A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estuda o desenvolvimento do ser humano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estuda o desenvolvimento do ser humano"— Transcrição da apresentação:

1 Estuda o desenvolvimento do ser humano
Psicologia do Desenvolvimento (desenvolvimento mental e crescimento orgânico) Estuda o desenvolvimento do ser humano Físico-motor Intelectual Afetivo-emocional Social Tradicionalmente o estudo do desenvolvimento humano focou o estudo da criança e do adolescente

2 Psicologia e História Todo e qualquer conhecimento passa por um estudo realizado por outro pesquisador, que num tempo anterior fez a mesma indagação. No século XIX, destaca-se o papel da Ciência, e seu avanço torna-se necessário. Em meados do século XIX, a Psicologia começa a trilhar os caminhos da Fisiologia, Neuroanatomia e Neurofisiologia.

3 Psicologia da Aprendizagem
Aprendizagem se dá por um processo de associação de ideias,das mais simples às mais complexas. (Thordike, ,Psicólogo americano, formulador da 1ª teoria de aprendizagem na Psicologia). Processo a ser investigado. É a conexão entre o estímulo e a resposta. Aprendizagem é um processo que se dá no decorrer da vida, permitindo-nos adquirir algo novo em qualquer idade (Teoria de Ausubel).

4 Principais teóricos do Desenvolvimento e da Aprendizagem
Sigmund Freud (1856 – 1939) Comportamento humano como resultado de um jogo e de uma interação de energias. Jean Piaget (1896 – 1980) Biólogo Filósofo Psicólogo Assimilação e acomodação Capta as grandes tendências do pensamento da criança Encara as crianças como sujeitos ativos da sua aprendizagem

5 Principais teóricos do Desenvolvimento e da Aprendizagem
Lev Vygotsky ( 1896 – 1934) Teoria sócio-cultural do desenvolvimento cognitivo (raízes no Marxismo) Mediação   Pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais. Descoberto pelos meios acadêmicos ocidentais muitos anos após a sua morte, que ocorreu em 1934, por tuberculose.


Carregar ppt "Estuda o desenvolvimento do ser humano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google