida, mitos e universos psíquicos, entre outras.

10 PALEONTOLOGIA: É uma ciência que estuda a vida preservada nas rochas, elucidando não apenas o significado evolutivo, mas também a aplicação na busca de bens minerais e energéticos.  NUMISMÁTICA: É a ciência que tem por objetivo o estudo das moedas e das medalhas. Heráldica: É a ciência ou a arte de descrever os brasões de armas ou escudos.


Carregar ppt "Conceituação de História"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google