Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Lais Fontenelle Pereira – Psicóloga
Educação, Consumo, Sustentabilidade e Cidadania: Desafios e soluções possíveis 1
2
Instituto Alana Defesa Educação Organização sem fins lucrativos que trabalha para encontrar caminhos transformadores para honrar a criança. Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA Comunidade Futuro 2
3
Que infância estamos construindo?
Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA 3
4
Infância, escola e o brincar
Infância: do latim ‘infale”, aquele que não fala Escola: do latim “schola”, lazer Educar: do latim “educare”, conduzir para fora Brincar: do latim “vinculum”, laço ou união Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA 4
5
As Crianças São heterônomas e atuam no mundo de forma concreta
Veem o mundo de forma lúdica, misturando fantasia e realidade Aprendem com o exemplo e através de estímulos A capacidade crítica e abstração de pensamento só se forma por volta dos 12 anos Aprendem e se socializam no brincar criativo Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA 5
6
Sobre o conceito de infância
O conceito de infância é construído sócio historicamente. Cada época e cultura vão proferir um discurso sobre o que é ser criança que vai ajudar a representar a infância dessa época. Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA 6
7
Nascimento e Desaparecimento da Infância
“A prensa tipográfica criou o conceito de infância e a mídia eletrônica o fez desaparecer.” Neil Postman, O desparecimento da infância Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA 7
8
Universo Adulto X Universo Infantil
Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA 8
9
A Infância Contemporânea
A criança moderna era considerada um vir a ser. Hoje a publicidade convida as crianças a entrar no mundo adulto do consumo antes de estarem aptas ao exercício pleno de sua cidadania As crianças hoje não são mais invisíveis por não produzirem, mas são vistas como agentes porque podem consumir A criança é reconhecida como ator social que participa do fazer coletivo da cultura do consumo Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA 9
10
Mercantilização da Infância. Contextualização Histórica
Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA 10
11
- Mercantilização da Infância. Contextualização Histórica Perda de espaços urbanos e violência confinaram as crianças em espaços privados Mães com dupla jornada de trabalho e diminuição do diálogo entre as adultos e crianças Publicidade 360°: Tv, embalagens, sites, rádio, merchandising, merchantainment, colocação de produtos nas gôndolas, advergames, celulares... Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA 11
12
Evidence - Godfrey Reggio (março, 1995)
Educação pelas Imagens Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA Evidence - Godfrey Reggio (março, 1995) 12
13
As Mídias como Educação Informal
Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA 13
14
Tempo Médio Diário de Permanência na Escola: 0 a 17 anos
As Mídias como Educação Informal 5h 04m 43s É o tempo médio diário que a criança brasileira assiste TV. Fonte: Painel Nacional de Televisores (IBOPE/2010) – crianças entre 4 e 11 aos, classe ABC. X 3h15m Tempo Médio Diário de Permanência na Escola: 0 a 17 anos Fonte: FGV – Centro de Políticas Sociais: TEP – Tempo de Pemanência na Escola / população brasileira em Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA 14
15
As Mídias como Educação Informal
Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA 86% das crianças brasileiras acessam a internet 3 ou mais vezes por semana Fonte: Nickelodeon Playgorund Digital (2007) 15
16
As Mídias como Educação Informal
Nos lares com filhos, cerca de 60% das crianças ou jovens possuem celular próprio * 25% das crianças de 9 anos já possuem celular ** 81% das crianças brasileiras utilizam o celular 3 ou mais vezes por semana *** Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA Fonte: * Levantamento Acision/Teleco,2010 ** Pesquisa entrevistou 2500 crianças em todo o país sobre o uso de tecnologias de informação. Comitê Gestor de Internet no Brasil – CGI.br/Ipsos, *** Nickelodeon Playground Digital, 2007 16
17
A Cultura do Consumo e as Crianças
Consumir hoje é construir um lugar social. Os objetos funcionam como ingressos sociais As relações atuais são mediadas por bens de consumo As crianças são parte da construção dessa cultura Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA 17
18
A Publicidade Dirigida às crianças
Fatores que mais influenciam o consumo de produtos infantis em geral: 1º) Publicidade na TV 2º) Personagem Famoso 3º) Embalagens Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA Fonte: Pesquisa Interscience, outubro de 2003 18
19
A Publicidade 360° Dirigida às crianças ...
Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA 19
20
Crianças como Promotoras de Vendas
“As crianças participam do processo decisório de 80% das compras da casa.” Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA Fonte: Pesquisa Interscience, outubro de 2003 20
21
Crianças como Promotoras de Vendas
Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA 21
22
Diminuição de brincadeiras criativas
Consequências da Publicidade Dirigida às Crianças Consumismo infantil Formação de valores materialistas Obesidade infantil Erotização precoce Estresse familiar Diminuição de brincadeiras criativas Violência pela busca de produtos caros Consumo precoce de álcool e tabaco Enfraquecimento dos valores culturais e democráticos Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA 22
23
Insustentabilidade Ambiental
Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA 23
24
Consumo Precoce de Álcool e Tabaco
66,4% é a soma da porcentagem de crianças de escolas públicas e particulares entre 10 e 12 anos que já consumiram álcool * (27,9% rede pública - 38,5% rede particular) 10% da população entre 12 e 17 anos podem ser considerados dependentes ** Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA Fonte: * Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) Foram ouvidos alunos das 26 capitais brasileiras e do Distrito Federal ** Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) 24
25
Violência e Delinquência
Jovens da Fundação Casa revelaram que, dos crimes cometidos, 56% foram de roubos qualificados contra 14% de atentados contra a vida * Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA Fonte: * Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) Foram ouvidos alunos das 26 capitais brasileiras e do Distrito Federal ** Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) 25
26
Transtornos Alimentares e Obesidade
Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria e Observatório de Política de Segurança Alimentar/UnB 26
27
Erotização Precoce 65% das meninas exploradas sexualmente usam dinheiro para bens de consumo - celular é o mais cobiçado * Em 2008 o segmento de moda infantil no Brasil faturou US$ 4,5 bilhões, equivalente a % do mercado total de roupas no país ** Mercado de cosméticos para crianças cresce 3 vezes mais no Brasil que nos EUA *** Fonte: *Instituto WCF – Brasil (Childhood) 2009 ** Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção – Abit, 2009 *** Euromonitor International, 2008 Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA 27
28
Diminuição do Brincar Espontâneo
Hoje os brinquedos parecem já sair prontos das fábricas, basta se apertar um botão e pronto! A brincadeira começou. A contradição atual está no fato de que o brinquedo produzido pela imaginação infantil é fruto de um processo criativo; é produzido de dentro para fora o que coloca a criança no papel de autora. Já os brinquedos industrializados vêm de fora para dentro. Eles impõem padrões. Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA Pieter Brueghel – “Jogos de crianças” (Jeux D’Enfants) 28
29
Necessidade de Atuação Conjunta
Regulação e Educação para transformar. A criança será, em função do tempo em que vivemos, uma consumidora, logo além de protegê-la legalmente da publicidade que lhes é dirigida precisamos prepará-la para que seja uma consumidora responsável e isso é feito com Educação. O direito à Educação para a sustentabilidade precisa ser promovido, garantido e implementado. Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA 29
30
Legislação Brasileira
Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA 30
31
Legislação Mundo 28 países têm restrições à publicidade para crianças
EUA, Canadá, Rússia, Itália, França, Nova Zelândia, Alemanha, Malásia, entre outros 2 países baniram a publicidade para crianças Suécia e Noruega Todos os 10 países com maior qualidade de vida têm restrições à publicidade para crianças Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA 31
32
Países que já se movimentaram
Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA 32
33
Responsabilidade Compartilhada
Família : Dialogar, Dar exemplos e Limites além de oferecer alternativas ao consumo Movimentos do 3° Setor: Auxiliar os atores envolvidos a buscar soluções coletivas para o problema do consumismo na infância Mercado: Olhar para crianças como seres em desenvolvimento endereçando mensagens comerciais aos pais que serão consumidores finais Governo: Regulamentar publicidade dirigida às crianças para protegê-las do excesso de apelo ao consumo Escola: Educar para cidadania passando valores mais humanos e menos materialistas e incluir o tema do consumo consciente transversalmente. Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA 33
34
Sustentabilidade na contramão do consumismo
Sustentabilidade: capacidade de uma nação de promover o bem estar dessa e das futuras gerações. As crianças são o prefácio de um mundo mais ético e sustentável, mas para tanto precisam aprender a agir e consumir com consciência e de forma crítica porque só assim serão importantes atores de transformação social Para isso as crianças devem desde cedo ser instigadas a entender que suas ações no mundo tem impactos e que principalmente nosso consumo individual tem consequências no coletivo. As crianças antes de serem apresentadas ao mundo de consumo deveriam aprender valores essenciais a convivência humana como solidariedade, respeito ao outro e ao meio ambiente. Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA 34
35
Educação como chave para transformação
Como educar e formar nossas crianças e jovens para que sejam consumidores mais conscientes no futuro? Nós educadores estamos formando cidadãos críticos? Escola deve ser espaço de formação para exercício de cidadania e não para formação de novos consumidores Importância de se incluir o tema do consumo transversalmente nas escolas Necessidade de iniciativas e práticas escolares mais ousadas que vão além de atividades voltadas para educação ambiental centradas no cuidado com meio ambiente, onde o foco são somente 2 dos RS (reciclar e reutilizar). Precisamos incluir mais 2 importantes Rs nessa equação o R de Reduzir e o de Refletir porque sem redução ou reflexão a respeito do que se consome o quadro da insustentabilidade ambiental e social não será revertido. Devemos ajudar as crianças a entender que o consumo individual tem impactos coletivos, sem esquecer claro que nós, educadores, somos mediadores do processo de conhecimento e por isso a educação para sustentabilidade e cidadania deve passar por nós. Precisamos começar a mudar nossos próprios hábitos de consumo, além de educar nossas crianças para que tenham responsabilidade ao comprar. Não é justo destinarmos nossas crianças para salvação do planeta. Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA 35
36
Como falar com crianças sobre consumo?
Ideias da publicação do Alana com Ministério do Meio Ambiente: Comprou, doou! Comprar X Trocar Eu quero X Eu preciso Invasão das ruas com brincadeiras Lixo e Embalagens Lanches mais saudáveis e lixo mais sustentável Desligue os botões e se ligue na natureza Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA 36
37
A Importância do Diálogo e dos Exemplos
Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA Children See, Children Do – NAPCAN / Child Friendly Australia(campanha de tv) 37
38
Exercícios de ser criança Manoel de Barros
No aeroporto o menino perguntou: E se o avião tropicar num passarinho? O pai ficou torto e não respondeu O menino perguntou de novo: E se o avião tropicar num passarinho triste? A mãe teve ternuras e pensou: Será que os absurdos não são as maiores virtudes da poesia? Será que os despropósitos não são mais carregados de poesia do que o bom senso? Ao sair do sufoco o pai refletiu: Com certeza, a liberdade e a poesia a gente aprende com as crianças. E ficou sendo. Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA 38
39
É preciso honrar a infância...
Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA 39
40
facebook.com/criancaeconsumo youtube.com/criancaeconsumo
@criancaeconsumo facebook.com/criancaeconsumo youtube.com/criancaeconsumo Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA 40
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.