A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR Gestão Escolar e Avaliação na Educação Básica Profª Maria Goretti Cavalcante de Carvalho São Luís 2018

2 APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA PLANO DE ENSINO Curso:EspecializaçãoemGestão Educacional e Escolar Disciplina: Gestão Escolar e Avaliação na Educação Básica Carga Horária: 60h

3 APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA PLANO DE ENSINO EMENTA: Gestão democrática na escola: um processo a ser construído na escola. As experiências de políticas de avaliação da educação básica brasileira.Avaliaçãoemlargaescalae qualidade: desafios e perspectivas para as escolas.

4 APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA PLANO DE ENSINO OBJETIVO GERAL: Compreender a Gestão escolar no Brasil, a partir da reflexão sobre os instrumentos avaliativos na Educação Básica, tendo em vista as interferências políticas,arelaçãoentreasconcepções pedagógicas e os significados assumidos pela avaliação no contexto escolar.

5 PLANO DE ENSINO UNIDADE I - GESTÃO ESCOLAR E AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA Gestão Democrática na escola Conceitos necessários Gestão Democrática construída na escola OBJETIVO DA UNIDADE: Compreender o conceito de Gestão Democrática e sua interdependência com o processo de Avaliação escolar, bem como suas repercussões e efeitos sobre a realidade escolar.

6 N A U N I D A D E I Apresentação de concepções sobre Gestão escolar;haveráreflexãosobrealguns pressupostosdaGestãoEscolar.Na oportunidade,serãolevantados questionamentossobreoprocessode construção da Gestão Democrática na escola; parasepensaromovimentodagestão democrática à autonomia escolar.

7 PLANO DE ENSINO UNIDADE II - AS EXPERIÊNCIAS DE POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA A avaliação nas reformas educacionais e as demandas da gestão escolar A avaliação na Educação Básica, à luz dos projetos de diretrizes e bases da educação e do Plano Nacional de Educação A concepção qualitativa da avaliação na construção da Gestão Escolar

8 PLANO DE ENSINO OBJETIVOS DA UNIDADE: Identificar a relação entre a avaliação nas reformas educacionais e as demandas da gestão escolar. Compreender a avaliação na Educação Básica, à luz dos projetos de Diretrizes e Bases da Educação e do Plano Nacional de Educação. Associar a concepção qualitativa da avaliação na construção da Gestão Escolar.

9 N A U N I D A D E I I Apresentação das experiências de políticas de avaliação da Educação Básica brasileira: -análisedaavaliaçãonasreformas educacionais e as demandas da gestão escolar; - compreensão da avaliação na Educação Básica, à luz dos projetos de diretrizes e bases da educação e do Plano Nacional de Educação; - associação da concepção qualitativa da avaliação na construção da Gestão Escolar.

10 PLANO DE ENSINO UNIDADE III - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO DO TERCEIRO MILÊNIO A interferência de políticas sobre práticas pedagógicas A avaliação em larga escala e a qualidade na Educação Básica Brasileira A gestão escolar e as demandas de avaliação qualitativa para o enfrentamento dos desafios e perspectivas das escolas

11 PLANO DE ENSINO OBJETIVOS DA UNIDADE: Refletir sobre a Gestão Escolar e as demandas de avaliação qualitativa para o enfrentamento dos desafios e perspectivas das escolas, no terceiro milênio. Identificar implicações da avaliação em larga escala sobre a qualidade na educação Básica brasileira.

12 N A U N I D A D E I I I Análise da avaliação da Educação Básica no contexto do terceiro milênio: - identificação da interferência de políticas sobre práticas pedagógicas; - estudo das contradições associadas entre a avaliação em larga escala e a qualidade na Educação Básica brasileira; - compreensão da interdependência da gestão escolar e as demandas de avaliação qualitativa para o enfrentamento dos desafios e perspectivas das escolas.

