A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

JUNTOS VAMOS GARANTIR AOS NOSSOS ESTUDANTES O DIREITO DE APRENDER

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "JUNTOS VAMOS GARANTIR AOS NOSSOS ESTUDANTES O DIREITO DE APRENDER"— Transcrição da apresentação:

1 JUNTOS VAMOS GARANTIR AOS NOSSOS ESTUDANTES O DIREITO DE APRENDER
Ações para aproximação e articulação Universidade – Escola Básica SECRETARIA DA EDUCAÇÃO – SEC SUPERINTENDENCIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA - SUDEB

2 “Quem somos. Quem são os alunos. Estas perguntas nos perseguem
“Quem somos? Quem são os alunos? Estas perguntas nos perseguem. Sim, somos nós, nós mesmos, tal qual resultamos de marcas que nos formam. Mas somos os mesmos? Os alunos-educandos são os mesmos? Há uma disputa de identidades. ( ARROYO, 2011,p.9)

3 ANTECEDENTES Os dados coletados pelo SAEB desde 1990 nos permitiram inferir: os baixos níveis de proficiência obtidos nas provas de leitura pelas crianças que estão concluindo a 4ª/5º e 8ª/9º série/ano do Ensino Fundamental. As nossas crianças e jovens tem dificuldades em interpretar textos simples, o que sugere uma defasagem no processo de alfabetização mesmo após quatro, seis, oito anos de escolarização.

4 Fonte: MEC/Inep. Elaboração: CAI/SUPAV - Secretaria da Educação do Estado da Bahia Notas: (1) Médias da Prova Brasil/SAEB 2009 e Ideb 2009 calculados somente com as escolas urbanas. (2) Médias da Prova Brasil/SAEB 2009 e Ideb 2009 não calculados devido à perda amostral. (3) Médias da Prova Brasil/SAEB 2009 e Ideb 2009 calculados sem as escolas privadas.

5 Fonte: MEC/Inep. Elaboração: CAI/SUPAV - Secretaria da Educação do Estado da Bahia Notas: (1) Médias da Prova Brasil/SAEB 2009 e Ideb 2009 calculados somente com as escolas urbanas. (2) Médias da Prova Brasil/SAEB 2009 e Ideb 2009 não calculados devido à perda amostral. (3) Médias da Prova Brasil/SAEB 2009 e Ideb 2009 calculados sem as escolas privadas.

6 Fonte: MEC/Inep. Elaboração: CAI/SUPAV - Secretaria da Educação do Estado da Bahia Notas: (1) Médias da Prova Brasil/SAEB 2009 e Ideb 2009 calculados somente com as escolas urbanas. (2) Médias da Prova Brasil/SAEB 2009 e Ideb 2009 não calculados devido à perda amostral. (3) Médias da Prova Brasil/SAEB 2009 e Ideb 2009 calculados sem as escolas privadas.

7 Fonte: MEC/Inep. Elaboração: CAI/SUPAV - Secretaria da Educação do Estado da Bahia Notas: (1) Médias da Prova Brasil/SAEB 2009 e Ideb 2009 calculados somente com as escolas urbanas. (2) Médias da Prova Brasil/SAEB 2009 e Ideb 2009 não calculados devido à perda amostral. (3) Médias da Prova Brasil/SAEB 2009 e Ideb 2009 calculados sem as escolas privadas.

8 Fonte: MEC/Inep. Elaboração: CAI/SUPAV - Secretaria da Educação do Estado da Bahia Notas: (1) Médias da Prova Brasil/SAEB 2009 e Ideb 2009 calculados somente com as escolas urbanas. (2) Médias da Prova Brasil/SAEB 2009 e Ideb 2009 não calculados devido à perda amostral. (3) Médias da Prova Brasil/SAEB 2009 e Ideb 2009 calculados sem as escolas privadas.

9 Fonte: MEC/Inep. Elaboração: CAI/SUPAV - Secretaria da Educação do Estado da Bahia Notas: (1) Médias da Prova Brasil/SAEB 2009 e Ideb 2009 calculados somente com as escolas urbanas. (2) Médias da Prova Brasil/SAEB 2009 e Ideb 2009 não calculados devido à perda amostral. (3) Médias da Prova Brasil/SAEB 2009 e Ideb 2009 calculados sem as escolas privadas.

