A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“FAÇO NOVAS TODAS AS COISAS”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“FAÇO NOVAS TODAS AS COISAS”"— Transcrição da apresentação:

1 “FAÇO NOVAS TODAS AS COISAS”
Lição 13 para 30 de março de 2019

2 O convite para a ceia. Apocalipse 19:1-10.
Com uma exclamação de júbilo, se anuncia no Céu o momento de ir à Terra recolher aos convidados para as bodas do Cordeiro. A cenas se sucedem rapidamente: Jesus vem; Satanás é preso, e logo ataca pela última vez; o mal é destruído para sempre; a terra é renovada; e a nova Jerusalém desce majestosa. O convite para a ceia. Apocalipse 19:1-10. A Segunda Vinda. Apocalipse 19:11-21. O milênio. Apocalipse 20. A nova criação. Apocalipse 21:1-8. A nova Jerusalém. Apocalipse 21:9-22:5.

3 O CONVITE PARA A CEIA “Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro.” (Apocalipse 19:9) Apocalipse 6:10 deixou uma pergunta sem responder: “Até quando, Senhor, santo e verdadeiro, não julgas e vingas nosso sangue nos que moram na terra?”. Apocalipse 19:2 responde que Deus “julgou […] e vingou o sangue de seus servos”. Ao terminar o juízo, o Cordeiro se desposa com a noiva, que está adornada com “linho fino, limpo e resplandecente; porque o linho fino são as ações justas dos santos” (v. 8). Como em outras partes da Bíblia, se usa a cidade como representação de seus habitantes (Lucas 13:34). Os santos, vestidos com a justiça de Jesus que lhes foi imputada, são os convidados para ceia das bodas que, com sua presença, adornam a Nova Jerusalém, a noiva do Cordeiro (Ap. 21:9-10).

4 A SEGUNDA VINDA “E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo, e ao seu exército.” (Ap. 19:19) Jesus vem agora recolher os que aceitaram o convite para as bodas e leva-los consigo ao Céu. A João é apresentada uma cena atípica da Segunda Vinda: um cavalo branco; Jesus com roupa manchada de sangue, seguido por anjos montados a cavalo. Dois nomes o identificam claramente: “O VERBO DE DEUS” e “REI DE REIS E SENHOR DE SENHORES” (v. 13 e 16). No Céu, no deserto e na cruz, Jesus derrotou a Satanás. Agora o derrotará novamente, junto com seus seguidores. Uma simbólica cena para as aves representa o momento quando Jesus “destruirá com o resplendor de sua vinda” aos infiéis (2 Tes. 2:8).

5 O que ocorrerá durante o milênio?
A terra estará desolada (Jeremias 4:23-27; Isaías 6:11; Isaías 24:3). “Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.” (Apocalipse 20:2) Satanás e seus anjos serão presos (não poderão enganar a ninguém; v. 3). Os justos reinarão com Cristo no céu (v. 4b). O que ocorrerá durante o milênio? Os remidos julgarão tanto os anjos como aos homens (v. 4a; Dn. 7:22; 1Co. 6:3). Segunda ressurreição (todos os ímpios; v. 5-6, 12). Satanás será solto de sua prisão, porque terá a quem enganar (v. 7). A Nova Jerusalém desce do Céu (Ap. 21:2). Satanás reúne os ressuscitados para atacar Jerusalém (v. 8-9). Os ímpios são julgados (v ). Todo joelho se dobra ante Cristo (Filipenses 2:10-11). Satanás e os ímpios são destruídos pelo fogo (v. 9-10, 14-15).

6 A NOVA CRIAÇÃO NÃO HAVERÁ HAVERÁ
“E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.” (Apocalipse 21:1) A João foi apresentada a Nova Terra em termos do que haverá e não haverá: Mar (símbolo da morte e da separação). Morte, pranto, clamor, dor. Covardes, incrédulos, abomináveis, homicidas, fornicadores, feiticeiros, idólatras nem mentirosos. A Nova Jerusalém. Consolo para nossas lágrimas. Água de vida. A presença de Deus. NÃO HAVERÁ HAVERÁ Ao fim, todos as interrogações sobre a justiça de Deus haverá sido resolvida e a dor pela separação dos seres queridos haverá desaparecido. A felicidade reinará eternamente. “E todos os do teu povo serão justos, para sempre herdarão a terra; ..., para que eu seja glorificado.” (Isaías 60:21)

7 E.G.W. (Testemunhos para a igreja, vol. 9, p. 228)
“A dor não pode existir na atmosfera do Céu. No lar dos remidos, não haverá lágrimas, nenhum cortejo fúnebre, nenhuma exteriorização de luto. “E morador nenhum dirá: Enfermo estou; porque o povo que habitar nela será absolvido da sua iniqüidade.” Isaías 33:24. Uma rica maré de felicidade fluirá e aprofundar-se-á ao avançar a eternidade.” E.G.W. (Testemunhos para a igreja, vol. 9, p. 228)

8 A NOVA JERUSALÉM “E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada.” (Apocalipse 21:23) Embora a descrição seja evidentemente simbólica, a Nova Jerusalém é uma cidade real. É o lar que Jesus foi preparar-nos (João 14:1-3), e onde moraremos durante o milênio. Também será a capital da Nova Terra. Suu forma cúbica nos lembra o Lugar Santíssimo do Templo, indicando assim que será a morada de Deus em pessoa (Ap. 22:3-4). Cada mês nos juntaremos para tomar da árvore da vida, e cada sábado iremos adorar juntos ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo (Isaías 66:23).

9 “O grande plano da redenção tem como resultado trazer de novo o mundo ao favor de Deus, de maneira completa. Tudo que se perdera pelo pecado é restaurado. Não somente o homem é redimido, mas também a Terra, a fim de ser, a eterna habitação dos obedientes. Durante seis mil anos, Satanás tem lutado para manter posse da Terra. Agora se cumpre o propósito original de Deus ao criá-la. “Os santos do Altíssimo receberão o reino, e possuirão o reino para todo o sempre, e de eternidade em eternidade”. Daniel 7:18” E.G.W. (Patriarcas e profetas, p. 243)


Carregar ppt "“FAÇO NOVAS TODAS AS COISAS”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google