A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UDESC Ética Profissional Prof.ª Kênia Gaedtke

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UDESC Ética Profissional Prof.ª Kênia Gaedtke"— Transcrição da apresentação:

1 UDESC Ética Profissional Prof.ª Kênia Gaedtke
Revisão para prova etp UDESC Ética Profissional Prof.ª Kênia Gaedtke

2 Textos abordados: VAZQUEZ, A. S. Ética. Cap. 2 - Moral e História.
SINGER, P. Ética prática. Caps. 1 e 2.    SROUR, R.H. Ética empresarial. Caps. 2 a 7. Ética – material elaborado por profº UFSC

3 VAZQUEZ – Moral e História
Moral vivida e moral reflexa, pensada (ética) Moral e Responsabilidade Moral como empreendimento coletivo Moral está ligada, ao longo da história, às relações de poder da sociedade.

4 VAZQUEZ – Moral e História
Campo da ética: não deve ser vista como disciplina normativa, e sim teórica. “O valor da ética está naquilo que explica”. Não é uma simples descrição. É estudo objetivo e racional. Ética não cria a moral. Ética é ciência. Ética e outras ciências: psicologia, antropologia, sociologia, história, economia política.

5 VAZQUEZ – Moral e História
Perspectiva marxista: classes sociais. As relações entre o indivíduo e a coletividade mudam, o que acaba mudando a própria moral. Progresso científico-tecnológico = progresso da moral? Modernidade: moral para justificar a opressão. 

6 SINGER - Ética prática Aplicação da ética ou da moralidade;
O que a ética NÃO é: Proibições ligadas ao sexo; Ideal na teoria, irrealizável na prática; Inteligível somente no contexto da religião; Relativa ou subjetiva.

7 SINGER - Ética prática O que a ética É:
Algo maior que interesses individuais. Num certo sentido, é universal. Utilitarismo: “defesa provisória”. Teoria dos direitos, justiça, caráter sagrado da vida,....

8 SINGER - Ética prática Igualdade: Racial, sexual,...
“ações afirmativas” ou desigualdade inversa. Mas... Os seres humanos são todos iguais? Princípio da igual consideração dos interesses Evitar a dor Desenvolver as próprias aptidões Satisfazer necessidades básicas de alimentação e abrigo Manter relações pessoais calorosas Desenvolver projetos de vida sem interferência,...

9 SINGER - Ética prática Igualdade de oportunidades é o máximo possível de igualdade? Desigualdade inata – biológica Slogan marxista: “de cada um conforme a sua capacidade; a cada um conforme sua necessidade”. Igualdade e deficiência Igualdade é princípio ético básico.

10 SROUR – Ética empresarial
Ética da convicção e ética da responsabilidade: Max Weber – “tipo ideal”, analítico. Brasil: dupla moral brasileira – moral da parcialidade e moral da parceria Parcialidade: jeitinho, formalismo, populismo, apadrinhamento,... Parceria: transparência, atenção aos stakeholders, ganhos mútuos,... 

11 SROUR – Ética empresarial
Como administrar a dupla moral brasileira? Heterogeneização dos formatos organizacionais Instrumentos de controle Stakeholders: Interessados e afetados pelo processo e/ou produto final. O cliente é um dos principais stakeholders. A quem ele recorre em caso de insatisfação?

12 SROUR – Ética empresarial
A maioria das ações envolve dilemas éticos: Dilema dos Valores = hierarquia de valores Dilema dos Destinatários = lealdade Dilema dos Meios = justificação dos objetivos Lógicas do capitalismo: capitalismo social; “economicamente correto” Responsabilidade Social e Ambiental.

13 ÉTICA – professores da UFSC
Visão filosófica Dificuldade em se definir o que é bom e o que é mau Valor moral universal? Exigências éticas na política. E na economia?

14 ÉTICA – professores da UFSC
Expansão do conceito de ética A disciplina “ética” não tem o poder de nos ensinar a sermos “bons” Moral como construção sócio-cultural, cujas leis são estabelecidas seja pela natureza, por deus, por códigos ou pelos seres humanos.  Nunca por um único ser humano.


Carregar ppt "UDESC Ética Profissional Prof.ª Kênia Gaedtke"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google