13 APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA PLANO DE ENSINO METODOLOGIA DE ENSINO: Leitura do material didático da disciplina. Disponibilização do material do curso no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Atividades avaliativas no AVA. Interação com pares em fórum de discussão. Interação com tutores ( presencial e a distância). RECURSOS DIDÁTICOS: e-Book da disciplina (bibliografia básica). Videoaulas. Materiais da internet (artigos PDF). Ferramentas do Google. Ferramentas do Moodle (Atividade, fórum, dentre outros). AVALIAÇÃO: Participação, assiduidade e cumprimento de prazos nas atividades oferecidas no AVA. Textualidade, correção gramatical e cientificidade nas atividades no AVA, na prova e atividades práticas no polo. Percentual: atividades virtuais ( 40%) e prova presencial (60%).

14 FÓRUM- GESTÃO ESCOLAR NA DIMENSÃO DEMOCRÁTICA Olá! Este é Fórum da nossa disciplina. Para participar, LEIA a citação abaixo: “A descentralização do poder se dá na medida em que se possibilita cada vez mais aos destinatários do serviço público sua participação efetiva, por si ou por seus representantes, nas tomadas de decisão. Para que isso aconteça, no caso do ensino público, não basta à desconcentração das atividades e procedimentos de cunho meramente executivo como vem acontecendo” (PARO 2002, p. 85). Nesta, o autor sugere que haja um processo gradativo de participação efetiva dos destinatários do serviço público, referentes ao ensino público. Para isto, é necessário que a escola tenha um mínimo de poder de decisão, que possa ser compartilhado com os seus usuários com a finalidade de servi-los efetivamente.

15 FÓRUM Opine, discutindo com seus colegas e tutor sobre a necessidade da construção da dimensão democrática da escola. É correto afirmar que a GESTÃO DEMOCRÁTICA implica em AUTONOMIA DA ESCOLA? Nesta perspectiva, a escola teria capacidade de se gerir, de se desenvolver e dar respostas positivas à sociedade? * Lembre que o OBJETIVO deste FÓRUM é identificar pressupostos da Gestão Escolar, como processo em construçãonaescola,naperspectivadaGestão Democrática, com vista à autonomia escolar. Boa discussão!

16 RESPOSTA ESPERADA. Os argumentos devem priorizar o significado de “DEMOCRACIA, como participação de todos nas decisões”, e como esta participação implicaria em AUTONOMIA, enquanto poder e consciência do agir nesta participação.

17 ATIVIDADE ENTRE POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR Olá! Após as leituras sugeridas no material de apoio e as videoaulas, pudemos compreender as implicações das políticas de avaliação sobre a Gestão Escolar no Brasil. Sua tarefa desta etapa é pesquisar, em duas escolas municipais, de Educação Básica, para identificar se há, ou não, contradições entre as políticas educacionais relacionadas ao processo de avaliação em larga escala da qualidade de educação nestas escolas, especialmente nos anos finais do ensino Fundamental.

18 ATIVIDADE As questões de pesquisa: Quaisasconcepçõesdosgestores,supervisorese professores, sobre políticas educacionais relacionadas à avaliação em larga escala da qualidade da escolar básica? Como avaliam estas políticas? E como compreendem e avaliam o impacto destas políticas, na qualidade da educação da escola básica? Com base nestes dados obtidos nas duas escolas, construa umtextodissertativo-argumentativo,noqualsejam apresentados os resultados da pesquisa. Bom Trabalho!

19 RESPOSTA ESPERADA O aluno deve apresentar a sua pesquisa, identificando os problemas levantados, demonstrando propriedade sobre os conceitos de política educacional e avaliação em larga escala, na construção de uma ideia sobre se há, ou não,contradições das políticas educacionais relacionadas ao processo de avaliação em larga escala da qualidade da educação escolar, nos anos finais do Ensino Fundamental, com base no que dizem os gestores, supervisores e professores das escolas pesquisadas.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google