10 “Do Conhecimento Universitário ao Conhecimento Pluriuniversitário”.
Mas, de qual Universidade falamos? O conhecimento Universitário e/ou conhecimento cientifico foi ao longo do século XX, um conhecimento predominante disciplinar, autônomo que impôs um processo de produção descontextualizado em relação a realidade social. Conhecimento homogêneo e organizacionalmente hierárquico (cultura cientifica) (Santos, Boaventura Sousa. O conhecimento Pluriuniversitário é um conhecimento contextual sendo o principio organizador da sua produção a aplicação do que lhe pode ser dada. A sociedade deixa de ser um objeto das interpelações da ciência para ser ela própria sujeita de interpelações à ciência. Este conhecimento substitui a unilateralidade pela interatividade potencializada pela revolução das tecnologias de informação e comunicação. (Santos, Boaventura Sousa.

11 Por Uma Ecologia de Saberes:
Desafios para a universidade pública do século XXI. Promover alternativas de pesquisa, de ensino, de extensão e de organização institucional que apontem para democratização do bem público universitário, contribuindo para solução coletiva dos problemas sociais que afligem a humanidade na contemporaneidade. Revolução epistemológica no interior da universidade instituindo a ecologia de saberes promotora do diálogo entre o saber cientifico ou humanístico e saberes leigos, populares, camponeses, urbanos, etc, que circulam na sociedade.

12 Ações para Aproximação e Articulação Universidade - Escola
Interlocução efetiva universidade e educação básica: outros desafios na formação dos professores Paradigma contemporâneo para a educação integral: como está o debate nas universidades???!!!!; Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino fundamental de 09 anos : lacunas na formação dos professores;

13 Ações para Aproximação e Articulação Universidade - Escola
Interlocução efetiva universidade e educação básica: outros desafios na formação dos professores 3. Ensino Médio e Juventudes contemporâneas – inovações curriculares e formação de professor; 4. Currículos dos cursos de licenciatura e a educação básica: diálogos necessários

14 Ações para Aproximação e Articulação Universidade - Escola
Precisamos falar de juventudes, no plural, e não de juventude, no singular, para não esquecer as diferenças e desigualdades que atravessam esta condição. [...] Agora a pergunta é menos sobre a possibilidade ou impossibilidade de viver a juventude, e mais sobre os diferentes modos como tal condição pode ser vivida. (PELISSARI, 2011).

15 Sobre o prolongamento do tempo da juventude
Ações para Aproximação e Articulação Universidade - Escola Sobre o prolongamento do tempo da juventude A dificuldade em encontrar emprego/formas de produção da própria existência com independência; a multiplicidade de instâncias de socialização, não mais só a família e a escola; a importância do lazer e da cultura, principalmente na constituição da sociabilidade, das identidades e da formação de valores.

16 Ações para Aproximação e Articulação Universidade - Escola
Sobre o currículo e formação docente para atuar na educação básica; Pesquisas das universidades sobre a educação básica : quais os impactos no currículo?; Sobre identidades juvenis, crianças e jovens contemporâneos – formação inicial docente e lacunas da formação.

17 Diretrizes para Educação Básica
Elaboração e implementação das orientações curriculares da Educação Básica, conforme as Diretrizes Nacionais ; Reformulação das ofertas do ensino médio ; Fortalecimento do Ensino fundamental de 9 anos no Estado da Bahia ; Definição da Política da Educação Integral em jornada ampliada (mínimo de 7 horas) ; Fortalecimento da Política da EJA ;

18 Diretrizes para Educação Básica
6. Política de Formação continuada e em serviço para a Educação Básica do Estado da Bahia ; 7. Criação do Sistema de Bibliotecas Escolares ; Implementação de Pontos da Diversidade Escolar para a produção e difusão cultural ; Implementação do Projeto de Acompanhamento, Monitoramento, Avaliação e Intervenção Pedagógica Rede de Ensino Básico ; Elaboração de material didático-pedagógico.

19 OBRIGADA! Amélia Tereza Santa Rosa Maraux
   Superintendente / SUDEB Contato: (71) /


Carregar ppt "JUNTOS VAMOS GARANTIR AOS NOSSOS ESTUDANTES O DIREITO DE APRENDER"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google